Lista de Compras de Supermercado!

Por Mónica Duarte em 22/06/2011

despensa

Muitos dos e-mails que recebo são pedidos de ajuda.

Leitoras que querem saber como elaborar uma lista de compras, parece que existem muitas que se esquecem de tomar nota e depois falta sempre algum ingrediente.

A minha resposta é sempre a mesma. Compra sempre em duplicado!

Tenho sempre 2 latas de cada coisa, de salsichas, de feijão, e leite condensado e neste caso 3 latas de cogumelos laminados, etc...

Quando abro uma lata, tomo nota para comprar e já está.

despensa

Arroz, açucar e massas também nunca faltam em duplicado. Ainda por cima são produtos que duram bastante.

Vale a pena o investimento e assim evitam idas ao supermercado desnecessárias porque na maioria das vezes, acabam sempre por comprar mais do que aquilo que está na lista.

Alguma de vocês  faz como eu ?

 

 

Merece ser partilhado? Se sim, use um dos botões em baixo:

Poderá tambem gostar de:

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes da sua publicação.

Existem 38 comentários

Comentado por Sandra há 4 anos atrás

Monia eu admito eu compro em quantidade maior porque ca em casa e tudo um bando de esfomeados. ahahah Ainda no sabado passado comprei 20 pães para o peq. almoco de domingo. Acordei e onde andava o pao? Pois e durante a noite deu fome ao pai e ao filho e foi tudo, tudinho nem migalhas sobraram. Enfim palavras para que...

Comentado por Vip4you há 4 anos atrás

Olá a todas

Eut também tenho um bloco onde escrevo o que termina.. assim quando vou às compras nunca falta nada.. e mais o meu marido quer que traga sempre a duplicar; ele também é muito parecido comigo nestas coisas. Nós também fazemos contas e analisamos as promoções no sentido de sabermos se compensa porque muitas vezes eles elevam o preço e deixa de fazer sentido. Assim, guardo as facturas numa bolsinha e comparo preços tendo sempre em conta o tempo (claro que não comparo com os preços de um ano anterior).

Visitem: http://vip4you-vip4you.blogspot.com/

Comentado por Mónica Dona d há 4 anos atrás

Virginia,

Também fiz isso. Poupei um bom dinheirinho.

Bj

Comentado por Tixa há 4 anos atrás

Pois, eu não. Tenho sempre uma reserva caso aconteça alguma coisa. Há que prevenir. Beijinhos

Comentado por Yana há 4 anos atrás

Também faço como tu! Então se estiver em promoção aproveito e trago mais, desde que não seja nada que se estrague.

Comentado por Carla Almeida há 4 anos atrás

Comigo funciona da seguinte forma: em primeiro lugar faço a ementa mensal e depois calculo as quantidades de cada produto que vou necessitar, não só para a ementa, mas também para outros consumos em casa. Para isso sirvo-me de uma lista que tenho em Excel com todos os produtos que costumo consumir em casa. A partir desta lista anoto aqueles que necessito e a respectiva quantidade. Depois... é só ir às compras... uma vez por mês!!! Foi assim que ganhei tempo durante a semana. Agora semanalmente faço apenas pequenas compras de bens que se estragam mais rapidamente, como fiambre, o que leva muito menos tempo!

Comentado por Marta há 4 anos atrás

Eu fiz exactamente o mesmo! ;)

Comentado por Raquel há 4 anos atrás

Olá, Mónica.

Nunca é demais repetir estas dicas! Eu também tenho uma lista das compras (que tem alterado muito conforme as receitas novas que vou experimentando) e é um stress enorme tentar fazer compras sem a lista e sem a ementa. Também costumo comprar certos produtos em duplicado (aqueles que não se estragam com facilidade: as massas, os enlatados, os produtos de higiene e limpeza). É sempre útil ter essas coisas a mais, mesmo para quando temos visitas surpresas para jantar, ou outra coisa inesperada.

Beijo *

Comentado por Mary há 4 anos atrás

Venho convidar-te para a minha festa: http://strawberrycandymoreira.blogspot.com/2011/0... Beijinhos

Comentado por Cláudia há 4 anos atrás

eu tenho colado na porta do frigorífico um bloco e um lápis. sempre que uso a última coisa coloco na lista e como faço a maioria das compras á semana, acaba por estar a despensa quase sempre em ordem!

Comentado por Palavrinhas* há 4 anos atrás

Lá em casa é tudo a dobrar, assim não arrisco uma ida desnecessário ao supermercado. Só a 1ª vez que se compra em dobro é que custa um bocadinho, a partir daí acaba por compensar. Beijinhos*

Comentado por Mónica Dona d há 4 anos atrás

Tixa,

Em alguns produtos também tem que ser em maior quantidade, agora com as compras mensais, compro sempre tudo a contar com os 31 dias.

Bj

Comentado por Virgínia há 4 anos atrás

Olá Mónica Eu também tenho sempre à mão um bloco notas e vou apontando o que preciso. A minha despensa está sempre bem fornecida porque aproveito as promoções, talões e descontos do Continente. Quando vou às compras, além da lista, vejo o que há de promoções pontuais e, se forem boas, aproveito. Investi bastante nos produtos de higiene, limpeza, enlatados e outros taxados a 23% aproveitando os descontos. Produtos não perecíveis e com prazos de validade alargados, tenho para mais de dois anos.

Comentado por Tixa há 4 anos atrás

Eu não compro em duplo, mas X 5 se não, não me chega para o mês todo. De resto faço igualzinho e acho que é o melhor método. Beijinhos

Comentado por sarokas há 4 anos atrás

faço sempre assim! tenho sempre 2 de cada, e mal abro um, aponto, assim tenho sempre stock!

Comentado por Belinha há 4 anos atrás

Cá em casa fazemos compras mensais e faço sempre lista antes de ir ao super e acabo por fazer como tu: comprar em duplicado. Há produtos que aguentam bastante tempo pelo que compensa;) beijinho para ti e para o Simão;)

Comentado por Framboesa há 4 anos atrás

Ah, esquecui-me de uma coisa...Eu em duplicado tenho o arroz e pouco mais...o atum por exemplo tenho umas 20 latas á vontade, nuca baixa de 10 (o meu homem adora atum) os sumos compro paletes, papel higienico compro aos 200 rolos de cada vez....xiça...agora ate estou com vergonha :))))

Comentado por sandra há 4 anos atrás

ai a lista do supermercado.. esqueço me sempre de alguma coisa,ou fica sempre muita coisa para comprar no supermercado em frente a casa.. mas se tu compras em duplicado eu tenho que comprar quantidades industriais... e agora com os putos de ferias..ainda mais..

Comentado por Ana P. há 4 anos atrás

Eu também tenho tudo a duplicar lá em casa, e aponto quando me falta alguma coisa. Mas há sempre aquela vez em que me falta qualquer coisa! Jinhos

Comentado por Framboesa há 4 anos atrás

Ola Eu tenho uma lista no computador pronta a imprimir e algumas impressas, assim nunca me esqueço de nada;está organizada por tematicas: na parte da frente são as mercearias e alimentos(fruta, enlatados, congelados...), na parte d etrás estão os items de drogaria e perfumaria e um espaço para anotar recados, contas a pagar no multibanco ou alguma prenda para comprar. Assim em vez de andar na dispensa a ver o que me falta (porque se me falta, eu ão me vou aperceber que me falta) confiro com a lista se tenho tudo o que consta lá :)

Comentado por Lúcia Lima há 4 anos atrás

Eu utilizo a mesma técnica que tu associada á das ementas, ou seja, faço as ementas sempre tendo em conta o que já tenho em casa e compro o que vou precisar para confecionar as refeições, isto na 1ª semana, quando arrumo as compras vejo que produtos estão em menor quantidade, se tiver só um pacote de arroz mesmo que nesse mês não vá comer arroz, adiciono-o logo á lista de faltas e na semana seguinte compro ( não sei se me fiz entender), é uma maneira que arranjei de ter sempre a despensa bem abastecida e gastar menos no supermercado.

Comentado por phiona há 4 anos atrás

Bom dia! Não o faço de forma metódica e organizada como tu, mas também tenho sempre as coisas em duplicado na dispensa! =)

Comentado por Carla Almeida há 4 anos atrás

Ah... falta dizer que, se houver promoções as quantidades que compro são diferentes, para aproveitar e poupar!!!

Comentado por Inspiraç&atil há 4 anos atrás

Em termos de mercearia, compro a quadriplicar ou mais porque gosto de ter a despensa cheia e não gosto de ter de ir constantemente às compras!

Comentado por paula m. há 4 anos atrás

Sim, também costumo fazer como tu. A excepcao é algum produto mais dispendioso ou algo que eu saiba à partida que vai durar o mes todo. De resto, trago sempre em duplicado pelo mesmo motivo ou ainda em maior quantidade, caso esteja com desconto.

Comentado por PaulaS há 4 anos atrás

Oi, Mónica! Eu também faço mais ou menos isso mas em maior quantidade( somos 4 cá em casa). Até o fiambre e queijo quando está em promoção, compro mais umas tantas embalagens e congelo...Quando é para descongelar ponho no frigorifico no dia anterior. Fica bom na mesma!...Só ainda não consegui aproveitar as promoções tão bem como tu...Torna-se um bocado complicado com uma vida super atarefada no trabalho, 2 filhotes em idade de escola, lida da casa(que ainda é grandita)...mas hei-de lá chegar!!! Desistir é que NÃO!! Beijos... P.S. Vê lá se consegues colocar o vídeo...não consegui ver, estava no trabalho.

Comentado por Tixa há 4 anos atrás

Eu compro sempre mais um bocado. Tenho sempre uma reserva, pequena mas tenho. Caso aconteça alguma coisa. Beijinhos

Comentado por Maria Elisa Teles há 4 anos atrás

Tal e qual! poupa muitas faltas! Beijokas Lisa

Comentado por Teresa C. há 4 anos atrás

Olá Mónica, Cá em casa, há sempre duplicado, mas para não ser apanhada desprevenida, qd enceto o penultimo, anota no bloco das faltas da cozinha para ter sempre uma embalagem de reserva... Bjs Teresa C.

Comentado por Andrea há 4 anos atrás

Eu compro em duplicado e quando pego alguma promoção sendo coisas que não se estragam compro a mais e faço stock, assim da próxima vez não preciso comprar aqueles produtos. Faço a minha lista de compras e depois vou ao site do continente para ver quanto vou gastar, aqueles produtos que não encontro ou não sei quanto vou gastar exactamente, exemplo: frutas, legumes..., coloco uma estimativa e tento gastar dentro do que estipulei. Assim nunca me assusto na hora de pagar a conta porque sempre acaba por ser uns euros a mais ou a menos ;)

Comentado por Frutinha há 4 anos atrás

Ca em casa dos meus pais tambem utilizamos esse metodo, é optimo para evitar faltas.

Comentado por Alice Martins há 4 anos atrás

olá, esqueci-me de um pormenor: não me dá para congelar pão, porque também não tenho forno... como fazer??

Comentado por Alice Martins há 4 anos atrás

Ola Mónica! Surgiu-me uma questão: não sei se estou a colocar isto no bem post, mas aqui vai! Não sei o que fazer, ou como fazer para fazer durar o meu pãozinho! Ainda à 2 dias comprei pão (tipo bijou) e hoje de manha estava tão rijo que se o atirasse contra a parede ela correria o risco de se partir :-) E outras vezes passado 2 dias o pão ja tá tao recesso que não tem jeito nenhum...só mesmo para torradas. Eu não tenho a famosa caixa de pão onde se pode guardar, e não sei o que se deve evitar: se o saco de plastico, se o saco de papel ( que costumam dar nas padarias). Enfim, só sei que ao fim de 2 dias o meu pãozinho está intragável e gostava que ele durasse mais tempo... Que fazer?? e vocês como fazem?? Obrigada pela ajuda

Comentado por Joana há 3 anos atrás

Eu faço uma lista mensal, mas todas as semanas tenho que ir ao supermercado para comprar frescos pois estragam.se facilmente. Quando for viver com o meu namorado, vou optar por fazer a lista semanal, com o respectivo menu. Parece me um metodo excelente, e nao vou ter que entrar num dilema com o que vou ter que cozinhar. = D Adoro o site ,Boas Festas e Boas Entradas para quem ler este comentario = D

Comentado por Paula Fonseca há 3 anos atrás

Eu, se não o congelo, guardo-o num saco de plástico.

Comentado por ROSEMARE há 3 anos atrás

MONICA BOA TARDE. Voce mora em Portugal e como pretendo ir ai em julho, gostaria que vc me informasse o seguinte,,, È facil encontrar mercadorias , ( que nós estamos acostumados aqui no Brazil), POIS NÃO FICO MUITO TEMPO SEM O NOSSO sANTO FEIJÃOZINHO E É FACIL ENCONTRAR AI?

Comentado por Paula Fonseca há 3 anos atrás

Olá Alice! Na minha opinião não precisa ter forno para congelar o pão pois este, ao ser descongelado, fica como se fosse "fresco" (isto se o congelar ainda "fresco"). Cumprimentos Paula Fonseca

Comentado por Paula Fonseca há 3 anos atrás

Olá! Eu tenho uma lista de compras de "básicos" (aqui http://estanomeublog.blogspot.pt/search/label/lis... para as compras do mês; como tenho as minhas receitas em fichas (assim http://estanomeublog.blogspot.pt/search/label/fic... é fácil ver o que tenho "em stock" e o que é necessário comprar. Tenho também uma lista com os produtos que tenho no congelador que vou riscando quando gasto 1 e acrescentando sempre que coloco outro.

Os mais comentados