Search here...
TOP
Arrumaçao Dicas Organização

Como começar?

Como começar?

É engraçado que o blog já tem 2 anos e tal e ainda continuo a receber e-mails a pedirem-me para explicar como devem começar.

Geralmente são mulheres que começaram a sua vida de casada ou que se juntaram com o namorado e andam completamente à nora…por isso aqui vai uma lista do que se pode fazer diariamente para começar a ter a casa em ordem.

Depois é só traçar uma rotina e fazer alguma coisa, seguindo a regra dos 30 minutos e ao fim de semana, estipular um dia para limpar a casa mais a fundo.

– Fazer a cama todos os dia de manhã

– Despejar o lixo orgânico e juntar vidro e papel para a reciclagem

– Colocar a roupa para lavar no cesto da roupa suja

– Passar uma toalhita nas loiças da casa de banho

– Varrer o chão da cozinha ou lavar se necessário

– Sacudir os tapetes que estão na zona de passagem algumas vezes por semana

– Limpar a bancada e a mesa da cozinha, não acumular com tralha

– Lavar a loiça

– Organizar o correio por categorias ( para pagar, para arquivar, para ler, para tratar ou para reciclar )

– Arrumar tudo aquilo que está a mais na divisão ( por isso é que acho que a ideia dos cestos das coisas perdidas é espectacular )

Agora é só colocar mãos à obra.

Related Posts with Thumbnails

«

»

13 COMMENTS

  • Cláudia

    Pois é, começar pode ser bem complicado! 🙂

    Eu por acaso não tenho sentido muitas dificuldades, estes passos sempre me foram ensinados desde miúda e, por isso, sair de casa sem a cama por fazer raramente acontece, cozinha e wc sempre em ordem é um imperativo. Tenho a sorte ser muito organizada e isso facilita, e muito, a vida de dona de casa!

  • risonha

    aqui está a prova que tu és e continuarás sempre a ser uma fonte de inspiração para todas as mulheres, sejam elas recém-casadas ou não.

    parabéns pelo teu bom trabalho.

  • Ana P.

    É como dizes Mónica, a regra dos 30 minutos é fácil de manter e permite não haver acumulações que são muito mais trabalhosas de dar conta!

    Beijocas

  • Rita

    Adoro as tuas dicas =) *

  • claudinéia

    explica melhor a regra dos 30min.

    se puder me mandar por email…

    te adicionei aos meus favoritos

    • Dulce Pereira

      Mónica (permita que a trate assim)

      Adorei a dica dos trinta minutos. Vou começar hoje!

  • Tita

    Olá!

    Descobri este tipo de sites e blogs e agora não quero outra coisa 🙂

    Não me considero uma pessoa desorganizada, mas também não sou a organização em pessoa e queria muito ser mais organizada. Neste momento queria que o meu dia tivesse 48 horas porque além do trabalho e da rotina diária, tenho outras coisas que gosto de fazer que me dão imensa realização pessoal (bolos decorados, receitas novas etc)mas não tenho tempo 🙁 durante a semana é chegar a casa, dar banho á criança dar jantar arrumar a cozinha e pô-lo a dormir. Se quero acordar fresca e sem atrasos no outro dia de manhã é melhor ir para a cama. Pronto o dia acabou.

    Ao fim de semana é limpar a casa (porque durante a semana não á tempo)passar a ferro ir ás compras de supermercado e domingo á noite estou estafada 🙁

    Vejo pessoas com o mesmo ritmo de vida ou ainda pior do que eu e têm tempo para tudo.

    Será que sou eu que não sei gerir o meu tempo???

    Ah!!! E tenho o hábito de fazer comida no fim de semana para congelar e servir os jantares de segunda a sexta.

    Adoro passear por aqui 🙂

    Obrigada por estes pequenos momentos de relax 🙂

    • Cristina

      Hoooo TITA já somos duas, estou farta de tentar, e nunca tenho tempo para nada, passo por aqui á hora de almoço para dar uma espreitadela…e prontos o dia é muito pequeno,e acho que não falta de organização mas sim de tempo!

  • Sónia

    Pois é…com filhos pequenos torna-se tudo mais complicado de gerir…

  • lucy

    Tenho 1 menina pequena eu arrumo e ela vem atrás de mim e desarruma td de novo, o meu companheiro também não ajuda. como devo fazer para m organizar da melhor maneira. Obrigado

    • maria

      Os companheiros não devem "ajudar", devem partilhar tarefas ! Uma ajuda é um favor. Quando nos juntamos ou casamos a mulher não deve passar a ser a empregada domestica do homem !

      • guimas

        De facto maria tem toda a razão aprecio e louvo-a pela sua frontalidade se assim não for eles abusam . força bjo

  • Susana Marques

    Eu gosto das suas ideias, já sabia de algumas delas, como por exemplo arrumar e não deixar acumilar;porque a minha mãe me ensinou e porque sou[ era ] educadora e consultava muitos livros e se não os tivesse arrumados não encontravas as coisas. Outras eu aprendi por necessidade. Sou muito boa a arrumar a casa e gosto de o fazer. Estou a ler o seu livro agora e a descobrir oseu site a um mes. Acho apenas que é bom poupar dinheiro, mas temos de escolher fazer as arrumações com um certo glamour. Eu demoro a juntar dinheiro, pois agora sou mãe a 100% por escolha. Procuro escolher sempre gavetas/caixas de plástico ou de cartão duro e lavavél, pois duram uma vida, lava-se com facilidade e rapidez e podemos sempre trocar com um amigo ou famíliar quando as nossas necessidades mudarem. Parabéns arrumar uma casa é uma arte também muito inportante para fazer uma pessoa feliz e um casamento próspero que se está a perder e graças a si muita gente a está a reaprender.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *