Search here...
TOP
Dicas Limpeza

Dicas LXXII

Eu cada vez gosto mais de ler, e no outro dia depois do jantar, li as últimas 86 páginas de um livro, porque estava desejosa para saber como acabava.

Relaxa-me e dou por mim a percorrer as livrarias para ver as novidades, e a apanhar o metro, porque o percurso é mais longo, só para ler mais um pouco, coisas que não fazia antes.

Hoje as dicas são da Deco e são sobre limpar livros.

Os livros são muitas vezes esquecidos, porque a sua sujidade não é muito visível. Para os limpar, retire um livro de cada vez. Comece por soprar o pó da parte superior para evitar que, ao limpar, se entranhe entre as folhas. Depois, passe com um pano macio ou um espanador. Mantenha o livro firmemente fechado, de forma a não deixar que o pó não se instale entre as páginas. Se alguma página estiver suja, passe uma borracha branca.

As encadernações em couro exigem um tratamento especial, para evitar que as capas se danifiquem. Prepare uma solução de limpeza, mexendo e desfazendo um sabonete de glicerina em água quente, até formar espuma. Limpe o couro com um pano ligeiramente embebido nesta solução. De seguida, deixe secar sobre uma toalha branca limpa e aplique uma fina camada de produto para conservação de pele. Verifique com regularidade os livros valiosos, para detectar atempadamente eventuais sinais de deterioração. Se for necessário, leve-os a um especialista para aconselhamento ou reparação.

 

Related Posts with Thumbnails

«

»

8 COMMENTS

  • Luis

    Olá Bom dia,

    já agora um comentário (não tanto relacionado com limpeza mas com "…percorrer as livrarias para ver as novidades…") já que este blog também pretende ajudar a gerir o orçamento doméstico sugiro que aproveitem as Livrarias Municipais. Admito que nem toda a gente more perto de uma mas os que têm essa sorte podem poupar imenso dinheiro em Livros (a maioria só lemos mesmo uma vez) sem nunca deixarem de ter livros para Ler.

    cumprimentos,

    Luis

  • risonha

    eu também adoro ler e tenho centenas de livros.

    por vezes levo um montão de tempo para retirá-los todos das estantes e limpá-los como deve ser.

    uma sugestão: já que o teu blog é tão maravilhoso e útil, começares a deixar aqui algumas sugestões de leitura para os teus visitantes.

    espero que não te zangues com o meu atrevimento de te estar a dar sugestões. 🙂

  • Mónica Dona d
    AUTHOR

    Risonha,

    Já fiz um post sobre as minhas leituras, vê aqui:
    http://www.organizaracasa.com/a-minha-leitura
    Bj

  • Me

    Também podem comprar livros em alfarrabistas, lá se encontra vários livros que já saíram de circulação.

    Livros valiosos devem ser higienizados com uma trincha, folha a folha no sentido de baixo para cima. Também pode armazená-lo em pastas confeccionadas em papel com ph neutro.

  • Aprendereorganizar

    Dicas bem úteis tm tenho um livro na carteira qualquer cantinho serve para ler…

  • Rita

    Os meus livrinhos são sempre limpinhos para ficarem bem bonitos =) *

  • dulce barbosa

    Olá Monica,

    Cá estou mais uma vez, para dizer que adoro ler, também não sou fã de Saramago, mas sou sem duvida fã de autores portugueses, de Eça de Queirós a Jose Rodrigues dos Santos. Também não gosto de Harry Potter e Cª, detesto a moda actual de vampiros etc.

    Temos muitas coisas em comum, menos na cozinha e organização.

    Tenho uma cadela meia "louca" que adoro, a minha Kikas.

  • Ana

    Olá Mónica!

    Gosto muito do seu site, ideias geniais. Tenho aprendido muito, e por isso me lembrei de lhe perguntar como e quando se deve fazer as limpezas, anuais, das nossas casas.

    Muito obrigada

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *