Todos os anos é a mesma coisa….depois de entregar a Declaração de IRS, toca de arquivar a papelada.
Eu aos poucos ando a organizar os meus documentos, ainda tenho papeis para arquivar referentes à compra da casa. Maldita burocracia!
Já comprei pastas novas, já fiz algumas etiquetas e já que temos que guardar as declarações de várias anos, quis ocupar o mínimo espaço possível.
Tinha os documentos relativos à saúde agrafados mas ocupava muito espaço, por isso adoptei o sistema que mostro em cima.
Arranjei umas folhas dum caderno antigo e colei os comprovativos das despesas.
Consigo ocupar algumas folhas e assim as pastas não ficam tão cheias.
Funcionou na perfeição.
E vocês como fazem?
11 COMMENTS
Cris
14 anos agoOlá Mónica,
É uma boa ideia.
Eu tenho um dossier onde guardo os IRS. Agrafo a declaração de cada ano com todos os respectivos comprovativos junto, quando é preciso está tudo junto relativo a cada ano.
O inconveniente é que, de facto, os talões fazem um altinho que ocupa espaço, mas enfim…
Beijinhos.
Deolinda
14 anos agoOlá,
olha eu ponho tudo em dossiers e em micas…
Mas eu só fiz a partir de 2008 e nunca tenho muita papelada (é mesmo só o recibo da empresa e dois ou trÊs recibos da farmácia).
Talvez quando encher o dossier, tenha de adoptar outro sistema. Por enquanto, arquivo assim…
bj
vera
14 anos agoRealmente os papeis da farmácia acopam montes de espaço. Essa tua ideia é uma maravilha e vou adoptar para mim. Tenho só num dossier os IRS mas como sabes esses montinhos ocupam a maior parte do espaço. Assim fica tudo bem mais arrumadinho.
Bjs
Cristina
14 anos agoPor acaso também faço assim, exactamente porque de outra maneira ocupa muito espaço.
Um abraço.
Nany
14 anos agoConfesso que quem trata disso lá em casa é o marido. Ele gosta de tratar da contas e é uma forma de dividirmos as coisas, mas quando é para arquivar é um desastre. Eu arranjo micas todos os anos e tenho várias lá em casa, mas o maridinho é apologista de por tudo na gaveta e no final do ano logo se vê 🙂
A dos anos anteriores, depois dele ter o trabalho de as organizar é que ponho em micas por anos, mas essa ideia de as colar também é boa.
Bjs
Catarina
14 anos agoOi Moniquita apsar de trabalhar o dia inteiro com papeis em casa essa é uma tarefa do R. ele é muito organizado, vou dar-lhe a tua dica aposto que vai adorar;)
Beijinhos
carla lourenç
14 anos agoEu também tenho tudo arquivado em pastas. Tenho todas as facturas de farmácia e tudo o resto agrafadas em folhas lisas e depois tudo junto dentro de micas separado por cada ano, cada mica é referente a um ano e tem todas as facturas, a declaração e o comprovativo!!
beijokas,
Carla
Carla
14 anos agoFaço muitgo semelhante, mas em vez de colar, agrafo cada talão à folha A4. Boa dica, como sempre!
Mafalda S.
14 anos agoOlá! No escritório, tenho uma caixa de papelão (daquelas bonitas) e lá dentro tenho vários envelopes de tamanho médio. Em cada envelope guardo os recibos de cada ano, indentificando o ano no envelope. Também os recibos se encontram divididos dentro do envelope (por ex. as despesas médicas estão todas agrupadas e unidas por um clip). Já as folhas de IRS, guardo numa gaveta só para documentos. Aí tenho pastas identificadas com os documentos em questão (por ex.: «IRS», «Habitação» e «Formação»).
Cristina
14 anos agoOlá,
tenho um dossier, separadores e micas. Cada mica tem os recibos de um ano, se ficarem espalhados na mica não faz um monte. Caso sejam muitos, separo as micas por temas (saúde, escola, etc). Coloco post it dos colantes para identificar ou então escreve-se nos separadores. Ao longo do ano já sei onde colocar todos esses recibos. Tenho feito assim com toda a documentação e é simples e rápido. Fica logo tudo arrumadinho em pastas.
Cumps
gloria
14 anos agoMais uma excelente ideia,usei esse sistema para recibos. Neste caso ainda não me tinha ocorrido.
Obrigada por partilhar.