Search here...
TOP
Coisas Minhas

O dia-a-dia…da Mónica!

Os meus posts sobre as rotinas estão a criar algum alarido. Acham que são enormes as listas, acham que é um exagero o que eu acho que devem fazer todos os dias e até todas as semanas. Eu apenas quero ajudar as leitoras que estão a começar. Cada pessoa adapta à sua vida e aos seus horários.

Eu sou apologista que se deve fazer um pouco todos os dias. Mas eu só posso contar com o que sei, e com o meu horário que me permite estar em casa às 19 horas e de ter algum tempo para dar uma volta às coisas antes de me sentar no sofá e por vezes adormecer a ver a novela (estou a brincar, não vejo novelas) 🙂

Eu tenho um segredo: Acordo muito cedo. Gosto de aproveitar o dia.

Gosto de ir passear o Simão nas calmas e vê-lo correr feliz no jardim…

Gosto de tomar o pequeno-almoço sentada, enquanto vejo as noticias e as páginas dos jornais…

Gosto de arejar a casa…

Gosto de deixar a loiça do pequeno-almoço lavada…

Gosto de fazer a cama antes de sair (quando saio depois do rapaz)…

Gosto de fazer 15 minutos na minha elíptica antes de tomar banho…

Gosto de tomar banho, vestir-me e maquilhar-me nas calmas…

Gosto de estender a toalha do banho…

E muitas vezes ainda dou um saltinho à internet, para ver se o post do dia foi publicado e leio um ou outro blog 🙂

Por isso é que me levanto 3 horas antes de entrar ao serviço.

Não quer dizer que tenham de o fazer mas é assim que vivo…por isso se gostam de dormir e acham estúpido o facto de me levantar tão cedo, continuem deitadinhas e não critiquem, ok?

 

Related Posts with Thumbnails

«

»

73 COMMENTS

  • Catarina

    Olá Mónica!

    Já sigo o teu blog há imenso tempo….de facto há coisas que tu fazes que não se adaptam a toda a gente mas isso cada um tem de seguir a sua vida mediante as rotinas que tem porque tudo depende de cada um de nós, do tipo de emprego, dos horários, dos objetivos, etc.

    Ninguém tem de criticar porque isto é um blog pessoal e tu expões aquilo que tu fazes, não significa que os outros também tenham de fazer. Mas não impede as leitoras de darem uma opinião (desde que não seja ofensiva). A dor de cotovelo e a inveja é um mal cada vez mais comum infelizmente.

    Beijos e continua, bom trabalho !

  • apequenadonadecasa

    Olá Mónica, de facto o dia rende muito mais se acordarmos cedo. Desde os meus 4 anos que acordo às 6:30h – os meus pais sempre moraram longe do trabalho e por conseguinte a minha escola também ficava longe. Assim, tornou-se um hábito e o meu filho (com 3 anos) e marido tb acordam a essa hora. Tudo isto para dizer que, quem acorda cedo e tenha uma rotina diária organizada e estipulada, tem tempo suficiente para realizar uma série de tarefas antes de sair para o emprego. Eu demoro 1h15m para chegar ao trabalho, mas antes despacho o meu filho para a escola (ele sai às 7h15m com o pai), tomo o p. almoço e lavo a loiça, faço a minha higiene e visto-me (maquilhagem incluida), abro os estores da casa, às vezes estendo roupa, faço a cama, deixo o jantar a descongelar e despejo o lixo, já a caminho do comboio. E não me atraso 🙂
    Por isso não compreendo as vozes de quem gosta de dormir.
    Beijinhos (e desculpa o post longo)

  • Cátia

    Ora aí está! Concordo plenamente contigo! Eu sou um pouco preguiçosa, mas admiro a tua vontade de levantar cedo. No entanto, cada um que se adapte às suas rotinas da melhor maneira. =)
    http://viverentrelacos.blogspot.com/

  • Amélia Moreno

    Força Mónica, cada um sabe de si, e deixe falar quem fala!
    Um beijinho e continue a dar-nos as suas dicas, que, pela minha parte são sempre bem vindas!
    Amélia

  • Cláudia

    Primeiro pedem conselhos e depois criticam quem tem um modo de vida diferente!
    Tu tens uma paciência de santa, querida Mónica!

  • patricia

    ola monica td bem?
    so venho comentar pelo facto que me esta a fazer confusao as pessoas pedirem-te conselhos e opinioes e depois ainda te criticam…francamente não a pachorra 🙁
    claro que tu das as dicas e cada qual faz cm entender, so não gosto é que ainda critiquem …. enfim olha desejo te um resto de dia feliz
    gosto mt destas dicas do dia a dia … estou a tentar tb me organizar
    obrigada
    bj

  • Olá! Adorava ser madrugadora, mas de fato,não consigo… Mas concordo que quando o faço, o dia rende muito mais! Também sou apologista de fazer várias tarefas todos os dias, para as coisas não saírem muito do controlo, senão é bem pior! Mas de manhã as tarefas são reduzidas ao mínimo. Caei há pouco tempo e "A Dona de Casa Perfeita" tem-me ajudado bastante com as suas dicas. Obrigada pela partilha! Cada um aproveita o que pode, as vidas não são todas iguais! Beijinhos e obrigada!

  • Ana Paula

    Olá Mónica, boa tarde.
    Eu também me levanto cedo. Pelas 6.30h da mantina já ando pela casa. Também gosto de aproveitar os dias e ao fim-de-semana não é excepção. Ao domingo costumava ter muitas dores de cabeça (enxaquecas) e comecei a notar que era porque o ritmo do dia abrandava. Então optei por acordar cedo mesmo ao domingo, e assim aproveito esse tempo para fazer também coisas (que não façam barulho, claro) na cozinha, sala… depois, se bater a soneira, deito-me outravez LOL, mas já não fico com as dores de cabeça. Gosto imenso de acordar cedo, e no verão tomo o pequeno almoço na rua para ver o sol nascer (pode ser parvoíce, mas sabe-me muito, muito bem).
    A sua rotina não me "escandaliza" lol, e quem critica não o deveria fazer porque cada um faz as coisas à sua maneira, com o seu ritmo.
    De resto, um grande beijinho e muitas festinhas no Simão
    Ana Paula

  • Merigi

    Com que então, acham extensa a lista! E desde quando é que uma casa organizada e limpa não dá trabalho e não requer tempo? Quem não está para isso pode sempre pagar para que lhe façam ou pode viver no meio da imundíce e do caos. Escolham.

  • Marta Casal

    Mónica, eu gostava era de ser assim (100%) ehehhee
    Costumo acordar a tempo de fazer algumas coisas como por exemplo, estender a roupa que lavou durante noite, fazer a cama, arrumar os pijamas e arejar o quarto (pelo menos), aspirar os pêlos que ficaram no chão do wc, arrumar as mantas que deixamos no sofá e penso que é tudo:))) Parabéns por ser como é!

  • Dulce

    Boa tarde, Mónica
    O meu horário de trabalho não é certinho, como o da maioria das pessoas; tento ter rotinas que são estapatifadas com frequência; não sou tão organizada; não gosto de me levantar cedo (mas faço-o) e há outras coisas em que sou diferente da Mónica. Mesmo assim acho o blogue inspirador e giro. Confesso que, à vezes, rio-me das suas ideias, mas são as suas ideias, só as sigo se quiser e me der jeito. Não consigo perceber por que há pessoas que ofendem, não são obrigadas a ler, sequer. Não ligue! bjs

  • Maria

    Olá Mónica! é a primeira vez que escrevo no seu blog, embora seja sua fiel seguidora no Facebook. Tenho que lhe dizer que sou fã de todas as suas dicas e que já me ajudaram em algumas coisas lá de casa! Tenho a sorte (ou o azar, tudo é relativo) de trabalhar das 14h às 21h, o que me permite ter as manhãs livres. Uns certamente gostariam de as aproveitar para dormir. Eu, no entanto, que adoro acordar cedo, principalmente nestes dias de inverno com sol, e literalmente ventilo toda a casa! é de manhã que trato de todas as rotinas! Só assim me permito o luxo de jantar tranquilamente quando chego a casa e aproveitar para curtir a familia.! Não ligue a provocações, ou como diz a minha filha de 20 anos, "haters make me famous"… Beijos e continue a dar as suas sugestões!

  • Ana Cavaco

    Olá Monica

    Admiro a tua coragem. Levanto-me tdos os dias às 7h00 e estou a pensar vivamente acordar meia hora mais cedo, pq ando sem tempo para fazer ginástica (em casa), pura desculpa! Se levantar o rabo da cama meia hora mais cedo, já consigo! Quanto às criticas, não ligues, pura inveja, lol

  • Iracema Amaral

    Pois eu adoro todas as dicas e estou me esforçando para ter cada dia mais disposição, seguindo o seu exemplo.
    Acho que quem critica tem é inveja, se não gostam do que você escreve que não venham aqui ler!

  • Raquel

    Só uma palavra: Admiro-te! 🙂
    Parabéns por essa garra! Eu não consigo acordar cedo…

    Bjinhos 🙂

  • Catarina G.

    Olá

    Acho que há aqui uma confusão: o facto de dizer que não faço as mesmas escolhas que a Mónica em termos de rotinas de limpeza, não é uma crítica à Mónica nem às pessoas que escolhem fazer essas rotinas. Como eu já disse, cada uma é feliz à sua maneira.

    Eu quando levantei a questão foi apenas para mostrar que há pessoas, como eu, para quem as dicas da Mónica, que são sempre bem vindas, são um pouco irrealistas e impraticáveis. Daí a dizer que as escolhas da Mónica são estúpidas, vai um grande salto.
    E isto vai nas duas direcções: da mesma maneira que as rotinas de que a Mónica fala são impraticáveis para algumas pessoas, também são perfeitamente adoptáveis por outras pessoas. E ainda bem – mais uma vez, cada uma é feliz à sua maneira. 🙂

    Isto tudo não é uma crítica, é uma constatação de um facto. Cada uma faz as limpezas que quer na sua casa, e ninguém tem nada a ver com isso. Agora, também acho que é interessante para a Mónica ter feedback das pessoas que lêem o blog. E a reacção das leitoras é geralmente muito positiva, certo? Então porquê ficarem tão exaltadas quando algumas alminhas como eu dizem que isto não se adapta à vida delas?

    Já não acho nada simpático insinuar que quem fez estes comentários, como eu, só não se levanta mais cedo porque não quer, como se isso fosse um crime. Eu levanto-me às 8h da manhã, que deve ser tarde para vocês, mas é a minha escolha face aos meus compromissos profissionais que muitas vezes se arrastam pela noite dentro. São as minhas escolhas, e ninguém tem nada a ver com isso.
    Vocês levantam-se cedo porque querem ou não têm outro remédio, eu levanto-me mais tarde porque quero ou porque não tenho outro remédio.

    C'est la vie, já lá dizia o James Bond. 😉

    • Monica Dona de Casa

      Catarina G.

      Este post não era para ti, muito menos a parte do "estupida" era direcionado ás " Vacas Loucas " peço desculpa " Ratas Loucas " que comentam por aqui.

      Como podes ver nunca apaguei qualquer comentário que tenhas feito. Respeito opiniões diferentes quando são válidas.

      Ofensivas é que não.

      Bj.

      M.

  • Sónia

    Olá Mónica,

    Acho que as pessoas que a criticam ainda não perceberam que você não não as obriga a fazer aquilo que você faz. Cada uma tem de seguir a rotina que melhor se adapta. Eu por exemplo, não faço algumas coisas logo de manhã, pois eu moro na margem sul e trabalho em Lisboa e já saio de casa muito cedo, mas tento deixar tudo feito no dia anterior.
    Mónica, comentários tristes vêem de gente triste e por isso não ligue. Continue com o seu blogue e a partilhar o seu dia-a-dia, pois tem imensa gente que adora segui-lo.
    Beijinhos,
    Sónia Luz

  • Andreia

    Olá Mónica,

    Leio sempre seu blog [que é ótimo, por sinal].
    Raramente comento, pelo tempo que anda escasso, mas diante de seu relato, não pude ficar calada.
    Acho que em tudo na vida, devemos tirar proveito do que nos serve e deixar pra lá o que não nos serve.
    Você, gentilmente colocou seu conhecimento para ajudar as pessoas e se essas pessoas acham que é muito pra elas…bem…o que se pode fazer!?
    Acho um absurdo a forma como algumas pessoas criticam. Porque ás vezes não é nem a crítica em si, mas a maneira como é dita que nos chateia.
    Enfim…de qualquer forma, quem quer a casa limpa e organizada tem que ter tempo e disposição, pois desconheço uma varinha de condao que possa fazer tudo num piscar de olhos 😉
    Beijos do Brasil,

    Deia

  • diana

    Olá Mónica… eu sou uma preguiçosa do pior… levanto me sempre no red line e só dá tempo de me arranjar, tomar pek almoço e sair a correr… mas concordo plenamente com a tua rotina de vida… o meu marido começa a trabalhar uma hora antes de mim e quando eu me levanto a mesma hora k ele adianto mt mais coisas… tomo o pek almoço com ele, abro a janela do kuarto, faço a cama, lavo a loiça do pek almoço e meto a roupa suja na lavandaria… na hora de almoço já não ando a correr a fazer mil e uma tarefas… Não concordo se te criticam… pk a organização é uma coisa k pouca gente consegue ter… e por exemplo… eu a noite, antes de ir pra cama, deixo tudo limpinho e arrumado, a mesa posta pro pek almoco, comida adiantada (kdo a comida permite, claro), (almoçamos os dois em casa)…. e parece k não… mas são coisas simples k tornam logo tudo mais fácil… é óbvio que CADA PESSOA TEM K ADAPTAR A SUA ROTINA AOS SEUS HORÁRIOS… Eu confesso que há certos métodos teus que eu já tentei por em pratica e não consigo mas não há motivo de critica… pelo contrario…

    Parabéns pelo blog e por essa capacidade de organização e de método fantástica 😀

    beijinho!

    ah! nao ligues as criticas… é bom sinal kdo nos criticam 😉

  • Aline

    Que horas vocês começam a trabalhar em Portugal? Aqui no Brasil começamos 7:30h da manhã então não consigo acordar 3h antes do trabalho…. 🙁
    http://refeicoesrapidasepraticas.blogspot.com/

    • Monica Dona de Casa

      Aline,

      Eu entro ao serviço às 09.30, acordo às 06.30.

      Bj.

      M.

  • Filipa

    Quem me dera ser assim Mónica! 🙂
    Mts parabéns, é o q te tenho a dizer!
    Vou tentar imitar (um bocadinho…) :p

    Bjnhs.

  • Catarina G.

    ok, tou contigo. eu estava bastante confiante que não estava a ofender ninguém, apenas tenho opinião diferente no que diz respeito às rotinas.

    confesso que achei que o post era para mim e para as outras pessoas que também disseram que as tuas rotinas não se adaptam à vida delas, porque naturalmente não vi publicados os comentários que o suscitaram.

    boas postagens!
    c.

    • Monica Dona de Casa

      Catarina G,

      Não viste os outros porque eram ofensivos. Muito mesmo. APAGUEI!

      Até cabra me chamaram….ninguém merece 😉

      Bj.

      M.

      • Ana Paula

        Oh Mónica, só pode estar a brincar… chamarem nomes???? Mas essas "pessoas" fazem o quê da vida??? Se não gostam, não leiam, não comentem… ainda estive para não comentar aqui a sua resposta, mas fiquei mesmo indignada e chocada. Eu passo todos os dias por aqui, leio se gosto e acho interessante comento, se não passo à frente… mas o que é isso de chamar nomes, onde é que estamos???? A Mónica gasta do seu tempo para nos deixar aqui as suas dicas e ainda há gente mal agradecida e mal educada???? Fico triste porque na situação em que o país se encontra penso que toda a ajuda é boa e bem vinda. Cabe a nós aceitar e não. Agora, não ofendam quem quer ajudar… de graça.
        Beijinho Mónica e desculpe este comentário/desabafo, mas fiquei deveras triste com essa situação.

        Ana Paula

  • Lucy

    Eu também sou assim.. os meus colegas de trabalham acham que eu sou meia maluca por não ser como eles que se levantam meia hora antes de pegarem ao trabalho .. gosto de deixar a casa em condições e comer com calma e brincar com a minha princesa canina 😀

  • Laura

    Eu também gosto de acordar cedo. Aproveito muito mais o dia e estou em casa, "não faço nenhum"… Existem pessoas com alguma dificuldade em interpretar e retirar para elas o que lhes pode ser útil. Eu gosto das dicas que leio aqui, mesmo sem gostar muito do serviço doméstico como a Mónica. Beijinhos e bom trabalho! 🙂

  • Filipa

    Quem me dera ser assim Mónica! 🙂
    Os meus Parabéns!
    Vou copiar-te (um bocadinho…) :p

    Bjnhs.

  • Inês

    Mai nada!!!!! 🙂
    Não percebo como essa gente ainda tem a lata de comentar… mais valia estarem calados!!!
    Fazes muito bem… quem me dera ter essa tua genica 🙂 Mas levanto-me às 7 e mesmo assim custa, para entrar às 9h30… prefiro ficar acordada até conseguir, mas nunca deitada no sofá (a não ser que não consiga mesmo) mas sim a fazer as coisas que gosto e outras que são precisas! Já dei por mim a limpar o pó à 1 da manhã, LOL!
    Beijinhos e continua ***

  • SarinhaT

    Mas porque ainda se dá importância a esses comentários ofensivos?
    Cada um vive como quer e pronto.
    O bom da liberdade é que ninguém impõe nada a ninguém… Portanto quem não acha piada às dicas da Mónica não tem que entrar no site dela… o tempo que estão aqui a perder a comentar ofensivamente pode ser gasto em coisas mais úteis.

    Também concordo que cada pessoa tem que adaptar as suas rotinas aos seus horários mas isto é um blogue pessoal e a Mónica só partilha aqui as SUAS vivências.

    Beijinhos e força nisso!

  • Mª João

    DE facto, a cada um as suas rotinas. DEpendem, muitas vezes, dos horários de trabalho. Por exemplo, eu prefiro tratar da roupa de manhã. Acontece que este ano entro Às 8h e não tenho pachorra nenhuma para o fazer, o que faz com que toda a roupa ande atrasada… Quando entro mais tarde, sejam 9,30, sejam 11h ou 13h (porque sou professora e os horários são muito variáveis), é de manhã que trato da maioria das coisas; estar em casa algumas tarde a mim não me rende nada, porque preparar trabalhos dá-me sono e torno-me muito mais lenta (até porque já tenho 6 horas de trabalho quando me ponho a egar no resto). O que acho interessante, além da organização e ideias facilitadoras da Mónica, é o facto de as pessoas serem diferentes e poderem partilhar as suas diferenças. Se calhar, há coisas em que nunca tínhamos pensado… Beijinho, Mónica! MJ

  • Agnes

    Gosto imenso de saber mais da forma como organizas o teu dia. Vou-me mudar em breve e a minha vida vai sofrer algumas alterações, nomeadamente a nível de horários. Provavelmente vou ter de me levantar mais cedo e se calhar chegar mais tarde a casa. Ainda não sei como me vou organizar, mas vou inspirar-me na tua rotina e adaptá-la a mim, sinto-me bastante motivada quando leio que consegues fazer tantas coisas, por isso espero conseguir vir a fazer o mesmo.
    Beijinhos!

  • joa

    Olha apenas agradeço o fato de colocares dicas práticas de organização. Penso que cada um usa-as ou não de acordo com a sua vida e horários. Se criticam destrutivamente é porque secalhar têm inveja. E infelizmente há muita gente a sofrer desse mal. Bjs e continua assim! Vai-me fazendo umas visitas 😉 http://joa-nices.blogspot.com/

  • Marta FG

    Cada um faz e tem a sua própria rotina…e o que é bom para um, não quer dizer que seja bom para outro e vice-versa. A vida é tão curta que mais vale a pena aproveita-la como gostamos…e não estarmos dependentes da opinião, dos outros.
    http://www.viajarso.blogspot.com

  • maria

    Até à 2 / 3 anos atrás confesso que não me conseguia levantar tão cedo, e rendia-me muito mais o serão do que a manhã cedo. Chegava a ligar o ferro para passar a roupa a partir das 23h, ultimamente quando me sento para jantar…. esqueçam já não estou em condições para mais nada! Tb começo a trabalhar às 9h30 e a hora para me levantar ultimamente varia entre as 6h30 e as 7h: Acordar (não gosto de "saltar" da cama), dar comida aos cães, estender ou arrumar alguma roupa, preparar almoço/ lanche para levar, arrumar almofadas/mantas na sala, "pensar" no que vais ser o jantar, acordar filhota, uma boa banhoca, pequeno almoço, sair de casa, deixar a filha no colégio e finalmente chegar ao trabalho…
    Quando por algum motivo todos estes passos não são feitos com tempo… É meio caminho andado para o dia começar mal
    beijo
    Maria

  • Yana

    Olha Mónica,
    As tuas dicas são execelentes. Continua assim.
    Cada uma de nós só tem de adaptar as tuas dicas/rotinas e sugestões ao dia-a-dia. Para mim à coisas que não funcionam pois eu só chego a casa às 19,45h e tenho uma criança de 2 anos para tratar em primeiro lugar. Em todo o caso, acho muito util as tuas ideias. Não deixes que pessoas tão minusculas te perturbem.

    bjs

  • maria simoes

    Querida Mónica,
    Nem todos temos os mesmos horários, nem todos temos a mesma maneira de ser e o que se pode tirar do teu blog são as ideias q tu disponibilizas com os teus exemplos de vida. Por exemplo, no meu caso, e porque tenho de fazer jantar e almoço para 3 pessoas, gosto de ver os teus menus mas não consigo fazer os menus para a semana como tu mas isso não implica q ache as tuas ideias impraticáveis. O q não é fácil para mim é fácil para outras pessoas. Tenho tirado muitas dicas do teu blog ao longo do tempo q o sigo e muitas deram-me imenso jeito outras não me adaptei mas tentei e vi q eram válidas mas q não se adaptam a mim. Por isso acho q deves te manter fiel a ti própria e ás tuas seguidoras pq quem gosta continua a agradecer-te toda a ajuda q dás quem não gosta ….. pode sempre sair de mansinho para não fazer barulho e da tua parte IGNORA. Um beijinho grande e continua q preciso de mais umas dicas …. 🙂

  • Trod

    Cara Mónica,

    acho mal que a critiquem ,mas tem de compreender que para a maioria das pessoas chegar às sete da tarde a casa e poder levantar-se tres horas antes de ter de estar no trabalho é um luxo que muitos não podem ter.

    Para isso acontecer eu teria de acordar às quatro da manha. Chegar a casa as sete da tarde é algo que nunca acontece: chegara a casa fazer o jantar e arrumar a cozinha são quase onze horas.

    Isto tudo para dizer que, ninguém tem o direito de critica-la. Mas a Monica por outro lado também tem de compreender a impossibilidade (infelizmente) para muita gente de fazer isso… e essa gente não é obrigatoriamente preguiçosa, só que trabalha longe e mais de oito horas por dias…

    já agora e embora nem sempre comente.. obrigada pelas dicas e ideias sempre uteis.

  • ana

    Olá Monica, eu sou como tu, gosto de acordar cedo (pelas 7h) para sair de casa pelas 9h15. Dá-me tempo para estender roupa, arrumar alguma coisa e ou até passar a ferro, para alem do p. almoço de de arranjar a minha filha para a escolinha. Há noite já é mais complicado, apesar de pelas 19h e pouco chegar a casa, com duas crianças não é facil conseguir fazer muito. A mim não me faz confusão as tuas listas "infindaveis" tb eu tento fazer o maximo que posso. e tento apoveitar ao máximo a altura em que tenho mais rendimento (manhã).
    beijinho

  • Diana

    Eu sou uma terrivel preguiçosa 🙂 todos os minutos que estou na cama de manhã são preciosos. No entanto, admiro as pessoas que se levantam bem cedinho e, principalmente, que acordam bem dispostas logo pela manhã. Eu cá sofro de mau humor matinal e não consigo fazer nada de jeito quando acordo, mas por isso compenso quando chego a casa. As pessoas gostam de criticar, não percebo muito bem porquê, afinal de contas elas só vêm ler o que escreves porque querem! Haja paciência! Beijos aqui da dorminhoca!

  • Cristina

    Ola Monica,

    Sinceramente acho que as tuas listas sao enormes mas se consegues fazer tudo … que mal ha? Eu nao sou principiante nestas lides mas nao era nem pouco mais ou menos organizada quando comecei a ler este site e es uma inspiracao nao so para mim mas para muitas leitoras. Algumas coisas que dizes ou fazes eu nao concordo mas como diz a minha mae "se todos gostassemos do amarelo que seria das outras cores?" Cada um e como e. Sabes o que e? Dor de cotovelo e sinceramente acho que o melhor que fazes e ignorar essas pessoas de mente pequenina. O teu trabalho squi e valido e tu sabes disso por isso deixa-os (as). O cao labra e a caravana passa.

    Beijinhos

    Cristina

  • Filomena

    Acompanho este blog há muito tempo, poucas vezes comento, mas não posso deixar de apoiar a Mónica! Quem tem críticas a fazer, deverá colocá-las de uma forma construtiva.
    Ninguém espera que as rotinas que aqui são publicadas sejam seguidas à risca por todas as mulheres portuguesas (ou homens!). No entanto, não há nada como inspirarmo-nos numa lista-base, que vamos adaptando às necessidades de cada um. E quanto mais perfeita for essa lista, mais completa será a que construimos para nós.
    Só tenho a agradecer por todo este trabalho partilhado!

  • Vanda

    Minha Querida Mónica! ADORO o teu site inspira-me dá-me Óptimas ideias! Continua assim como és! E a publicar o que queres afinal de contas o blog não é teu??????? força! Beijinhos

  • kakau

    Acordo todos os dias por volta das 5:00 da madruga para dar conta de
    fazer meus alongamentos, minha yoga e dar uma geral na cada antes
    de sair.
    Adooooro acordar cedo e só na parte da manhã é que tenho disposição
    para fazer a rotina mais pesada da organização do meu lar e a minha
    rotina é bem parecida com a tua.
    Parabéns

  • Paula

    Desculpe-me o desabafo Mónica.Sou sua "seguidora" diária mas hoje, ao ler o post e os comentários pareceu-me que está "tudo" louco, parece que as pessoas aproveitam todos os pretextos- até um blogue com conselhos- para se "agredirem" umas às outras.Párem e pensem: desde quando é obrigatório vir ao blogue? desde qando é obrigatório por em prática as SUGESTÕES? Não me parece que a Mónica precise de advogada de defesa ,por isso que tal darem mas é algumas sugestões?
    Sendo assim cá vai uma (é um bom argumento para deixar a cama por fazer quando se sai para o trabalho cedo): não é saudável fazer a cama pouco tempo depois de nos levantarmos, convém que a cama fique a arejar um bom bocado de forma a ficar fria para os ácaros não se desenvolverem, no quentinho, durante o resto do dia.

  • Vandinha

    Realmente há pessoas que não têm o que fazer. Mas imagino que deves ficar triste e revoltada com esses comentários dessas "maçãs podres"!
    Eu não sou tão organizada como tu, mas reconheço que tenho melhorado e aprendido bastante desde que comecei a ler este blog diáriamente. Se as pessoas não querem melhorar ao menos não critiquem,
    Esquecem-se que este blog ajuda muita gente e que certamente perdes muitas horas do teu tempo livre a criar os posts, só para poderes ajudar alguém. Espero que continues por muitos anos a publicar e a motivar tanta gente. Obrigada!

  • Carlota

    Mónica, não ligues a esses comentários. As pessoas conseguem ser muito más…Tu foste e continuas a ser a minha inspiração…Mantém te fiel a ti própria e não ligues a pessoas que não interessam.
    Beijinhos Grandes

  • Zuzu Zuza

    Olá! Mas acordas a que horas? Se eu não dormir 8 horas (pelo menos) fico um caquinho… Eu saio às 8h20, 3 horas antes, tinha que me levantar às 5h20… Que dor! E depois à noite… às 9h30 já me tinha transformado em abóbora… Ando a acordar pelas 7h, para também poder fazer algumas coisas e tomar o pequeno-almoço descansadamente e sentada. Bolas, 3h… Olha, nem sei o que te dizer… E dormes quantas horas? O corpo precisa, dormir pouco envelhece 🙂
    Beijinho,
    Zuzu

  • Sandra Batista

    É incrivel como é que ainda há pessoas que só estam bem a criticar os outros, bolas!!! Mas só lê este blog quem quer certo? Então se não gostam porque vem ver o que a Mónica escreve? Por favor meninas!!!

  • Mónica

    Eu não acredito nos significados dos nomes mas….. agora parece fazer sentido.

    Também acordo muito cedo, nunca menos de 2 horas antes de ir trabalhar. Gosto de tomar o pequeno calmamente, vestir-me, ir ao computador, dar um jeito na casa e sair sem pressas.

    Deve ser do nosso nome… lol

    ps: mas gosto de deitar-me cedo! ihihihihi…

  • Nhammi

    Quem me dera ser assim como tu… tb gosto muito de me levantar cedo, apesar de raramente o fazer…principalmente de inverno sabe tao bem o quentinho da cama.. aiii!! 🙂

  • Ana Silca

    O meu sonho, quando for grande, é ser como a Mónica 🙂 Seria o que iria dizer se fosse mais nova… 🙂 Mas pronto, não estou nem lá perto. Primeiro porque gosto muito de acordar tarde: nem que tome o pequeno almoço à pressa. Segundo, porque prefiro estar sentada no sofá a fazer limpezas… Mas realmente uma coisa já percebi: quando chego do trabalho, se me sento no sofá, já não faço nada em casa. Se me puser a arrumar alguma coisa, já não páro!!! 🙂 Obrigada Mónica pelas tuas dicas. Todos os dias passo por cá a dar uma olhadelazinha! O meu Scott manda uma lambidela para o Simão 🙂 Beijinhos

  • lisa

    Cá por casa a rotina é identica mas em vez de ser de manhã é ao final do dia/noite… Depois de ter trabalhado varios anos nos turnos da noite e de ter tirado o curso também à noite, hoje em dia tenho muita dificuldade em deitar-me/adormecer cedo.. normalmente só pela meia-noite/uma é que durmo e por isso tendo que me levantar às 7h tenho imensa dificuldade em fazer o que quer que seja de manhã.
    No entanto todos os dias deixo a casa organizada e limpa antes de me deitar… é a minha rotina e aquilo que se adapta a mim… por exemplo a máquina acabou agora de lavar e por isso vou para a varanda estender a roupa 🙂
    bjs

  • Nika

    eu cá gosto muito de ler tudo o que escreves, e tenho tentado ser mais organizada e mais orientada nas minha limpezas diárias…..
    Admiro quando escreves que ao sábado levantas-te ás 7h….eu cá gosto de descansar mais um pouco…..mas acabo o fim-de-semana com a minha listinha de tarefa concluida……
    Concluo dizendo…..continua Mónica…..és uma inspiração……e é injusto tudo o que te dizem pra ofender (pura inveja)…não ligues, continua em frente!!!!
    Outra coisa que descobri que temos em comum ….Eu também NÃO vejo novelas!!!!!!!!
    bjs querida e boa noite!!!!

  • regi

    gostei quando vc disse pra não te criticarem, pois vc q acorda cedo, e q continuem a dormir. Realmente se queremos fazer muitas coisas devemos acordar mais cedo. Um outro motivo q vc consegue fazer muita coisa é q vc não tem filhos, se tivesse, as coisas seriam um pouquinho diferente, mas nada q com um ajuste aqui, outro ali, as coisas se encaixariam. Parabéns pelo blog, eu te acompanho.

  • Viviane

    Nossa, eu não acredito que apesar de você gentilmente dividir o seu aprendizado conosco, ainda há pessoas que a criticam. Quando você, Mônica, dá-nos dicas não quer dizer que tenho que seguir todas, correto? Segue quem quiser ou puder. Se não dá para seguir por um motivo ou outro, o que fazer? Já aderi a várias dicas, conforme minha rotina e afazeres. SIMPLESMENTE AMO o DONA DE CASA PERFEITA. O que seria de mim sem suas dicas? Minha mãe pouco me ensinou, pois seu tempo era mais dedicado a meu irmão, que é especial (paralisia cerebral). Então, nesse campo, muitas vezes, você foi uma MÃE para muitas de nós. Parabéns pela generosidade em nos ensinar, dividir seus ensinamentos e o precioso tempo. Beijos. Continue sempre assim: dedicada e bondosa.

  • Sílvia Borges

    Cada um organiza a sua rotina no seu tempo eu pessoalmente adoro o seu site e me auxilia muito no sentido que me encoraja mais a ser como voçe… No entanto não sou nem um pouco madrugadora acordo sete horas da manha sendo que eu entro no meu serviço ás 7.30 (demoro apenas 5 minutos de moto achegar lá) no entanto quando venho almoçar em casa em 1 hora e meia de almoço almoço, dedico todos os dias 30 minutos ás limpezas e já deixo algo para o jantar preparado quando chego ás 6 horas em casa não necessito fazer mais nada… tudo é questão de dedicação na minha opinião…. ADORO o seu site continua sempre… 🙂

  • apc

    Ups! Não li o (ou os?!) comentário(s) crítico(s), mas, se queres saber, também não me apetece ir em busca deles para ler tristezas. É um 'cadito idiota alguém procurar um blog como o teu, tão claro naquilo a que se propõe, e depois despejar para aqui alegadas lições de moral. O que pode acontecer, outrossim, é os visitantes abrirem o peito contigo da mesmíssima forma que tu fazes com eles, e dizerem, abertamente, o quanto não fazem daquilo que tu fazes. Mas é normal isso, visto seres adepta, devota e especialista em organização, ora! E ao passo que para ti um tanto de arrumação e limpeza a menos entra já na desarrumação, confusão ou desmazelo, para outros esse pouco mais é visto como exagero, obsessão e sem porquê. É claro que nem toda a gente é como tu, mas isso já todos o sabemos e sabe-lo tu também, ora essa. Ainda nesta edição referes que gostas de fazer a cama de ambos, o que significa que não é o teu companheiro a fazê-la; e isso pode querer dizer várias coisas, e de entre elas duas que me parecem bastante complementares: por um lado, que se és tu que, de entre os dois, mais gosta de o fazer, pois que o faças, e ambos ficam contentes; por outro, que possivelmente ele convive muito bem com a ideia de deixar a cama por fazer, achando que nenhum mal advém daí (ele, e mais umas quantas pessoas), não sendo, só por isso, um desleixado. O que se passa é, apenas e só, que as pessoas são diferentes, e ponto final. Mas a verdade é que se os outros fossem como nós, não seriam melhores só por causa disso (lol). Na dúvida, que sejamos à nossa maneira, e não à dos outros, e que aproveitemos dos outros aquilo que achamos melhor.
    E digo isto, independentemente de eu achar que se deve fazer a cama pela manhã ou outra coisa qualquer. O que eu acho é que, se tantas pessoas diferentes, com formas variadas de ver as coisas e hábitos díspares de vida, se encontram neste espaço, que seja para trocar opiniões serenamente, para partilhar de boa fé, para aprender e ensinar, para evoluírem, e isso só pode ser feito com respeito, claro.
    Como disse, não li os comentários, mas lamento se o respeito tiver sido esquecido. Afinal, esse é mais importante do que a arrumação!
    Um abraço

  • apc

    Ah, esqueci de dizer: adoooorrroo dormir, e é, talvez, aquilo que faço de melhor (lol). Em todo o caso, acordo cedo como toda a gente, porque tenho de trabalhar. Mas é verdade que não acordo mais cedo do que preciso. Como sou noctívaga e penso, escrevo e crio muito melhor no silêncio da noite, é a partir da meia-noite que faço muita coisa que o dia não chegou para fazer. Também porque sou adepta de aproveitar os fins do dia (principalmente a partir da primavera, mas não só) e não vir logo para casa. E também é preciso ver que não me lembro de ter tido um emprego que me permitisse sair antes das 19 de consciência tranquila, que quando dou aulas em pós-laboral não há agenda que resista, e que também frequento aulas eu própria (sempre!), o que acaba por desferir a facada final no planeamento. Por fim, acho sempre que o tempo que se passa em casa e tempo de involução, que a cultura está lá fora e o Homem é um ser social. Mas aí admito que já ando mais sossegadita: tem estado frio lá fora, as ruas andam perigosas e o dinheiro de repente ficou caro demais! :-)))
    … Um dia destes viro caseira. E quem sabe até acorde cedo e tudo!!!
    Beijinho

  • paula m

    Ui, deste-lhe forte e feio, ehehehe!
    Bom, eu também madrugo, por isso estou de acordo: os dias rendem muito mais.

  • Manuela Santos

    Cara Mónica

    Não ligue aos comentários! cada um é como é.
    Eu tenho uma rotina parecida, ou ainda mais agitada. Tenho duas filhas, não tenho empregada e trabalho todo o dia fora de casa. às 8h30 estou a trabalhar e, na maioria dos dias, chego a casa depois das 18h.
    Também eu sou madrugadora e faço muita coisa antes de sair de casa.
    Sigo o teu blog há uns meses e, acredita, identifico-me muito contigo.
    É claro que há pessoas que têm outras prioridades na vida e, portanto, limpar o pó ou aspirar todos os dias não é importante. Eu adoro entrar a casa e ver que tudo está no lugar e a cheirar a limpo.
    Por isso, continua como és.

  • sandra

    nem mais… quem nao gosta, azar…
    continua assim, eu adoro vir aqui todos os dias cuscar os teus posts. aprendi muito contigo e estou a por em pratica muitas das tuas ideias.

    bjs
    Sandra

  • C. Almeida

    Olá Mónica!
    O blog é teu, certo? Certo. 🙂 Como tal, tu escreves nele aquilo que bem entenderes (desde que não seja ofensivo 🙂 ). Portanto, quem vem a esta página vem porque quer e deve vir com o intuito de aprender alguma coisa e também, porque não, deixar o seu contributo construtivo em relação aos diversos assuntos nele tratados. Só assim podemos evoluir. Obviamente que algumas coisas necessitam de adaptação, mas isso é trabalho de cada uma de nós.
    Assim, quem só pretende criticar e maldizer o melhor que tem a fazer é não aceder ao site.
    Sigo o teu blog diariamente e acho que fazes um excelente trabalho.
    Parabéns!
    Beijinhos
    Carla Almeida

  • ADR

    O meu problema é mesmo sair da cama tãaaao cedo 🙁

  • Frutinha

    Ha com cada uma…. cada pessoa deve fazer o seu dia-a-dia como se sente bem! Cá para mim é inveja, gostavam de se conseguir levantar assim cedo e serem organizadas.

  • paula

    As pessoas não tem nada que criticar,mas de facto essas rotinas não se adaptam a todas as vidas ,mas cada um tem de adaptar á sua vida pessoal e profissional.parabéns.um beijo

  • Sílvia

    A Mónica é feliz, não é?
    É o que importa!

  • Isa

    Vamos ver se eu li bem e se percebi…

    Tu escreves o blog porque certamente um dia achaste (e muito bem!) que seria uma mais valia para quem tinha menos experiência ou menos aptidão para as lidas e organização de uma casa.

    Dás conselhos fantásticos sobre tudo e mais alguma coisa…desde as coisas mais simples que até pensamos "como é que eu nunca me lembrei disto?" aos ensinamentos mais práticos e válidos que já vi.

    Como retribuição…há quem te insulte e questione? Mmmm…é sempre bom ver onde chegamos!

    Da minha parte digo Obrigada! A minha rotina é bastante diferente porque há dias em que às 02h e 03h da manhã ainda estou a trabalhar infelizmente mas com força de vontade e organização lá se adapta a casa ao nosso ritmo 🙂

    Só queria que o pêlo do meu 4 patas não fosse tanto, mas vale a pena as aspiradelas e swiffer's extra, eheh!

    Beijinhos!! *

  • Inês

    Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pode-se entrar?!??!?!?!?? É que este blog/site parece-me um pouco aceso (lol). Ora bem também eu li este post e acho sempre "graça" quando a Mónica diz receber uns certos comentários …
    Acho graça, atenção, o que quero dizer é que a Mónica não se afecta muito com isso, por ser uma pessoa de convicções fortes e a Mónica faz o que quer da sua vida e quem manda é a Mónica e mais nada.
    Também eu sou assídua neste blog, porque já me ajudou imenso nas tarefas doméstica que, confesso, nunca fui um primor mas quando me dá a "veneta" até mudo os móveis à assoalhada onde estou. As listas de tarefas para mim foram as ideias mais importantes
    que eu aproveitei, há outras coisas que também eu, acho que são exagero, mas como já outras"500" pessoas disseram se é assim que a Mónica segue o seu ritmo de vida, tanto melhor. Acho que a Mónica com este blog já conseguiu chegar a um patamar na sua vida que a realiza, especialmente porque ser com uma das coisas que adora fazer, organizar, planear e agir. (1ª parte)

  • Inês

    (2ª parte)
    Opáaaaaaaaaaaa 🙁
    Estava a escrever um comentário tão bonito quando me disseram que era enoorrmeeeee, tive que dividi-lo ao meio e agora desapareceu. Mas era mais ao menos assim: É certo que há pessoas (e isso vai sempre existir) como já foi dito aqui "500" vezes que escolhem o lado mais fácil e escuro que é de falar mal, ou por serem mais fechadas, ou por não terem força de seguir com o su próprio projecto, enfim. Interessa saber é que com isto a Mónica fortalece e segue a sua vida, porque aposto que os comentários favoráveis batem e muito os comentários mais tristes, certo?? Bem vou terminar senão acontece de novo. Beijinho para a Mónica e um enorme para o Simão que é o cão mais feliz que eu já vi.

  • Lurdes

    Eu não trabalho fora ,mas mesmo assim adorava levantar cedo para deixar tudo organizado de manhã e ficar com a tarde livre,mas não é fácil.Preciso de ajuda Mónica ,a que horas devo-me deitar para conseguir levantar -me cedo?

  • Elisabete

    Lá está! A tua rotina seria impensável para mim. Levanto-me todos os dias entre as 6H15 e as 6h20, aliás eu e os meus filhotes. Saio de casa por volta das 7h25 para deixar cada um deles na respetiva escola e entrar ao serviço às 8h30. Como podes ver, não dava para fazer o que fazes. Em contrapartida, saio do trabalho às 14h30, o que me permite adiantar imensas coisas em casa, antes de ir buscar os filhotes. Depois de ir buscá-os, o trabalho continua: jantar, banhos, preparar roupas, TPC's, pô-los a dormir. Costumo dizer, que é o meu 2.º trabalho.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *