Limpar a Máquina de Café!!!

Por Mónica Duarte em 22/06/2010

Maquinda de Café

Com o passar do tempo, as paredes interiores das máquinas de café ( tipo filtro ) vão ficando cobertas de calcário, especialmente em zonas onde a água é dura ( com grande concentração de calcário ).

Compre um produto descalcificador e siga as instruções à risca. Outra alternativa é diluir quantidades iguais de água e vinagre ou água e sumo de limão e utilizar este preparado.

Não espere que a máquina entupa para a descalcificar: se já não passar qualquer fio de água pela conduta, não será possível desentupi-la e o mais provável é que tenha de comprar outra máquina.

Depois de concluído o processo, encha o depósito com água e ligue a máquina, para eliminar os restos de vinagre ou descalcificador.

Merece ser partilhado? Se sim, use um dos botões em baixo:

Poderá tambem gostar de:

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes da sua publicação.

Existem 10 comentários

Comentado por Catarina há 5 anos atrás

Grande dica Mónica...Por acaso nunca me tinha lembrado disso, na minha zona a água não têm muito calcário, mas de certeza que o vinagre fará uma excelente limpeza... Beijinhos

Comentado por Ana há 5 anos atrás

Parabéns Mónica por este novo espaço. Desejo-te as maiores felicidades e que nos continues a inspirar. Agora uma curiosidade: com o bom tempo que parece que veio para ficar, que tal mostrares as tuas leitoras como ficou a tua varanda? Sempre compraste plantas para a enfeitar? Beijinhos

Comentado por Api há 5 anos atrás

Parabens pelo novo site. Já à algum tempo que venho aqui ver as tuas dicas. O teu site inspirou-me a fazer o meu próprio, sobre as coisinhas que faço com a minha mãe.

Muito sucesso, Api

Comentado por Anabela / Lisboa há 5 anos atrás

Olá! Obrigada pela dica, mas para ser sincera a minha 1ª máquina café foi (e é) uma Nespresso (desculpa a publicidade).

Nunca gostei muito dessas, e qd "saí de casa", pouco depois coincidiu com o "boom" das máq. de cápsulas. Passados cerca de 1/ 2 anos comprei a minha e estou "fã".

Porque, muito simplesmente, é prática, fácil de tirar os cafés, n suja quase nada. Passado algum tempo sairam as máq. da concorrência, que copiaram o sistema - Dulce Gusto, etc. - mas não gostei nada... grandes, ocupariam toda a cozinha, e sempre a pingar dp de tirarem o café (=bahh), e a sujar tudo.

Gosto da minha pq os cafés saiem SEMPRE BEM, adoro os sabores, e.... sp mta espuma como eu gosto. Em lado nenhum (Cafés)tiram assim, seja na Sical ou Buondi (p/mim os melhores). Embora o café saia a €0.32/€0.37, acho mt barato na relação preço/qualidade com o gostinho... Experimenta na própria loja (junto el corte ing/baixa), vais ver q o sabor é fenomenal (atenção, c/os açúcares minúsculos q eles dáo sabe horrível., é preciso usar sp 2).

Já reparei que n respondeste a uma msg minha de ontem :( buá... Bjs

Comentado por xanó há 5 anos atrás

Olá amiga

Fico contente pelo facto de teres agora um site ,devido a ter muitos seguidores e visitas, está o máximo, adorei. Mais uma vez bons conselhos. Beijocas da Xanó

Comentado por Monica Dona de Casa há 5 anos atrás

Anabela, desculpa, ainda ando ocupada com a transferência para o site, tenho imensos e-mails para responder e ainda não tive tempo, mas não está esquecido.

Bjinhos

Comentado por doidinha_ há 5 anos atrás

olá! gostei bastante da dica do vinagre. Já o uso para bastantes coisa cá por casa mas nunca me tinha lembrado dessa. E acreditas que via o meu pai fazer isso quando era miuda, antes de haver os de compra??? Hoje, enquanto estiver a fazer o jantar vou por mãos à obra e descalcificar a minha que desde que foi comprada em novembro nunca o foi. Já fiz uma ligação ao teu site através do meu blog sobre este mesmo tópico, se puderes depois dá um pullinho por lá.

Continua com o bom trabalho que eu continuo a vir cá todos os dias ;)

P.S. Já agora, eu tenho uma máquina de cápsulas. Dá para fazer o mesmo processo em todas as máquinas de café pois o k interessa é que a agua passe pelos mecanismos.

Comentado por Anabela / Lisboa há 5 anos atrás

Tudo bem, desculpa então. (O meu email era só referente ao pedido do link do livro ali do lado, pois não consigo encontrá-lo sem ser nas vendas do Ebay. Obrigada. Mts beijinhos!

Comentado por Filipa há 10 meses atrás

Meninas esta dica do vinagre vale para qualquer máquina de café, mesmo as de capsulas. Eu meto mais de meia garrafa de vinagre+1 copo de água no reservatório,e ligo, deixo sair tudo (para uma caneca ou tigela). Se a máquina for de manípulo, façam-no com o manipulo metido, pois o vinagre ira desentupir os furinhos! Depois é fazer o mesmo processo umas 3 a 4 vezes só com água normal, fica mesmo tudo impecável e fazem a máquina durar mais anos pois as tubagens ficam rejuvenescidas :) Bjos

Comentado por Filipa há 10 meses atrás

Ola Mar Posso dar-te uma dica para o cous cous: 1 - Fazes um molhinho (na frigideira ou panelinha pequena): polpa de tomate, alho e salsa picados, pimenta. Deixa ferver uns minutos 2 - Para cada medida de cous cous, duas de água. Neste caso a tua água será misturada com o molho de tomate, para ficar bem gostoso :) Junta água ao teu molho e coloca a quantidade certa por cima do cous cous (numa taça). 3 - Mexe bem e tapa. Deixa assim 10 minutos. 4 - Sabes aqueles legumes congelados para saltear no pingo doce? Salteias e colocas os legumes por cima do cous cous já pronto (numa travessa por ex.) Podes misturar estes legumes no cous cous ou deixar por cima, ao teu gosto. 5 - À parte, como principal, podes fritar ou grelhar uns bifinhos de frango às tiras, temperados com um pouco de molho de soja. Ficas com uma refeição diferente, bem nutritiva e com um arzinho oriental :)

Os mais comentados