O Orçamento doméstico

A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil.

Definir quais são as suas necessidades e planear todos os gastos, considerando sempre o que se ganha, é uma forma de começar a economizar.Inicialmente, tome nota de todas as suas despesas fixas tais como luz, gás, água, telefone, renda, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação etc. Acrescente à lista as despesas eventuais com medicamentos, arranjos na casa, cabeleireiro, gastos com o automóvel, lazer e outras. Para estas, reserve uma parte de seu salário pois, esses gastos, muitas vezes inesperados, não são raros.

Outras dicas!!!

Vestuário: não compre por impulso. Pesquise! O mesmo produto pode, por vezes, ser encontrado em diversas lojas por preços diferenciados. Cuidado com as promoções. Nem sempre elas são tão vantajosas quanto se apresentam.

Quotas (clubes, associações etc.): Esteja atenta às cláusulas referentes às datas de vencimento dos pagamentos, assim como às penalidades previstas no contrato. Procure, se possível, adequar os vencimentos a datas posteriores a do recebimento do seu salário.

Ferro de Passar: acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro constantemente. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Passe primeiro as peças que necessitam de baixas temperaturas e vá regulando o aparelho à medida que os tecidos forem necessitando de mais calor. Antes de terminar, desligue o ferro, aproveitando o calor restante para passar peças leves e pequenas.

Televisão: desligue o aparelho quando ninguém está a ver e não durma com a tv ligada. Caso o aparelho disponha de “timer”, programe-o adequadamente.

Máquinas de lavar e secar: utilize-as em sua capacidade máxima, porém, sem sobrecarregá-las. Mantenha os filtros limpos. No caso das máquinas de lavar, a quantidade de sabão deve ser adequada, de acordo com o indicado pelo fabricante. Mantenha o nivelamento dos aparelhos em relação ao chão.
Renda e Condomínio: procure não comprometer mais do que 1/3 de seu orçamento com a renda e condomínio. Pague sempre em dias essas despesas, evitando juros e multas. Participe regularmente das reuniões de condomínio.
Na hora da compra: Ao fazer suas compras é importante lembrar que os estabelecimentos comerciais colocam à sua disposição diferentes formas de pagamento. Evite qualquer comprometimento do seu orçamento, analisando a real necessidade da compra em parcelas e seu custo real.
À vista – opte por esta forma de pagamento. Isto pode possibilitar bons descontos e evitar futuros aborrecimentos.
A prazo – fique atento às taxas de juros cobradas para o financiamento de mercadorias e serviços. O preço à vista, da entrada, das prestações, do total a prazo, bem como as taxas de juros, devem ser informadas previamente, conforme está previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Cheque – é uma ordem de pagamento à vista. Ao emiti-lo, lembre-se de que ele poderá ser descontado imediatamente.
Cuidado:- a insuficiência de fundos pode caracterizar crime;- ao passar o cheque você não estará livre da obrigação do pagamento nem de ser protestado pelo fornecedor de produtos e serviços, excepto nos casos de perda, furto ou roubo e mediante a apresentação da queixa efectuada.
Cheque pré-datado – é um acordo informal entre fornecedor e consumidor. Se você for utilizá-lo como forma de pagamento, faça constar do pedido, ou do orçamento os números dos cheques e as datas previstas para os descontos . Esta é a sua única garantia caso o fornecedor venha a depositá-lo antes do combinado.Os valores desses cheques deverão fazer parte de seu orçamento (despesas fixas) durante os meses em que eles serão descontados.
Cartão de crédito – o controle das despesas realizadas com cartão exige cuidados. Verifique a conveniência de ter mais de um cartão, não se esquecendo de incluir, em suas despesas, as anuidades. Pague a factura integralmente na data do vencimento. Além da multa por atraso no pagamento, os juros cobrados no saldo devedor são muito altos. Em situação de incumprimento, seu cartão poderá ser cancelado.
– É ilegal haver preços diferenciados para pagamento a dinheiro ou por cartão.

Related Posts with Thumbnails