Search here...
TOP
Coisas Minhas

Coisas que me irritam #4

 

A tarifa bi-horária da EDP.

Eu aderi faz um mes, e não é a parte da poupança que me irrita, para isso estou sempre pronta, é a parte de só lavar a roupa em horários específicos. Neste caso só estou a falar da roupa, porque é o que me afecta.

Eu muitas vezes ( antes de aderir ) lavava uma máquina de roupa durante a semana, com a farda dele, ou com os tapetes…e agora vejo-me a pensar que é mais barato ao fim de semana e não faço.

Porque pode parecer estranho, mas eu gosto de fazer o que tem que ser feito, quando me dá jeito, por isso é que faço listas e oriento-me assim.

Esta limitação irrita-me 😉

As que têm este horário, como fazem?

Também só lavam quando é mais barato?

Related Posts with Thumbnails

«

»

81 COMMENTS

  • Ana Soares

    Eis uma coisa que também me irrita.Ter as máquinas cheias e só poder lavar quando me permitem.Eis um motivo pelo qual não aderi ainda ao sistema bio horário.

  • patricia dias

    O meu bi-horário é das 22h às 8h, tosdos os dias, por isso não tenho muito esse problema é só adaptar-me ao horário…mas tb ainda não recebi a factura anual para saber se compensa ou não

  • Natacha

    Olá Mónica!

    No meu caso, praticamente só lavo roupa ao fim de semana; já tenho a tarifa bi-horária há vários anos e tornou-se num hábito; quando preciso de lavar roupa durante a semana, preparo a máquina para lavar, mas só a ligo quando me vou deitar, o que normalmente acontece depois da meia-noite e assim apanho o horário económico da tarifa; no dia seguinte acordo uns minutinhos mais cedo para estender a roupa!

    Bjinhos!!

    • Vanda

      Eu aderi à tarifa bi-horaria à pouco + de 1 mês e comprei o programador de tomada. Érelativamente barato e assim programo a lavagem para as 4 horas da manhã de dorma a que a roupa acaba de lavar pouco antes de me levantar e depois quando acordo está pronta a estender…

      Espero que resulte – tou confiante!

  • Lidia

    Olá

    Eu tenho essa tarifa e o meu horário mais barato é todos os dias apartir das 22h. Só depois dessa hora é q lavo a roupa e a loiça. Como as duas máquinas não podem trabalhar ao mesmo tempo e eu quero ir fazer ó ó :), deixo programado o inicio de lavagem. Se as máquinas não terem a opção de programação, podes comprar um aparelho que se põe na ficha..Beijitos

  • Lilla

    Eu ainda tenho a tarifa normal, pois não sei até que ponto me irá compensar. Realmente essa situação de ter horas específicas para ligar as máquinas, limita bastante, especialmente para quem está habituado a fazer as coisas quando quer e à hora que quer. Parece que depois se acumula tudo ao fim-de-semana, roupas, loiça, aspirador…

    Aproveito para perguntar: tiveste de pagar alguma coisa para te mudarem o contador para o bi-horário?

    Depois vem cá dar o testemunho da mudança, se compensou, etc. 🙂

    Bjinho

  • Cristina

    Olá, Mónica

    Também tenho o bi-horário da EDP. Aderi há alguns anos por causa do aquecimento que tenho em casa. É uma questão de hábito passar a usar as máquinas no horário económico. Como agora somos 4 em casa, a máquina da roupa trabalha mais vezes e por isso, durante a semana, ligo-a depois da meia-noite e estendo de manhã. Faço o mesmo com a máquina da loiça, só a ligo depois dessa hora. Quando chove durante a semana e não posso estender a roupa na rua (não tenho marquise) espero pelo fim de semana e é um ver-se-te-avias a lavar e secar roupa no secador. De vez em quando, quando não há mesmo hipótese, uso as máquinas fora do horário económico, mas fico com o peso na consciência.

  • SweetSofia

    Eu também tenho Mónica.. e em relação à roupa ainda ficou uma máquina programada ontem à noite para começar a lavar à meia noite.. apesar de só ter mais roupa ao fim de semana!

    Raramente fujo do tarifário económico.. fiz um bolo para o aniversário da minha cunhada…uso o secador de manhã para fazer pré secagem e o aspirador se tiver que ser.. de resto dá-me muito jeito!

    beijinhos

  • daniela

    Eu normalmente utilizo sempre o horário mais barato. Programo a maquina para acabar pelas 7h da manhã e antes de sair estendo a roupa, desta forma posso usar a maquina todos os dias e no horário mais barato. Mas quando é extramente necessário uso a maquina mesmo no periodo normal.

    • Trm

      Olá!

      Eu também possuo a tarifa bi-horária semanal (22h-08h), e programo as máquinas para funcionar dentro daquele horário, o marido arranjou um relógio para colocar nas tomadas e assim a máquina lava dentro daquele horário no meu caso por vezes quando tenho mais roupa, faço uma máquina das 22h às 00h (nunca me deito anttes das 00h)estendo e depois deixo outra programada para trabalhar entre as 6h-8h e antes de ir para o trabalho estendo. Não custa nada é tudo uma questão de hábito e assim é menos umas tarefas que faço ao fim de semana. beijokas

    • sandra

      eu tb tenho o bi horario,mas de ciclo diario.o k me permite lavar a roupa diaramnete a partir das 22 horas.da imenso jeito.

  • Miriam

    Olá Mónica, sou seguidora do seu site há bastante tempo e esta é a primeira vez que comento neste seu cantinho, e pelo mesmo gostaria de lhe enviar um beijinho por nos deixar dicas que só nos facilitam a vida. Tenho tarifa bi-horária semanal já vai para 3 anos… e tento sempre tirar partido dela. As minhas máquinas, de lavar roupa e loiça têm programador, pelo que, antes de me deitar programo a máquina que vou utilizar, e, pela manhã, é só estender ou arrumar (depende se é roupa ou loiça……)e estou satisfeita…. Beijinhos, Miriam*

  • isabel

    Olá. Aderi este ano. Como o meu horario mais barato é depois da meia noite coloquei um relogio programador (nao sei o nome correcto) na ficha da máquina para ligar ás 5 da manhã. Assim quando a maquina termina a lavagem no fim do horario (Meia-noite-sete) as sete da manha a roupa nao esta muito tempo dentro da maquina, pois fica muito amarrotada, e eu a essa hora já estou acordada e estendo. Somos quatro cá em casa com dois miudos e a roupa esta sempre a aparecer para lavar. Bjcas

  • Charlotte

    Olá!

    Eu tinha exactamente o mesmo problema, não gostar de estar limitada, por isso só há coisa de duas semanas é que aderi à tarifa bi-horária. Mas acho que já me estou a habituar. Ou preparo a máquina depois do jantar e à meia-noite ligo a máquina, ou se for roupa pouco suja, faço um programa rápido (30 min.) a qualquer hora. Mas o meu marido já me disse que há-se instalar uma espécie de relógio que acciona os aparelhos à hora que nós quisermos. Vamos ver…

    Bjos!

  • Maria João

    Olá Mónica.

    Tenho a tarifa bi-horaria – onde a energia é mais barata entre as 22H e as 08H. É neste horário que ponho a máquina de lavar loiça a funcionar e tento também passar a ferro, para poupar. Como moro num apartamento, não posso fazer muito mais do que isto. Se morasse numa moradia provavelmente aspiraria a casa neste horário. Bjs

    • Lala

      Pois esse é o problema dos apartamentos, eu ainda nao aderi tambem por respeito aos vizinhos, e digo isto porqie tambem moro num apartamento posso dizer que e um T2 e que a casa tem um quarto ao pe da sala (a uma ponta da casa) e o outro ao pe da cozinha (na outra ponta da casa) ou seja os quartos não são ao lado um do outro. Vivo sozinha (agora) e tenho um dos quartos disponiveis, é a minha sorte, porque não imaginam… a minha vizinha de cima tem a mania de ligar a maquina de lavar as 5 da manha, por causa do tarifario e que se trama sou eu… porque no silencio da noite é horrivel, o som aumenta para o dobro e quando a maquina entra em centrifução então nem vos conto, acordo sempre quando ela poe a maquina a lavar, sou obrigada a mudar de quarto, resumindo tenho uma casa razoavel, com um quarto razoavel e não posso disfrutar do meu quarto como quero por causa da mania da minha vizinha… mesmo sendo avisada de nada serve!!! é mt chato!!! Esse horario e excelente para quem vive numa moradia, agora em apartamentos ha que respeitar!!!

  • Elsa

    Olá

    Precisamente. Só lavo quando é mais barato.

    Mas utilizo sempre as programações das máquinas. A da louça começa a lavar depois das 00H00 e para a da roupa dou indicação para terminar o programa às 7H00. Assim quando me levanto a roupa está acabadinha de lavar e vou estendê-la. Não me transtorna nada e por isso lavo sempre que preciso, não guardo para o fim de semana.

    Elsa

  • TaViTa

    Eu programo as máquinas para começarem depois das 00h, ou então deixo a maioria das coisas para o fim-de-semana. Dá imenso jeito! E ao fim-de-semana mais barato é melhor porque ao domingo quando não saio está-se em casa, gasta-se sempre mais energia e por vezes aproveito para passar a ferro nos fins-de-semana à tarde, o que muito bom porque os ferros a vapor gastam imensa energia. As máquinas sendo AAA até nem gastam tanta enegia, daí quando há urgências, olha… lá vai em horário normal… E também já coloquei um post-it no frigorifico para saber quando começam e acabam os horário mais baratos, pois ao sábado aquilo o fuso mais barato alterna!

  • Nany

    Eu sempre tive esse tipo de tarifa e já me habituei. Organizo as coisas e faço máquinas ao fim-de-semana. Também faço durante a semana mas só á noite pois é mais barato após a meia-noite e como a minha máquina tem temporizador é só programar e pronto.

    É uma questão de hábito. Claro que quando está sol toda a semana e depois chove ao fim-de-semana me irrita porque fico com as coisas acumuladas (não tenho máquina de secar e o estendal dentro de casa é limitado). Caso precise de fazer alguma durante a semana faço, paci~encia.

    Bjs

  • Rosita

    Eu tenho bi-horário há cerca de 5 anos e compensa muito. Em relação às máquinas deixo programadas, a da loiça já tem essa função e para a da roupa comprei um aparelho (numa loja de ferragens) para programar. Como faço muita comida de forno e muitos bolos ao fim de semana para os meus filhotes, poupa-se e muito!! Mas quando preciso de lavar fora do horário, lavo sem problemas, não fica tão barato mas se não tivesse bi-horário tinha de lavar na mesma 😉

  • Belinha

    Olá Monica.

    Eu lavo só em periodo economico a não ser que haja alguma urgencia.

    Programa a maquina para acabar de lavar ao acordar e qd acordo estendo.

    Como a minha maquina não programa automaticamente comprei um temporizador para por na ficha.

    Beijinhos

  • Carla B.

    Também tenho a tarifa bi-horária, no inicio foi um pouco dificil a adaptação, mas é uma questão de hábito. Uso sempre esse horário para as máquinas da louça e roupa, por exemplo a da roupa programo para quando me levantar no dia seguinte estar pronta para estender. Sinceramente, o que me chateia mais é não poder utilizar o forno quando quero, isso sim, irrita-me! mas mesmo não utilizando para tudo, consegui reduzir o valor da factura, por isso compensa. Já agora, fora desse horário, a electricidade é mais cara ou é como se fosse tarifa normal?

  • Vânnia Costa

    Olá!

    Eu também tenho tarifa bi-horária, todos os dias das 22h às 8h, no meu caso compensa bastante, porque como só chego a casa por volta das 20h, tenho tempo para tratar de outras tarefas domésticas até às 22h, depois desse horário ligo a máquina de lavar, ou a de secar se tiver muita roupa e estiver mau tempo, e quando tenho que passar a ferro também só passo a partir desse horário. De um mês para o outro foi uma diferença de quase um euro diário, não me arrependo nada, claro que a estes hábitos também inclúo o uso de lâmpadas economizadoras e só tenho a luz acesa quando é mesmo necessário e quando se sai de um cómodo apaga-se a luz, não se anda a passear pela casa com as luzes todas acesas 😉 Tem que ser, no tempo em que estamos todas as dicas de poupança dão sempre uma grande ajuda nas economia doméstica, e já tenho "copiado" muitas das que deu aqui no blog, muito obrigada pela ajuda qua nos dá todos os dias. Beijinhos e para o Simão um beijinho à esquimó 🙂

  • Marta

    Eu aderi ao tarifário diário (22-8) em Janeiro e tenho cunprido à risca: só lavo a roupa e a louça depois das 22, e programo a máquina para ter a roupa lavada pelas 7 da manhã… Mas ainda não vi se vale a pena, só lá mais para Maio/Junho é que da EDP me dizem se efectivamente resulta.

    Conheço muito gente que está satisfeita com este tarifário, mas penso que tudo depende dos hábitos e necessidades de cada casa…

  • Mónica

    Olá Mónica

    Eu já uso a tarifa bi-horária à mais ou menos 5 anos, altura em que a minha filhota nasceu e o número de máquinas de roupa para lavar aumentou consideravelmente.

    Eu uso um truque muito simples.

    Tenho um relógio nas 3 principais máquinas cá de casa, lavar e secar roupa e lavar louça.

    Devo dizer que raramente seco roupa na máquina, e quando o faço é mesmo só para dar um último toque de quente na roupa, porque tenho uma cave e muito espaço para secar roupa no interior.

    O meu método para lavar roupa e louça é simples.

    De manhã, antes de sair para trabalhar vou à cave colocar a estender a roupa que lavou durante a noite e caso seja necessário, deixo logo a máquina carregada e pronta a trabalhar, programo o relógio para começar às 3h da manhã.

    Na louça, o processo é parecido.

    De manhã, tiro a louça lavada da máquina e começo a carregá-la logo com a louça do pequeno almoço, como normalmente almoço em casa, a louça do meu almoço também vai para lá e acabo de a encher com a louça da preparação e do jantar.

    Antes de me deitar fica programada para começar à meia-noite.

    Assim evito que as duas trabalhem ao mesmo tempo, normalmente a da louça acaba às 2h da manhã e a da roupa começa às 3h, e assim também evito que a roupa esteja muito tempo lavada dentro da máquina a agarrar cheiros, já que normalmente às 8h estou a tirá-la.

    Ao fim de semana, e embora os horários de sábado alternem entre verão e inverno, aproveito para fazer um bolo e para lavar as roupas das camas e tapetes ou outras coisas.

    O facto de lavar sempre roupa à semana também me ajuda numa coisa.

    Normalmente a nossa roupa é lavada nas máquinas que faço durante a semana e assim consigo que esteja seca ao sábado à tarde, altura em que a passo a ferro.

    O meu método pode parecer confuso, mas já entrei na rotina e já o faço quase mecanicamente.

    Falta-me ainda dizer que não deixo de fazer um assado durante a semana só porque não está no horário económico, mas normalmente guardo esses cozinhados mais para o fim de semana e muitas vezes faço carne assada a mais que congelo e depois aqueço e sirvo com massa ou outro acompanhamento.

    Espero ter ajudado com o meu testamento…

    🙂

  • Tânia

    A mim não me irrita nada, deixa a máquina programada para lavar de noite (a da louça inclusivé!) e estendo a roupa de manhã. Ao fim do dio está seca e pronta a apanhar!

  • Maria João

    Eu também tenho a tarifa bi-horária ( no meu caso a partir da meia noite é que é mais barato) e então as máquinas só trabalham depois dessa hora. Por exemplo á 6ª feira à noite ainda lavo uma máquina e estendo e depois programo a outra para lavar pela manhã. A da loiça também é sempre depois da meia noite.

  • Amélia Moreno

    Olá Mónica,

    Aderi a essa tarifa no final de 2010, não me faz diferença,tenho um relógio que programo e começa a lavar às 2 da manhã,que é o meu período "super vazio", de manhã quando me levanto estendo.As máquinas são silenciosas e como tal não incomoda nada. e já notei na factura alguma diferença.

    Bj´s

    Amélia

  • Ana Lisboa

    Eu tenho bi horária semanal, o que significa que é masi barato todas as noites entre as 22h e as 8h e aos fins-de-semanas e feriados, sexta à noite a partir das 22h até segunda às 8h.

    Por norma ligo tudo que gasta muito a partir dessa hora.

  • Baunilha

    o teu não é de segunda a sextas das 00h00 às 07h00? pois… o meu é! o que faço é: deixo a máquina que quero utilizar preparada e ponho o despertador do telemóvel às 00H00! levanto-me e num estantinho vou ligar a máquina :). Também há um dispositivo próprio para programar horários, mas ainda não comprei!

  • Ariana

    Olá a todas,

    eu tenho o Bi-horário diário e conclui que não há horários perfeitos… É uma questão de adaptação.

    Penso que em termos económicos compensa pois são mais as vezes que utilizo as máquinas dentro do horário económico do que fora.

  • Margarida

    Eu normalmente uso no horário da noite pq é o q tenho das 22 ás 8, e como as máquinas nao têm nenhum botão que as ligue sozinhas, comprámos tomadas programáveis que só estão em carga nessas horas e q qd tenho uma emergência fora do horário desligo as tomadas num botão q têm e estão em carga á hora que eu quiser.

  • Élia

    Olá Monica!

    É a primeira vez que estou deixando comentário, embora passa cá várias vezes.

    Então vamos lá partilhar a minha experiência!

    No meu caso eu aderi ao bi-horario desde sempre, mas tinha o ciclo diario (22h às 8h todos os dias). À mais ou menos dois meses aderi ao ciclo semanal e estou muito contente pois aproveito mais! Na altura comprei máquinas programaveis e programo as máquinas para o periodo mais barato e perto da hora que me levanto assim desligo-as e ainda estendo a roupa(assim ela não fica muito tempo fechada na máquina). No teu caso se as tuas não dão para fazer isso poderas colocar uma tomada com relogio e assim poderas programar! De certeza que encontraras um relogio que mais se adque a ti!esta poderá ser uma solução.

    vê este exemplo:
    http://img167.exs.cx/img167/174/temporizador0006e

    Eu coloquei um para o termoacumulador!

    jinhos espero ter ajudado

  • Angelina

    Olá Mónica.

    Eu tenho a tarifa das 22h às 07h (Diária)desde, Junho de 2010,aliada à conta certa.Este mês tive uma bela surpresa,a minha conta baixou 4€/mês e ainda me reembolsaram 12€.Utilizo as máquinas (regra geral) depois das 22h. Com 2 crianças pequenas, faço cerca de 3/4 máquinas/semana. Mas se for necessário utilizo fora do horário. Estou seriamente a pensar mudar para o semanal, assim posso passar a ferro, ligar o forno e etc, sem pesos na consciência.O importante é passar 30% do "grande" consumo para o horário de vazio.

    E já agora, continua o bom trabalho. Parabéns.

  • Joana

    Olá Mónica,

    Eu tenho a tri-horaria há um ano. Não sou muito rígida e muitas vezes faço máquinas (mesmo de louça) fora da hora barata. Além de que faço muitos pratos de forno e não posso esperar até à hora barata para fazer o jantar 😀

    Em Janeiro tive um acerto de 80 euros que ainda assim foi muito menos do que costumava ter. De todo o modo, desde então, passei a ter mais cuidado e só ponho as máquinas a funcionar depois das 9 da noite.

    Chateia um bocadinho mas de facto notei uma poupança neste último ano em luz… acho que acabamos por nos habituar até porque compensa.

  • Palavrinhas*

    Olá Mónica,

    Mas a tua tarida sendo bi-horária não te permite ter um preço reduzido no horário nocturno e fins-de-semana? Pelo menos é assim que acontece comigo, por isso lá em casa a partir das 22h é ver as máquinas a funcionar 🙂

    Beijinhos

  • ana paula loureiro

    olá mónica!

    Esse facto também me irrita e confesso que muitas vezes "esqueço" a poupança (o que é mau)

    e ponho a máquina a lavar,porque depois também me desorganiza a passar a roupa.

  • Vera

    Eu também alterei o meu à 5 anos atrás. Sem dúvida que reduzi bastantes euros, mas de início foi complicado para mim, colocar as máquinas a lavar só a partir das 23h, mas com o tmpo fui-me habituando. Contudo, muitas vezes coloco as máquinas a funcionar durante o dia o fim de semana, e aí é que estrago a poupança toda :(. Vais ver que te adaptas mas volta e meia irás quebrar a regra;).

    Beijinhos

  • Rosa

    Eu também tenho agora o bi-horário diário – das 22 as 8h, mas já tive o outro, no entanto acho que no meu caso o diário dá mais jeito. Tento sempre usar as maquinas nesse horário, mas se nao der paciência. E mesmo assim, com esta tarifas e outros habitos que adiquiri reduzi muito a fatura da edp. E não se paga nada por fazer a alteração do contador. por isso se nao estiverem satisfeitas podem sempre voltar a alterar.

  • Tania

    Ola Monica,

    Eu não aderi à tarifa bi horario. Passo os fds todos fora, pelo que a lida da casa fica para durante a semana, não posso ficar todos os dias à espera que cheguem as 22h para fazer as tarefas ou levantar mais cedo para terminar algo, se assim fosse nem me deitava 😀 Por isso no meu caso, não compensa.

    Beijinhos

  • Como a minha máquina é antiga não a posso programar se vires neste post http://aprendereorganizar.blogspot.com/2010/12/so… comprei no leroy um aparelhinho que permite k lave só de noite quando é mais barata e assim não acomula toda para o fim de semana que é também quando é mais barato para mim;)beijinhos

  • Aninhas

    Eu também me irrito um pouco com esta situação, mas como tanto a máquina da roupa como a da louça dão para programar, é isso mesmo que eu faço. Programo-as para lavarem durante a noite,de manhã estendo a roupa e a louça arrumo-a quando posso. Passar a ferro é mesmo só ao fim de semana, tirando alguma peça de roupa que me faça falta para usar. Reconheço que às vezes me atrapalha um pouco o serviço, mas depois penso que sempre é bom poupar e isso reconforta-me. Quanto ao forno do fogão que é elétrico, tento usá-lo também mais ao fim de semana. Mas claro, não são regras rigorosas, quando é necessário fazer estas coisas num outro horário, faço.

  • joana

    Olá.

    Eu não consigo usar o bi-horário. Trabalho por turnos e não tenho fins de semana livres para fazer as tarefas domésticas. Ora entro as 7h ou saio as 22h, quando chego a casa, com 2 filhos não há disposição para ainda ir estender roupa ou passar a ferro até tarde, faço essas tarefas nas minhas folgas durante a semana. No meu caso não compensa por essa mesma obrigação de cumprimento de horário especifico.

    Beijinho

  • Diana

    Olá Mónica, eu nunca aderi a essa tarifa.Quem conheço e aderiu diz que só compensa se tivermos o cuidado se só por as máquinas a lavar dentro dos horários mais baratos…eu gosto de fazer quando tem que ser feito, ou quando me dá jeito, por isso é tarifa que não me convence;)

    Beijinhos

  • Cristina

    Olá!

    Eu também tenho o bi-horário diário das 22h às 8h. De inicio estranhava um pouco ter de esperar pela hora para por as máquinas a trabalhar. Mas agora já se faz com uma perninha às costas. Normalmente ponho primeiro a máquina da roupa, por causa do barulho na altura da centrifugação e depois desta acabar programo a da loiça para lavar durante a noite. Isto apenas quando coincidem as lavagans nos mesmos dias. Verdade seja dita em ocasiões de um aumento extraordinário de roupa, como visitas em casa ou obras, fecho um pouquinho os olhos ao relógio e lá se alivia o trabalho, caso contrário iria andar a lavar roupa até à semana seguinte.. lol

    Tem calma qualquer dia é como andar de bicicleta.

    Beijinhos

  • Susana Ferreira

    Olá Mónica,

    Eu também, deixo a roupa a lavar quando vou para a cama e de manhã deixo a secar. É uma questão de hábito.

  • Marta

    Eu também tenho tarifa bi-horária e notei (e bem!!) a descida da factura da EDP.

    O truque é organizar as coisas em casa de forma a pôr as máquinas a lavar no período mais barato. No meu caso, costumo lavar roupa à 6.ª feira à noite (deito-me mais tarde e o ciclo da minha máquina é curto) e se por acaso tenho roupa para lavar durante a semana, faço-o sempre nos horários baratos.

    Não me irrita minimamente. Poupa-se, e isso é importante!

  • Nat

    Eu tenho o bi-horario.

    Lavo roupa durante a semana. Para isso tenho um temporizador na tomada. Tenho programado para começar as 4 da manhã pois assim a roupa não fica tanto tempo molhada na máquina a enrugar… e de manhã estendo…

    Comigo assim funciona…

    Beijinho

  • Marília

    Olá Mónica!

    Já tive a tarifa bi-horária e não me compensou porque eu e o meu namorado trabalhamos por turnos e gastávamos energia nas alturas que se pagava mais, mesmo só usando as máquinas na parte económica, voltámos novamente para a tarifa normal e poupamos quase €10 por mês!!! É dinheiro! E também já não tenho o problema de usar as máquinas só naqueles horários.

    Beijinhos**

  • Teresa

    O bi-horário compensa muito se for bem "aproveitado". Caso contrário, não compensa, porque fora das horas de vazio, a electricidade é mais cara que no horário normal. Eu tenho essa opção, por causa do aquecimento, e as máquinas, salvo raríssimas excepções, só trabalham a partir das 22h. Muitas vezes até aproveito para fazer sopa depois dessa hora, uma vez que necessita de estar mais tempo ao lume e assim poupo bastante em electricidade. Outra coisa a que aderi foi à leitura mensal. Nós lemos todos os meses e comunicamos à EDP quanto foi gasto; assim não há surpresas com acertos.

  • paula m.

    Tive e desisti precisamente por causa do que referiste, entre a poupanca que poderia fazer e a confusao de trabalho atrasado que se gera (lavagem da roupa, passar a ferro, máquina da louca, etc) para usar os electrodomésticos só no período económico… achei que nao compensava.

    Bjs

  • patricia reis

    eu já há algum tempo que estou para mudar o tarifario tamvbem mas sei que não compensa se por exemplo pores as maquinas a lavar sem ser nesse horario especifico pagas o dobro sim!!!porque eles tem que tirar de algum lado percebeste???bjs e fica bem….

  • Inês

    Olá Mónica,

    Eu tenho essa tarifa e só lavo roupa ao FDS. Começo à sexta, deixo a lavar depois da meia-noite e estendo de manhã (pois ao sábado só começa o horário económico à tarde). Se tudo correr bem, seca até domingo, quando engomo (também para aproveitar a tarifa económica) e fico com a semana descansada 🙂

    Mas isto é em minha casa, que são só 2 gatos pingados e não há fardas… a roupa pode esperar pelo FDS.

    Porque não metes a lavar à noite, mesmo durante a semana, e estendes de manhã?

    Beijinhos ***

  • Sílvia

    Nós também temos a tarifa bi-horária, das 22h às 8h. A nossa máquina de roupa tem programação para o início da lavagem e assim trabalha sempre durante a noite. Apesar de eu não gostar muito de ter a roupa dentro da máquina, já lavada, fechada… mas assim de manhã está pronta a estender antes de sair para o trabalho.

  • Deolinda

    Eu tenho bihorário por causa dos aquários, mas não faço a minima ideia quais são as "condições" deste tarifário… Tenho de me ir informar….

  • Maria

    Podes optar pelo bi-horário semanal (o que eu tenho) que te permite utilizar as maquinas todos os dias após as 22h (hora de inverno) e 23h (hora de verão).

    Eu acho que compensa. É tudo uma questão de hábito.

  • Ana

    Olá Mónica.

    Tenho essa tarifa desde que vim para a minha casa.

    Se me compensa ou não, não sei porque nunca tive outra, mas faço como já referiram aqui em cima… Faço as máquinas ao fim de semana, mas em máquinas de loiça ou mesmo roupa que precise, lavo a partir da meia noite, ou então coloco programador para antes de eu acordar e estender antes de sair!

    😉

  • Abelha maia

    É uma questão de hábito e de pensar que estou a poupar…

    Durante muitos anos tive o horário que era da meia-noite ás 8 e ao domingo todo o dia…se não era assim é parecido.

    Desde que mudei de casa para um sitio muito frio no Inverno e muito quente no Verão, como temos ar-condicionado e normalmente precisamos dele à noitinha…aderi ao das 22 h à 8 da manhã e deixo tudo pronto a seguir ao jantar, arrumar a cozinha, maquina da loiça carregada e quando é preciso a da roupa tb, meia-noite…está estendida, senão logo de manhã.

    Mas quando preciso mesmo tb as ligo fora do horário…e sim compensa ter a tarifa BI-Horária.

    Beijocas

  • andreia

    A minha tarifa também é mais barata depois da meia noite e aos fins de semana. Normalmente lavo a roupa ao fim de semana e quando tenho um pouco mais, ou preciso mesmo lavo durante a semana mas só depois da meia noite. Faço o mesmo com a máquina da loiça. O Ferro por exemplo é só ao fim de semana pois PARA QUEM DETESTA PASSAR A FERRO!!! só de pensar passar a ferro depois da meia noite até ficava doente…

    Por vezes já aconteceu ter de lavar fora do horário económico! Quando tem mesmo que ser lavo!

    Já faço imensa poupança eléctrica, não será uma vez por outra em que é inevitável a lavagem fora dos horários que vai prejudicar o orçamento.

    Concordo com as meninas que é uma questão de hábito 🙂

    Beijinhos

  • Ana

    Olá Mónica,

    Eu aderi ao bi horário há mais de um ano e não poderia estar mais satisfeita! Compensa e muito! Aliás o que me disseram foi que se a média mensal for superior a 40/50€ compensa. E eu nem sempre sou muito certa porque tanto eu como o meu marido trabalhamos por turnos. Éuma questão de hábito como todas as outras dicas que vai deixando aqui no seu blog. Outro aspecto muito importante é dar a leitura do contador. Assim não ficamos sem fôlego quando recebemos os acertos. Um beijinho grande e obrigado por este blog que sigo diariamente.

  • Maria Joao

    Olá Mónica,

    Eu tenho a tarifa bi-horária há anos. Já tive o horário semanal, mas “prendia-me” em casa ao fim-de-semana e agora tenho o diário e acho que é melhor, porque como começa às 22h ainda me permite fazer muita coisa à noite ou de manhã, antes das 8h (e convenhamos que no inverno os aquecedores estão ligados até por volta das 24 e não depois…). Dentro desse horário, lavo, engomo, seco o cabelo, etc. Só aspirar é que é fora do horário reduzido, porque não quero incomodar os vizinhos.

    Habitualmente programo a máq. da roupa para de madrugada e quando me levanto estendo-a. A da loiça inicia às 22h.

    É uma questão de hábito.

    Ah! e compensa, porque sempre é metade do preço…

  • Carla

    Também me chateia, mas no fundo compensa. De qualquer das forças faço sempre uma máquina a meio da semana, nem sempre cumpro o horário…

  • Patricia

    Olá Monica!

    Eu tenho o Bi-horário desde que vim para esta casa (quase 4 anos).

    E nunca fui muito rígida a cumpri-lo. Mas com tanta crise nós temos que aproveitar todas as formas existentes para poupar.o que tenho feito ultimamente é, tento lavar roupa ao fds, no inverno lavo e seco ao fds. A máquina da loiça ponho a lavar todos os dias (normalmente) a partir da meia noite. Se quiser ir dormir mais cedo o maridinho põe a lavar antes de se deitar.

    Se precisar de lavar roupa durante a semana programo a máquina para lavar depois da meia noite ( eu não precisei de comprar programadores porque tinha cá muitos por causa do aquário, mas os chinocas vendem baratinhos) e estendo de manhã.

    Tenho um programador na máquina da roupa e outra na máquina de secar que nem sempre uso mas ás vezes é necessário. Só não pus na da loiça porque o buraco do móvel da cozinha que dá acesso á ficha não tem altura suficiente para encaixar o dito cujo.

    BJs e muitos parabéns pelo trabalho que fazes aqui, já pus muitas das tuas dicas em prática 🙂

  • ana filipa

    olá monica já sigo o seu site há algum tempo e gosto muito, quanto aos horários, eu sou do Algarve, (não sei se faz diferença) mas tenho o horário das 00:00 ás 08:00 todos os dias, sábados tenho das 08:00 ás 10:30, depois das 13:00 ás 18:30 e por fim das 22:00 até as 08:00 de segunda feira (domingo o dia todo), da-me jeito porque folgo ao fim de semana, lavo durante a semana, limpo e passo a ferro aos fins de semana

  • tinosga

    Como tenho acumuladores de calor tive necessidade de mudar para bi-horario. Podem crer que compensa (nao, nao trabalho na edp:) ). E muito… Claro que uma vez por outra la ponho uma maquina a lavar fora da hora, mas por norma e sempre no horario economico. E tudo uma questao de habito.

  • Biobinha

    Olá!

    Apesar de nunca ter comentado, adoro o teu blog!

    Eu também aderi ao Bi-horário em Janeiro e até agora não consegui perceber se vale mesmo a pena em termos económicos porque tenho factura de 2 em 2 meses…

    Em relação aos horários, nós fizemos o que a Lídia mencionou a cima: compramos um temporizador e programamos as horas pretendidas.

    Deixamos as máquinas prontas a funcionar mas elas só ligam já na hora mais económica!

    É uma questão de hábito!

  • Cristina

    Olá Mónica. Já tenho bi-horário à mts anos por causa dos acumuladores de calor. Durante a semana adaptei a técnica de usar o programador para começar a lavar a aroupa às 5 da manhã. De manhã acordo uns minutinhos mais cedo e estendo. Volta e meia, principalmente camisolas de lã, lavo quando chego a casa. Ao fim de semana tenho um horário alargada e então aí é que uso muito. Às vezes ao Domingo lavo 3 máquinas de roupa

    Bjs grandes

    Cristina Valinhas

  • Inês

    Olá! Sei esse dilema. antes de mudar de casa tinha a tarifa bi-horaria. Mas não a de fim de semana, a electricidade era mais barata a partir das 23, ou 00h. Ou seja, não me serviu de muito. Os fornos nunca eram usados a essa hora, tal como aspiradores e cheguei a comprar temporizadores para as máquinas de lavar e secar começarem a lavar apenas depois daquela hora e depois era uma chinfrineira que ninguem dormia.. resultado; nao estava a usar a tarifa! Agora tenho a normal, e faço tudo quando quero, e o resultado final nem é assim tão assustador!

  • Marisa

    O meu bi-horário é das 22h às 8h, todos os dias,mas a forma mais fácil de ultrapassar esta limitação é colocar um temporizador na tomada, assim ligamos a máquina mas efectivamente ela só começa a trabalhar no horário que pretendermos.

  • Sandra

    Minha linda amiga e porque nao optas por uma tarifa bi-horaria de semana, eu ca em casa é o que tenho das 22h00 as 8 da manha. Tenho ainda uma minutaria (que se coloca na ficha de electricidade) que dispara a maquina a essa hora, assim nao tenho que esperar por essa hora. Basta-te ligar para a Edp e pedir para mudar o horario do Bi-horario.

    bjs

  • Maria Rosa

    Também tenho o bi-horário, já hà alguns anos. O meu é diário, pois tenho acumuladores de calor e as máquinas são programáveis. A da louça trabalha sempre de noite. A da roupa, no verão programo-a para acabar a lavagem mesmo ao terminar o horário. No inverno ponho-a a trabalhar logo às 22h e enquanto vejo um bocado de televisão ou passo a ferro,o programa termina e como tenho sítio abrigado, estendo a roupa imediatamente.

  • Carla

    Olá, Mónica.

    Eu tive tarifa bi-horária durante algum tempo e agora tenho tri-horária. Quem presta o serviço é a EDA (Electricidade dos Açores)e tem os seguintes preços/horários: vazio – das 22h às 8h (0,0776€); ponta – das 9.30h às 11h e das 17.30h às 20h (0,1596€); fora do vazio/normal – das 8h às 9.30h, das 11h às 17.30h e das 20h às 22h (0,1446€). O principal motivo para mudar foi o aquecimento central, deste modo só o ligo no período de vazio, bem como, sempre que possível, as mais diversas máquinas. O mais difícil é o forno e a placa de indução: nunca os consigo usar no período de vazio mas faço de tudo para evitar usá-los no período de ponta. Eu comunico mensalmente as leituras à EDA e, pelas minhas contas, vou pagar cerca de 50% do que pagava antes. Por isso estou satisfeita e até gosto da ginástica necessária para contornar os horários 🙂

    Boa sorte!

    • maria dos anjos

      para quem tem bi-horario, o segredo é saber o aprovetar sem ser escravada dele.

      1º UTULIZEM TEMPORIZADORES na maquinas de lavar loiça ou roupa.isto permite utulizar os aparelhos aproventando o melhor o bi-horario sem alterar a nossa rotina.

      2ºcom o meu bi-horario, eu posso lavar a roupa todos dias durante a noite e ainda tenho varios periodos diarios durante o fin de semana.eu tento programar a maquinas de roupa conforme preciso durante a semana. o que naõ é urgente fica para o fin de semana.

      3º nao seja escrava do bi-horario porque o objectivo é poupar, nos teremos tendencia a sobrecarregar o fin de semana, periodo de mais vazio diario.

      no principio, eu guardava muitas coisas para o fin de semana especialemente a roupa para passar a ferro mas esta atitude leva a desgato fisico e moral.

      hoje em dia para respeitar o meu tempo livre, eu permitou-me de lavar 1 ou 2 vezes por semana e de passar 1 ou 2 horas por semana.

      a fatura nao fico muito afectada pelo o facto.

  • Maria Fernanda

    Também não vou aderir por causa do horário. Ora se começar a lavar a roupa às 22 horas a que horas tenho de estar "desperta" para a estender? (não tenho secadora pois prefiro um solzinho criador).

    Lá pelas 23 horas já não me aguento de pé com tanto sono!

    Fernanda _ Entroncamento

  • Isabel João

    Penso que é uma questão de hábito. Eu tenho o ciclo semanal e lavo a roupa ao fim de semana. A máquina da loiça ponho-a a funcionar depois da meia-noite para aproveitar o momento em que é mais barato. Também tento fazer os pratos de forno ao fim de semana (o que não significa que não os faça durante a semana, mas quando planifico as refeições tento sempre cumprir esta regra).

  • Aryann

    Desculpa lá mas isto para mim é muito simples: Quem não quer estar limitada a hórarios não adere! O tarifário é assim…e impõe um horário! Para mim simplesmente não compensa, as máquinas só podem trabalhar de dia porque senão ninguém dorme lá em casa e trabalham durante a semana porque não gosto de acumular o trabalho para o fds. Ás vezes o querer poupar não é assim linear, no meu caso fazendo a simulação iria pagar mais, o que fiz foi aderir á conta certa, fiz uma média anual e agora pago todos os meses a mesma quantia, no 12ºmês é feito um acerto. Como fiz a média por cima qualquer tenho sempre a receber ou então dá para compensar aqueles meses em que se gastou mais.

  • Paula

    Ola Mónica

    Sempre tive o bi-horário diário mas mudei para o semanal.

    Nao penso no periodo economico durante a semana mas guardo a roupa para passar e lavar a maior parte ao fim de semana.

    Aproveito tambem ao fim de semana para fazer refeiçoes para a semana.

    conclusao: passei de 50€ para 30€ mensais…..

    Bjs

  • Silvia

    Olá Mónica!

    Podes ajudar-me numa questão?

    Quanto custa mudar o contador normal para um bi-hórário?

    Se tu ou alguém puder responder eu agradeço imenso.

    um abraço.

    ps. Adoro o teu Blog, ajuda-me a organizar as minhas coisas!

    • Bernardino Lima

      Sílvia,

      a EDP, ao contrário da água e do gás não costumam cobrar nada por alterações de contadores. Ficas é a pagar mais mensalmente pelo "aluguer" do contador, mas explorando os horários da tarifa ao máximo essa diferença do preço fixo é rapidamente compensada pela poupança no custo variável (consumo).

  • Bernardino Lima

    É uma questão de hábito e nada nos impede de lavar durante a semana.

    Durante as noites dos dias úteis podes sempre lavar, conforme seja a tarifa semanal ou diária. Eu optei pela semanal porque passo a maior parte do tempo em casa no fim de semana e é onde se concentra a poupança. De qualquer forma de noite (à semana) aproveito para pôr as máquinas a lavar.

    Quando a máquina de lavar louça está cheia, ponho detergente e programo-a para começar a lavar nas horas de "vazio".

    Para a máquina de lavar roupa faz-se exactamente o mesmo, programando-a para estar pronta por volta do fim do horário de vazio e para se poder estender a roupa de manhã.

    Caso não tenham máquinas de lavar com programador incorporado facilmente compram programadores horários de tomada. Ligam a máquina como se fosse para lavar imediatamente e, quando o programador "liga" a máquina começa a funcionar como normalmente o faria.

  • Maria João

    Julgo que a tarifa bi-horária só é vantajosa para quem trabalha e não está em casa durante o dia, pois caso esteja, e com miúdos pequenos, não compensa ter a tarifa. Eu gastava mais. Não dava! Não era uma diferença muito grande, mas era mais.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *