Eu fico admirada com a quantidade de seguidores masculinos e os e-mails que recebo de leitores do sexo oposto.
Até pedidos de casamento eu já tive ( tudo na brincadeira claro ), mas é bom saber que eles se interessam pelas lides domésticas.
Por isso lembrei-me de fazer este post dedicado aos meus leitores homens, porque muitas das perguntas que me fazem é ” o que devemos ter na cozinha? “
Eu acho piada a este tipo de perguntas e a minha vontade é responder ” COMIDA!!! ” mas em casa tenho um companheiro que a ideia de fazer o jantar é encomendar pizza 😉 por isso compreendo a preocupação deles. Mas ele tem outras tantas qualidades e eu amo-o muito.
Voltando ao post, encontrei esta pequena lista num livro de culinária que ofereci ao meu companheiro ( ele riu-se ), mas eu acho que faz bem a uma relação o facto de depois de tantos anos ainda conseguirmos fazer rir o nosso parceiro com as nossas parvoíces e tenho a minha dose diária. Esforço-me por isso 😉
Aqui vai o Indispensável em Casa, segundo o livro ” Eles e os Tachos “
No Frigorifico:
– Cerveja
– Queijo
– Iogurtes e Leite
– Ovos
– Polpa de Tomate
– Legumes
– Maionese, Ketchup e Mostarda
– Manteiga / Margarina
– Vinho Branco ou Verde
– Ervas Frescas
No Congelador:
– Bases de Pizzas
– Camarão e Outro Marisco
– Batatas Pré-Fritas
– Gelados
– Legumes Congelados
– Hambúrgueres e Bifes
– Lombos, Postas ou Filetes de Peixe
E agora uma dica minha….um Livro de Receitas é indispensável para poderem fazer alguma coisa que se coma 😉
Boa Sorte Meninos!!!!
6 COMMENTS
Isa
14 anos agoOlá MoniquitaPois é eu sou das poucas sortudas que em casa quem cozinha é o marido e toda a limpeza que envolve a cozinha é feita por ele. Na cozinha eu só entro para comer loolll É fantástico.E ele cozinha divinalmente. Beijokas.Ainda espero pela tua opinião sobre a minha agenda que te enviei.
Cris
14 anos agoLá em casa o marido tb cozinha – aliás, como chega + cedo, o jantar durante a semana é ele quem faz.Achei piada ao teu post de hoje e é uma realidade que muitas vezes tendemos a esquecer :-)Muito útil!Beijinhos.Cris (ex-EueEla)
bicho ruim
14 anos agoBom post, Monica!
Arzebiu aos Molhos
14 anos agoEu como cozinheiro eleito lá em casa, tenho a dizer que uma lista dessas me faz muita falta e que já começo a fazer a minha própria.Eu tenho alguns livros de receitas, mas chateia-me que TODAS têm ingredientes diferentes, e há sempre coisas super esquisitas das quais nuca ouvi falar… umas ervas estranhas, uns cogumelos super xpto, uma especiaria que tem de ser moída fresca numa noite de lua cheia… enfim.Por isso escolho receitas e vou às compras antecipadamente para o que for preciso, tentando sempre andar lá por perto do que são os ingredientes. Por acaso há algo que agora me aparece e tenho alguma vergonha de perguntar… :PO que raio é caldo de legumes? Às vezes aparece: 500 ml de caldo de legumes, ou 700 mil de caldo de carne… ??? Isso são pacotes que se compram? Nunca vi nada disso…:P
apc
13 anos agoBom… Eu sou das que não acha nada admirável um homem preocupar-se em sobreviver em casa tanto quanto eu, porque na verdade, como dizia uma amiga minha bem mais sénior (e não o dizia sem o seu grãozinho de sal, eheheh): "Ao longo da vida nunca vi assim tantas diferenças entre os homens e as mulheres; e as que vi eram muito pequeninas"! ;-)))
O conceito de "dona de casa" já não existe, propriamente. Ou existe apenas no sentido em que uma pessoa seja dona da sua casa (quer isto dizer, responsável pela sua manutenção) e seja mulher; de outra forma (ou seja, sendo um homem) será também dono da sua casa, e por isso em nada a coisa muda. Se viverem em casal e partilharem as suas responsabilidades, nenhum deles é mais dono de alguma coisa do que o outro, daí que não faça sentido apenas um deles andar preocupado com as chatices logísticas do comprar, arrumar, cozinhar, limpar e organizar, bem entendido (a menos que calhe ao desempregado lá de casa, para compensar o ócio, lol).
Seria o mesmo que ambos fazerem um filho sabendo que apenas um o iria criar! :S Tipo: um paga e o outro educa. Coisa bonita, não seria?
Isto para dizer que entre mim e o meu jovem pode haver muitas diferenças (graças a Deus que há algumas, lol), mas uma coisa temos em comum, que é vermos a casa um pouco à norte-americano, isto é: o sítio onde descansamos e curamos as feridas da guerra de uma vida que se faz fora de casa, do trabalho, à cultura e ao lazer. Seja como for, ainda somos suficientemente latinos para gostarmos de nos sentirmos bem entre portas numa amena tarde de inverno ou em manhãs prolongadas quando essas possam acontecer…
Contudo, essa coisa em comum leva a outra em comum: é que há coisas que têm de ser feitas. Umas até com gosto, outras apenas por necessidade. E como justiça não existe em ficar o prazer para um e o sofrer para o outro, é claro que ambos fazem o que é de ambos, sem qualquer dúvida. E isso implica… Tudo! Cozinhar é uma das coisas que entra na lista dos prazeres. E é por isso que ambos tentamos, testamos, procuramos, experimentamos, brincamos, questionamos, enfim… Já assim o era quando cada qual tinha de se alimentar a si mesmo, e razões não haveria para mudar pelo simples facto de passarem a ser dois.
Isto é quase matemático: se a partir do momento em que estou com alguém tenho muito mais trabalho do que quando estava sozinha, ou bem que esse alguém é meu filho, ou então algo estará errado, né?
E como a maioria da minha maralha já passa bem dos entas (alguns são entas-entas), e mesmo nesses não encontro homens que se deixam ficar a ver as companheiras a fazer, não posso estranhar esse interesse de que falas. Quantas e quantas dicas não recebo eu dos meninos…! Muitas! Algumas até do tempo da tropa, se queres saber. E olha que para criarem esquemas de organização, também são um bom recurso. Uns mais que outros, assim como elas; isso tanto faz.
Diria mais: hoje em dia, se um homem solteiro não tem alguma mão e algum charme nessas coisas de saber tomar conta de si e da sua casa, de saber receber e surpreender, que tipo de mulher poderá esperar que se venha a interessar por ele? Sim, porque cada vez menos existem as que estejam à espera de encontrar alguém a quem servir, quer-me parecer. Again: se eu tenho mais liberdade, mais tempo para mim e menos maçada sozinha… Lá está a matemática!
Vai daí, eu diria como a minha amiga: as diferenças não são assim tão grandes. Que eles tendam a ser mais descontraídos, menos apaixonados pelas artes caseiras e com regras um pouco mais brandas, até posso concordar. E entender. E aplaudir. E invejar! :-)))
Bom, mas isto agora não interessa nada. Gosto do teu blog e pronto.
Mil beijinhos.
apc
13 anos agoArzebiu: são os caldos da Knorr ou da Maggi e afins. Alegadamente, têm sais a mais para a saúde, dizem os entendidos. Mas lá que dão sabor, dão. Seja como for, há sempre forma de os fazer artesanalmente (go and google it), mas dá maçada! 🙂