Limpar a Fritadeira!

Por Mónica Duarte em 6/04/2011

Fritadeira

Esta é uma das tarefas que eu detesto fazer... limpar a fritadeira. Mas tem que ser!

De vez em quando, lavo tudo e mudo o óleo. Como não faço muito batatas fritas, quando está na altura de a limpar, utilizo-a pela última vez a fritar rissóis ou croquetes.

Lavar a rede da fritadeira

Durante umas horas, deixo de molho a rede com água bem quente e detergente. É muito mais fácil assim, basta passar com o esfregão e sai tudo, sem grande esforço.

Fritadeira E cá está ela já limpa, o novo óleo só coloco quando for precisar. O velho vai directamente para a reciclagem. Não tem grande ciência mas é daquelas tarefas chatas, por causa do óleo e da gordura que acumula. Apesar de saber que os fritos fazem mal à saúde, sabe bem comer de vez em quando, não acham? ;-) E vocês, utilizam muito a fritadeira?

Merece ser partilhado? Se sim, use um dos botões em baixo:

Poderá tambem gostar de:

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes da sua publicação.

Existem 33 comentários

Comentado por Mónica Dona d há 4 anos atrás

Sara,

O meu pai ofereceu-me e comprou na Worten, vê aqui:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04161...

Bjinhos

Comentado por carmen há 4 anos atrás

Tambem andava sempre a pôr de molho, e esfregava com esfregão....Uma vez até me deram a dica de para a limpar, em vez de colocar oleo, colocar água, e ligar a fritadeira durante uns bons minutos...mas.. Eu desde que comprei a actifry, não quero outra coisa! É cara, decerto, mas mandei-a vir da net na ( tens a redcoon e a pixmania), e na altura, alem de oferecerem os portes, ficou cerca de 50€ + barata...O dinheiro que se gasta no óleo, acaba por superar a compra, pois é muito mais versátil, não dá só para batatas... beijinhos

Comentado por CA há 4 anos atrás

Eu também tenho uma fritadeira, da Tefal, que uso pouco. A utilidade que lhe dou é mais para quando tenho amigos para jantar ou quando dou um lanche, para fritar rissóis, croquetes e afins. Batatas não costumo fritar. Para limpeza da fritadeira uso o Mistolin na gordura mais encrustada. Na restante utilizo o detergente da loiça normal.

Comentado por Mónica Dona d há 4 anos atrás

Sónia Castro,

A minha é pequenina, arruma-se bem. Bjinhos

Comentado por Mónica Dona d há 4 anos atrás

Elisa,

Todos os dias?

Comentado por Mónica Dona d há 4 anos atrás

acabarcomcaos,

Já pensei na Actifry, mas achei muito cara.

A minha fritadeira foi oferecida, por isso é que a tenho.

Bjinhos

Comentado por Deolinda há 4 anos atrás

Olá, eu não uso mesmo fritadeira. Uso dois tachinhos, um para as batatas e outro para rissois, douradinhos e coisas assim. Não gosto de fritadeiras...

Comentado por Lúcia Lima há 4 anos atrás

Olá Mónica, A minha fritadeira está arrumadinha no armário do anexo há uns meses valentes, se não lesse este post nem me lembrava que tinha uma. A minha é da tefal e dá para lavar na máquina, mas eu não gostava de a lavar na máquina porque apesar de a passar por água antes de a colocar na máquina, nunca saía em condições. Passo então a deixar aqui uma dica se me permites: por a rede e a própria fritadeira ( se esta for totalmente lavável, como a minha) de molho em sodacaustica e água fervente durante mais ao menos 20 minutos( usar luvas de borracha, a sodacaustica é altamente corosiva, mas não destroi a fritadeira)depois é só passar copm um paninho, não dá quase trabalho nenhum e o resultado é espectacular. Eu agora utilizo as frigideiras para os fritos, raramente faço fritos daí ter a fritadeira arrumada, e mesmo com a frigideira de vez em quando utiliso esta forma. Bj

Comentado por acabarcomcaos há 4 anos atrás

Eu já tive fritadeira e odiava quando era necessario limpa-la! Acabei por me desfazer dela! Comprei uma actifry e estou muito satisfeita com ela e assim acabaram-se as limpezas à maquina que nao gostava nada e gastamos menos oleo, eu nao ponho oleo nenhum na actifry!

Comentado por Sónia Castro há 4 anos atrás

Precisamente por não gostar nada de lavar a fritadeira e por a usar tão poucas vezes, é que também encostei a minha a um canto. Ainda por cima desperdiçava muito óleo com ela. Agora quando quero fritar qualquer coisa uso as fritadeiras normais, pelo menos são mais fáceis de lavar e arrumar.

Comentado por Elisa há 4 anos atrás

Bom dia Monica,

O meu marido insiste em comer batatas fritas todos os dias. Adora e diz que só fica bem assim, eu faço todos os dias mas não consigo comer, faço arroz ou massa para mim e sempre acompanhado de salada.

Por isso tás a ver quantas vezes não tenho que limpar a fritadeira. Também não gosto!

Bj

Comentado por Ana há 4 anos atrás

Eu tenho uma mas é raro utilizar. Só quando tenho jantares em casa porque é mais rápida para fritas os rissóis e croquetes, mas de resto no dia a dia não uso. E é bem chato limpar.

Bjo

Comentado por Petra há 4 anos atrás

Eu não tenho. Já pensei comprar mas depois vi que não compensava. Sou masso dependente ;-)

É raro comer batatas ;-)

Comentado por Elisabete Carvalho há 4 anos atrás

Bom dia Eu faço muitas vezes, o marido gosta e por isso comprei, dá muito jeito e limpo a minha 1 vez por mês, mas também é uma tarefa que dispenso, mas é como dizes, tem que ser!

Bjocas

Comentado por Catia C há 4 anos atrás

Eu confesso que adoro fritos, como algumas vezes por semana, mas compenso com as idas ao ginásio, senão rebolava ;-)

Comentado por Sara há 4 anos atrás

Bom dia linda,

A tua é tão gira e pequena, compraste onde?

A minha é mais comprida o que se torna um problema para arrumar.

Obrigada.

Sara

Comentado por Ju há 4 anos atrás

Olá Monica,

Também tenho mas não é electrica. Lavo a minha todos os meses, não tem muito uso mas gosto de trocar o oleo.

Fica bem e parabéns pelos posts. São fantásticos

Comentado por Rosa Araújo há 4 anos atrás

Bom dia,

É por essa e por outras que não tenho fritadeira!! :D Como faço poucos fritos e em pequenas quantidades limito-me a ter uma pequena frigideira funda com rede. Serve!

Tb costumo guardar os restos de óleo usado numa garrafa de plástico, para reciclar...

beijos

Comentado por Maria João Fo há 4 anos atrás

Pois eu, só comecei a fazer fritos em casa desde que o maridão me ofereceu a Actifry, agora 1 vez por semana faço umas batatinhas fritas que todos adoramos.

Quanto à limpeza, passar com uma paninho na máquina e o resto vai para a máquina de lavar loiça.

Bjs, MJ

Comentado por Mafalda S. há 4 anos atrás

Não uso fritadeira, só frigideiras. Ao menos safo-me dessa limpeza desagradável :P

Beijinhos :)

Comentado por Ana S. há 4 anos atrás

Ola Mónica, como já tinha dito antes, todos os dias acedo ao teu blog embora raramente comente. Tenho 1 questão que penso que talvez me possas ajudar, hoje vi em folheto no LIDL uma máquina de fazer pão, estou muito tentada a comprar uma vez que o preço é o + baixo que já vi ( 47.99 ). Como já li aqui que costumas utilizar a tua, pergunto se compensa o investimento? Como tenho os pequenos, nós consumimos muito pão, o investimento ficaria pago num instante, uma vez que gasto cerca de 2 a 3 euros por dia só em pão.É fácil trabalhar com estas máquinas? E o preço dos ingredientes será que compensa? Peço desculpa pelo bombardeamento de questões, mas queria aproveitar esta oportunidade se valesse mesmo a pena. Uma vez + agradeço e parabéns pelo sucesso do blog.

Comentado por marcia gullo há 4 anos atrás

Menina, que coisa chata mesmo que é limpar isso... Mas eu também faço isso, deixo a cestinha de molho em agua quente e funciona que é uma beleza. Beijinhos

Marcia Gullo

Comentado por joana há 4 anos atrás

Olá Mónica.

Nunca tive fritadeira e não sinto falta. Quando me casei ofereceram-me uma actifry e não quero outra coisa. Com o miúdo pequeno que adora batata frita, apesar de só fazer uma vez por mês a dita batata, não tenho remorsos de o deixar comer um prato cheio delas. Para rissois, croquetes e essas coisinhas que na actifry ficam demasiado secos, uso a frigideira com rede (penso ser assim que se diz) que vinha no trem da Silampos. Como faço essas coisas no máximo 3 vezes por ano, no final limpo-a logo. Despejo o óleo numa garrafa para ir para o oleão e a frigideira com a rede borrifo-as com Cilit Bang desengordurante, deixo actuar umas horas e depois é só lavar como se de um prato se tratasse.

Beijinho

Comentado por Luna há 4 anos atrás

Eu tenho mas está arrumada na dispensa, daquelas coisas que se fosse hoje não compraria. Utilizo mesmo é frigideira tradicional até essa ultimamente tem estado de férias. Eu limpo mais frequentemente é a ventoinha do fogão, acumula mta gordura custa a limpar como td.

Comentado por Marta há 4 anos atrás

Eu tenho fritadeira e confesso que é o cabo dos trabalhos para a limpar. Uso-a regularmente, até porque gostamos de batatas fritas, de rissóis, de douradinhos, de panados. Contrariamente à maioria, não gosto da Actifry. Provei várias vezes comida feita lá e não sabe aos "meus" fritos... ficam com um sabor diferente e eu não gosto!

Comentado por Teresa C. há 4 anos atrás

Olá Mónica, Eu adooooro batata frita!... Gosto de rissóis e croquetes, mas evito fazer em casa por causa do cheiro a fritos que fica durante uns dias. Não tenho fritadeira eléctrica por opção, acho que é um aparelho que me ocupa demasiado espaço para as vezes que eu iria usar; optei por ter daquelas fritadeiras «há antiga» que se vendem nas feiras, em esmalte e com rede, essas, se se limpar com esfregão de aço e detergente a gordura sai com facilidade; mesmo assim até essa já está arrumada na despensa. A última vez que fiz douradinhos foi na cloche, mas já ouvi falar de quem os fizesse no forno, tal como os rissóis e croquetes, mas para isso vou ter de experimentar... E também já vi que existem tabuleiros próprios para «fritar» batatas mas no forno... são tabuleiros com buracos... colocam-se as batatas... põem-se no forno e pronto... Mas se são boas ou não.... não sei... Bjs Teresa C.

Comentado por maria há 4 anos atrás

Ola eu tambem tenho uma fritadeira e è igual a tua so que eu cada vez que a utilizo borrifo o cesto com mistolim e ponho na maquina e assim nao da tanto trabalho, o cesto depois guardo na dispensa a espera que seja utilizado.

Comentado por Ana Martins há 4 anos atrás

Não tenho fritadeira, dá uma trabalheira dos diabos...assim livro-me de fazer fritos. Para limpar coisas engorduradas não há nada melhor que a soda caústica, tem que se ter cuidado, mas não há melhor.

Comentado por fatima martins há 4 anos atrás

ola.. ofereceram me uma MIni fritadeira que é um amor,,,, acho que ficou em cerca de 20 euros no intermarche.. e dá para fazer tambem fondue... super practica... confesso que ainda nao a usei.. evito fazer fritos.. apesar de adorar, primeiro ando a evita los porque ando a cortar nas comidas/fritos etc (estou mto gorda), segundo, odeio o cheiro a fritos.... mas falando em fritos,...quem gosta de ovos verdes ?????

Comentado por SóniaR há 4 anos atrás

Uma dica: esquece a água com detergente e borrifa com mistolin. Se for necessário vai repetindo a operação. É um espectáculo. N há gordura q resista e é barato. Encontras no continente ou lojas dos chineses

Comentado por Tania há 4 anos atrás

Encontrei o seu blog e gostei muito tem umas dicas muito boas. Quanto a limpeza da fritadeira eu tenho um metodo diferente,tambem coloco a minha de molho mas em vez de detergente para a loica uso detergente da roupa com agua a ferver,depois e muito mais facil de limpar pois o detergente derrete a gordura mais facilmente...so nao posso deixar a agua arrefecer completamente. o detergente da roupa tambem pode ser usado para limpar a banheira pois retira os residos da gordura facilmente. beijinhos e parabens pelo blog

Comentado por sara pais há 4 anos atrás

Ola mais uma vez, quem gostar muito de batatas fritas pode optar pela actifry pois as batatas ficam de chorar por mais e so com uma colher de azeite experimentem...

Comentado por batanete há 3 anos atrás

molho de vinagre e fica nova

Os mais comentados