Como começar?
É engraçado que o blog já tem 2 anos e tal e ainda continuo a receber e-mails a pedirem-me para explicar como devem começar.
Geralmente são mulheres que começaram a sua vida de casada ou que se juntaram com o namorado e andam completamente à nora…por isso aqui vai uma lista do que se pode fazer diariamente para começar a ter a casa em ordem.
Depois é só traçar uma rotina e fazer alguma coisa, seguindo a regra dos 30 minutos e ao fim de semana, estipular um dia para limpar a casa mais a fundo.
– Fazer a cama todos os dia de manhã
– Despejar o lixo orgânico e juntar vidro e papel para a reciclagem
– Colocar a roupa para lavar no cesto da roupa suja
– Passar uma toalhita nas loiças da casa de banho
– Varrer o chão da cozinha ou lavar se necessário
– Sacudir os tapetes que estão na zona de passagem algumas vezes por semana
– Limpar a bancada e a mesa da cozinha, não acumular com tralha
– Lavar a loiça
– Organizar o correio por categorias ( para pagar, para arquivar, para ler, para tratar ou para reciclar )
– Arrumar tudo aquilo que está a mais na divisão ( por isso é que acho que a ideia dos cestos das coisas perdidas é espectacular )
Agora é só colocar mãos à obra.
13 COMMENTS
Cláudia
14 anos agoPois é, começar pode ser bem complicado! 🙂
Eu por acaso não tenho sentido muitas dificuldades, estes passos sempre me foram ensinados desde miúda e, por isso, sair de casa sem a cama por fazer raramente acontece, cozinha e wc sempre em ordem é um imperativo. Tenho a sorte ser muito organizada e isso facilita, e muito, a vida de dona de casa!
risonha
14 anos agoaqui está a prova que tu és e continuarás sempre a ser uma fonte de inspiração para todas as mulheres, sejam elas recém-casadas ou não.
parabéns pelo teu bom trabalho.
Ana P.
14 anos agoÉ como dizes Mónica, a regra dos 30 minutos é fácil de manter e permite não haver acumulações que são muito mais trabalhosas de dar conta!
Beijocas
Rita
14 anos agoAdoro as tuas dicas =) *
claudinéia
14 anos agoexplica melhor a regra dos 30min.
se puder me mandar por email…
te adicionei aos meus favoritos
Dulce Pereira
14 anos agoMónica (permita que a trate assim)
Adorei a dica dos trinta minutos. Vou começar hoje!
Tita
14 anos agoOlá!
Descobri este tipo de sites e blogs e agora não quero outra coisa 🙂
Não me considero uma pessoa desorganizada, mas também não sou a organização em pessoa e queria muito ser mais organizada. Neste momento queria que o meu dia tivesse 48 horas porque além do trabalho e da rotina diária, tenho outras coisas que gosto de fazer que me dão imensa realização pessoal (bolos decorados, receitas novas etc)mas não tenho tempo 🙁 durante a semana é chegar a casa, dar banho á criança dar jantar arrumar a cozinha e pô-lo a dormir. Se quero acordar fresca e sem atrasos no outro dia de manhã é melhor ir para a cama. Pronto o dia acabou.
Ao fim de semana é limpar a casa (porque durante a semana não á tempo)passar a ferro ir ás compras de supermercado e domingo á noite estou estafada 🙁
Vejo pessoas com o mesmo ritmo de vida ou ainda pior do que eu e têm tempo para tudo.
Será que sou eu que não sei gerir o meu tempo???
Ah!!! E tenho o hábito de fazer comida no fim de semana para congelar e servir os jantares de segunda a sexta.
Adoro passear por aqui 🙂
Obrigada por estes pequenos momentos de relax 🙂
Cristina
14 anos agoHoooo TITA já somos duas, estou farta de tentar, e nunca tenho tempo para nada, passo por aqui á hora de almoço para dar uma espreitadela…e prontos o dia é muito pequeno,e acho que não falta de organização mas sim de tempo!
Sónia
13 anos agoPois é…com filhos pequenos torna-se tudo mais complicado de gerir…
lucy
13 anos agoTenho 1 menina pequena eu arrumo e ela vem atrás de mim e desarruma td de novo, o meu companheiro também não ajuda. como devo fazer para m organizar da melhor maneira. Obrigado
maria
13 anos agoOs companheiros não devem "ajudar", devem partilhar tarefas ! Uma ajuda é um favor. Quando nos juntamos ou casamos a mulher não deve passar a ser a empregada domestica do homem !
guimas
12 anos agoDe facto maria tem toda a razão aprecio e louvo-a pela sua frontalidade se assim não for eles abusam . força bjo
Susana Marques
12 anos agoEu gosto das suas ideias, já sabia de algumas delas, como por exemplo arrumar e não deixar acumilar;porque a minha mãe me ensinou e porque sou[ era ] educadora e consultava muitos livros e se não os tivesse arrumados não encontravas as coisas. Outras eu aprendi por necessidade. Sou muito boa a arrumar a casa e gosto de o fazer. Estou a ler o seu livro agora e a descobrir oseu site a um mes. Acho apenas que é bom poupar dinheiro, mas temos de escolher fazer as arrumações com um certo glamour. Eu demoro a juntar dinheiro, pois agora sou mãe a 100% por escolha. Procuro escolher sempre gavetas/caixas de plástico ou de cartão duro e lavavél, pois duram uma vida, lava-se com facilidade e rapidez e podemos sempre trocar com um amigo ou famíliar quando as nossas necessidades mudarem. Parabéns arrumar uma casa é uma arte também muito inportante para fazer uma pessoa feliz e um casamento próspero que se está a perder e graças a si muita gente a está a reaprender.