Tenho tido muito feedback relativamente ao estilo de vida que estou a seguir. O Minimalismo. Pediram-me conselhos para começar. Vejo pessoas interessadas no tema e gosto disso.

Ando fascinada com o Minimalismo porque funciona. Porque sinto-me bem melhor com menos tralha. Porque olho para as coisas com outros olhos. Não quero o que não gosto e o que não preciso. Estou a gostar do espaço livre.

O que posso aconselhar nesta fase (ainda estou no inicio), é o seguinte:

1 – Não pense neste percurso como “destralhar a casa”, pense como um estilo de vida – Há mudanças que são necessárias. Tem de ter força de vontade para começar. No inicio parece complicado/difícil, mas com o tempo há uma leveza que satisfaz. (veja este post onde explico o que sinto)

2 – Escolha um estilo para a decoração da sua casa e siga-o – Por isso deve retirar tudo o que não se adapta a esse estilo. Mas retire apenas o que não precisa. Precisa mesmo de 10 almofadas em cima do sofá?  Não tenha medo de ter paredes vazias, se não gostar de paredes vazias, coloque um quadro em vez de uma estante ou móvel. Porque se colocar uma estante por exemplo vai ter tendência para a encher de “coisas”. Pondere vender ou doar o que não precisa.

3 – Uma divisão de cada vez – Destralhe uma divisão de cada vez. Isto é um processo. Se fizer tudo ao mesmo tempo, fica com a casa toda desarrumada. Concentre-se numa divisão e acabe. No inicio não vai conseguir destralhar a fundo, vai voltar a essa divisão depois de um tempo. Mas quando acabar a primeira triagem, vai gostar e na próxima já vai conseguir desligar-se de mais coisas. Aconteceu comigo e ainda vou voltar uma terceira vez.

4 – Acessórios de Organização – Tente arranjar acessórios de organização. Não preciso de comprar. Há imensas opções em sua casa de certeza. Por exemplo caixas de gelado (veja este post onde dou ideias para organizar com caixas de gelado) ou este com caixas de ovos.

5 – Reduza o que tem em cima dos móveis – Precisa mesmo de 10 bibelots? de 50 livros que não lê, da colecção de revistas que tem na mesa de centro e já estão amarelas?

6 – Bancada da cozinha – Mantenha apenas o que usa em cima da bancada. O melhor é mesmo ter tudo arrumado num armário (os pequenos electrodomésticos). Tenha espaço para cozinhar, até é benéfico em termos de limpeza. Reduz o tempo que precisa para limpar (ver este post onde explico o que acontece comigo)

7 – Concentre-se na QUALIDADE em vez da QUANTIDADE – Tenha isto em mente em relação a tudo.

E vá com calma. Firme mas calma. Isto é um processo. Quando olhar em volta e verificar que tem espaço, que passou a ter mais tempo livre, que não perde tanto tempo em limpezas, vai adorar 🙂

Qualquer coisa estou por aqui. Sou ainda uma novata mas já estou com esta ideia implementada na minha cabeça. E quero mesmo este estilo de vida.

Related Posts with Thumbnails