Eu cada vez gosto mais de ler, e no outro dia depois do jantar, li as últimas 86 páginas de um livro, porque estava desejosa para saber como acabava. 

Relaxa-me e dou por mim a percorrer as livrarias para ver as novidades, e a apanhar o metro, porque o percurso é mais longo, só para ler mais um pouco, coisas que não fazia antes.

 

Hoje as dicas são da Deco e são sobre limpar livros.

Os livros são muitas vezes esquecidos, porque a sua sujidade não é muito visível. Para os limpar, retire um livro de cada vez. Comece por soprar o pó da parte superior para evitar que, ao limpar, se entranhe entre as folhas. Depois, passe com um pano macio ou um espanador. Mantenha o livro firmemente fechado, de forma a não deixar que o pó não se instale entre as páginas. Se alguma página estiver suja, passe uma borracha branca.

As encadernações em couro exigem um tratamento especial, para evitar que as capas se danifiquem. Prepare uma solução de limpeza, mexendo e desfazendo um sabonete de glicerina em água quente, até formar espuma. Limpe o couro com um pano ligeiramente embebido nesta solução. De seguida, deixe secar sobre uma toalha branca limpa e aplique uma fina camada de produto para conservação de pele. Verifique com regularidade os livros valiosos, para detectar atempadamente eventuais sinais de deterioração. Se for necessário, leve-os a um especialista para aconselhamento ou reparação.

 

Related Posts with Thumbnails