Refeições para Congelar!

Por Mónica Duarte em 4/04/2011

Carne picada

Como mencionei aqui no site, eu estive a fazer refeições para congelar. Poupa-se imenso tempo e para aqueles dias em que chego cansada do trabalho, é o ideal, porque o que menos me apetece é estar entre tachos e panelas.

Desta vez fiz refeições com carne picada. Comprei 2 kg de rojões e mandei picar. Ficou-me por 5 €.

Cozinhei-a e deixei-a repousar, para arrefecer.

Ingredientes para lasanha

O resto dos ingredientes já prontos. Usei molho bechamel de compra mas costumo fazer e fica igualmente bom.

Lasanha Fiz lasanha. canellones Aqui os canelones antes de colocar a totalidade do molho bechamel e o queijo. lasanha Já pronto para ir para o congelador. Comida para congelar

E ainda sobrou carne para fazer Esparguete à Bolonhesa.

Tirando a bolonhesa ( que é só aquecer ) ficou tudo pronto para congelar e depois quando for preciso é só colocar no forno.

Poupei tempo e ficou muito económico.

Querem mais sugestões de refeições para congelar?

Merece ser partilhado? Se sim, use um dos botões em baixo:

Poderá tambem gostar de:

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes da sua publicação.

Existem 60 comentários

Comentado por ana alcantara à 4 anos atrás

sim, mónica, por favor. obrigada pelas ideias que partilhas agora. um beijinho e boa semana

Comentado por isa à 4 anos atrás

olá Mónica! Obrigada pelas dicas de refeições para congelar. Gostava de saber se podemos congelar enchidos tais como por exemplo chouriço e toucinho, outra coisa os legumes antes de serem congelados têm que ser fervidos?

Comentado por Cláudia à 4 anos atrás

Super pratico e dá descanso para uns dias em que a preguiça ataque de forma descontrolada! ;)

E ficou tudo com optimo aspecto! ;)

Comentado por Mónica Dona d à 4 anos atrás

Carla,

Está para breve ;-)

Bjinhos

Comentado por Tixa à 4 anos atrás

Olá! Eu acho que dá muito jeito, até fazer pizzas congeladas. Mas sobretudo saquinhos com legumes, isso sim dá-me imenso jeito. Depois uso-os nas sopas ou até em pratos do dia-a-dia. Venham mais ideias! Beijinhos

Comentado por Cris à 4 anos atrás

Bem, que regalo!!

Quero, quero!

Beijinhos.

Comentado por CA à 4 anos atrás

Deixo aqui mais uma dica... Muitas vezes quando tenho de fazer arroz para uma refeição, aproveito e faço mais quantidade, ponho em caixas com dose para uma refeição e depois... é só descongelar... é um descanso!!! :) A minha última experiência foi com puré de batata, imaginem. Tivémos visitas em casa e fiz puré. Como sobrou bastante pensei "vou experimentar congelar, mas acho que não vai ficar grande coisa". Pois eu não podia estar mais enganada. Depois de descongelado fica espectacular, como se fosse puré de batata fresquinho!!!

Comentado por Rita Alves à 4 anos atrás

Sim eu também quero, porque por vezes dá cá uma neura pensar que se vai perder grande parte da noite a cozinhar. E depois entre idas ao ginásio, ver um filme, passar a ferro ou simplesmente descansar! Já agora uma pergunta que não tem muito a ver com o assunto: A Mónica conhece algum livro com dicas de arrumação de roupeiros?

Obrigada! :)

Comentado por Mónica Dona d à 4 anos atrás

Tempo,

As caixas são de aluminio e têm tampa. Fica tudo preparado e é só colocar no forno. Eu nunca tenho comida com mais de 3/4 meses. Tento sempre comer antes.

Bj

Comentado por Márcia à 4 anos atrás

Olá Mónica, Como sempre...maravilhosa. Adorei as tuas sugestões e simmmmm... venham mais sugestões de refeições para congelar!!! Amei!!!

Um grande beijo, Obrigada,

Márcia Costa

Comentado por bymiminhos à 4 anos atrás

ahah q giro..vi o post e lembrei m d mim ha 1 semana..lolol fiz carne picada com molho de tomate, e aproveitei e fiz logo à grande - economias de escala!já q tinha d cozinha e gastar tempo e gas, gastei tudo de 1 vez! lol aproveitei para 1 refeiçao de esparguete à bolonhesa e 1 de empadão. o resto congelei em doses individuais prontas para descongelar e usar..sugestoes: lasanha, canelones, lulas recheadas, massa, tortilha....tanta coisa até onde houver imaginação! =)

de resto quanto a outras refeições para congelar,qualquer dica é bem vinda..assim d cabeça lembrei me de bacalhau com natas, favas, ervilhas, feijoada, sei la, tudo o q for estufado dá!depois é so fazer 1 arroz branco fresquinho ou 1 salada e está a refeiçao saudavel e pronta..pizas caseiras, folhados de legumes ou salmao, pescada...imaginem!!!cozinhem num dia que estejam inspiradas e vao ver o q compensa! =) Bjs e 1 boa semana

Comentado por Catherine à 4 anos atrás

Que ideia maravilhosa!!! Tenho que experimentar!! é que assim, realmente poupa-se imenso tempoooo e dinheiro... Obrigada pelas dicas maravilhosas, é sempre com gosto e prazer que aqui venho, fiquei já viciada!!!!

Comentado por Cyn à 4 anos atrás

Eu quero, ajuda bastante! Obrigado pela dica :)

Comentado por CA à 4 anos atrás

Olá Mónica, Também costumo fazer isso. No Sábado foi dia para dedicar algumas horas a esse trabalho. Fiz refogado com carne picada e dividi por várias caixas para congelar, assim dá para fazer esparguete à bolonhesa, empadão de carne, canelones... ou outra coisa que me vier à cabeça :) Preparei também umas lulas (o refogado) para fazer arroz de lulas ou lulas com puré (consoante a vontade do momento!!!). Cozinhei ainda as carnes (entrecosto e entremeada) para posteriormente fazer ervilhas com ovos escalfados. Todos estes preparados são congelados em quantidades para uma refeição para 2 pessoas e depois é só fazer o acompanhamento. Dá algum trabalho no dia em que se faz, mas compensa bem quando chegamos a casa cansadas e já está o jantar quase feito :) Beijinhos, Carla Almeida

Comentado por Mónica Dona d à 4 anos atrás

Cláudia,

Modéstia à parte, ficou mesmo ;-)

Comentado por Mónica Dona d à 4 anos atrás

Ana,

Comprei no Continente, 4 por 2,49 €.

Não gosto de colocar travessas de vidro no congelador. É mania!

Bj

Comentado por Elisa à 4 anos atrás

Quero sim! Bj

Comentado por Elisabete Carvalho à 4 anos atrás

Olá Monica,

Isso é pergunta que se faça? ;-)

Bj

Comentado por Petra à 4 anos atrás

Monica,

Como não tenho microondas, gostaria de ver refeições para levar para o trabalho que não precisam de ser aquecidas.

Bjocas

Comentado por LV à 4 anos atrás

Bom dia Mónica,

Como sempre ideias fantásticas. Eu também já fui assim, mas como agora trabalho a 2 horas de casa, quando chego como sopa e de pacote ;-)

Queria ver como fazes para congelar sopa.

Bj

Comentado por Carla à 4 anos atrás

Eu quero ver como fazes com a sopa. Quero ver as tuas caixinhas com etiquetas, tudo bonito, como só tu sabes.

Bjinhos e já agora quando fazes um post com a organização da tua arca nova?

Comentado por Pi à 4 anos atrás

Olá Monica,

Descobri o teu blog este fim de semana e adorei!

Li tudo de seguida e fiquei de boca aberta ao ver o quanto és organizada. Quem me dera, mas já tirei imensas dicas para utilizar na minha casa.

Não vou criar um blog, já há imensos sem grande qualidade.

Bjo e continua

Comentado por Ana à 4 anos atrás

Bom dia,

Claro que quero ver! Tens sempre ideias espectaculares. E as tuas refeições têm um aspecto delicioso.

Já agora Monica, onde arranjaste as caixas de aluminio?

Comentado por Deia à 4 anos atrás

eu nao posso fazer isto pois o meu congelador e pequeno!

Comentado por Tempo à 4 anos atrás

Oi Mónica, adorei as tuas ideias e explicações, as embalagens que usas são daquelas de alumínio? E se percebi bem preparas tudo só não levas ao forno, certo? Quanto tempo essas refeições aguentam no congelador? E claro que quero ver mais ideias de refeições para congelar, venham elas, estou de braços abertos! Lol Beijinhos

Comentado por alice martins à 4 anos atrás

Ola Monica!! Obrigada pela dica! Excelente. Claro que queremos mais sugestoes!Que pergunta... Obrigada e continua!

Comentado por Inspiraç&atil à 4 anos atrás

Sim, mais sugestões de refeições para congelar eram muito bem-vindas :)

Comentado por Mafalda S. à 4 anos atrás

Tenho que começar a adoptar esse sistema. Já melhorei a este nível, mas tudo o que venha por acréscimo para poupar tempo, é bem vindo.

Beijos

Comentado por Tatiana à 4 anos atrás

Eu faço é com a base da sopa! Quando compro legumes, compro logo para umas 3 ou 4 vezes, e separo em saquinhos e congelo depois quando é preciso fazer uma sopa rápida é só agarrar no saco e panela!!! Já não é preciso estar a partir!

Comentado por Teresa à 4 anos atrás

O que raio fazem os homens???? Desculpem eu gosto de sítios como este que ajudam com ideias, mas fico sempre irritada quando percebo que só há mulheres!!!!!!!! Eu estou separada mas de certeza que há por aqui muitas mulheres com homens em casa! O que é que eles fazem?

Comentado por Isabel Tintim à 4 anos atrás

Olá, Mónica. Adorei as tuas ideias assim como tudo o que nos ensinas. Também gostaria que nos desses mais sugestões de refeições para congelar. Quando me sobra alguma coisa costumo congelar em tupperwares. Vou experimentar fazer como tu. Bjs

Comentado por ana alcantara à 4 anos atrás

mónica, reparei na foto que usaste massa fresca para a lasanha, mas preferiste a seca para os canelones. vês diferenças no processo de cozedura e no sabor? é que nunca experimentei massa fresca para a lasanha, faço sempre com placas secas, mas tenho curiosidade. obrigada

Comentado por ALISON à 4 anos atrás

ola monica,

eu ainda nao experimentei fazer refeiçaoes para congelar mas as tuas ideias de lasanha e canelones sao maravilha!!! queria te pedir 2 coisas , a primeira é a receita dos canelones e a segunda é mais refeiçaoes para congelar!!!!!

Comentado por joana à 4 anos atrás

Olá Mónica.

Claro que novas sugestões, qualquer seguidora tua está sempre pronta a aceitar :)

Eu cá também tenho esse método quando trabalho. Como tenho estado de licença de maternidade não tenho feito isso, mas no próximo mês já irei trabalhar, este já comecei nas congelações. Tenho uma arca vertical com 5 gavetas só para refeições já prontas e uma horizontal para alimentos não preparados. Como trabalho por turnos e o meu marido não sabe cozinhar tenho que deixar tudo a jeito para ele chegar e levar ao microondas para dar jantar ao nosso filhote mais velho e agora à mais nova.

Para a pequena, quando lhe faço sopa congelo logo mais 5 refeições individuais. Assim quando for para a ama não tenho que chegar à noite e estar sempre a fazer sopinhas.

Para nós, sempre que faço sopa tiro duas taças para duas pessoas e outras duas para uma pessoa e congelo. Empadões, carnes estufadas, lasanhas, canelonis, pizzas, puré de batata, caldeiradas, quando faço tiro sempre uma taça ou duas para nós 3 e congelo já preparados. Depois é só tirar para o frigorifico de manhã e o marido à noite aquece e põe o comer na mesa para ele e para o pequenote. A única coisa que congelo sem cozinhar primeiro é a pizza que monto, embrulho em película aderente e congelo assim mesmo.

Aguardo por novas e óptimas dicas

Beijinho

Comentado por Mónica Dona d à 4 anos atrás

O meu trabalha muito e muitas vezes de noite...o das outras não sei ;-)

Comentado por Mónica Dona d à 4 anos atrás

Ana,

Em relação à massa da lasanha, eu costumo usar das 2, mas encontrei esta por 75 cêntimos e achei barata. Os canelones é que uso sempre este da Milaneza. O sabor para mim é melhor.

Bj

Comentado por Marta à 4 anos atrás

Eu faço imensas coisas para congelar... Tal como tu, uso bastante carne picada para bolonhesa, canelonis, empadão, esparguete à bolonhesa... também costumo congelar carne estufada (normalmente frango, porque é o que mais como), arroz de frango/pato, arroz simples, massa simples, sopa, pizzas caseiras (já com todos os ingredientes, é só ir ao forno), legumes já preparados... e dias mais complicados ou de maior preguiça, está tudo feitinho! :)

Comentado por Dani Coelho à 4 anos atrás

Ótimas idéias. Quero mais dicas sim. Esse fim de semana fiz algumas sopas para congelar também e não ter que fazer comida quando chego do trabalho. Beijos

Comentado por Nessa à 4 anos atrás

Mónica...como é que descongelas essas refeições? O sabor não se altera mesmo,é como se fosse tudo preparado na hora? Eu só congelos doses de legumes para as sopinhas da pequena,couve para o caldo verde e ervas aromáticas.

Venham daí mais dicas.Vir aqui dá-me mesmo forças para fazer o que tem de ser feito. :)

Comentado por Susana à 4 anos atrás

Olá Monica, gostaria muito que meteses mais refeiçoes optimas para congelar eu tambem tenho feito assim ao domingo enquanto faço o jantar faço logo duas refeiçoes mas não congelo coloco no frigorifico e comemos logo nos dias seguintes. Saiu do enprego as 19:30h e chego a casa por volta das 20h é muito complicado estar 12h fora de casa chego cansada e sem vontade para conzinhar. Espero que coloques mais refeiçoes. muito obrigada por estas refeiçoes.

Comentado por Marta à 4 anos atrás

Esqueci-me de dizer que também faço molho para congelar... Há tempos, por exemplo, fiz bacalhau com natas em dose a dobrar, e por isso congelei um tuperware de bacalhau e um tuperware com molho bechamel (que faço em casa). Só tem de se ter cuidado com o molho e deixá-lo descongelar em temperatura ambiente, para as natas não coalharem.

Comentado por SandraL à 4 anos atrás

Ola,

Como sempre ta perfeito, eu as vezes tambem faço refeições para congelar... ajuda muito.

Tenho uma pequena questão, quais são as etiquetas que utilizas para por nas embalagens??? Qualquer uma da?

Beijinhos e Parabens!

Comentado por Raquel à 4 anos atrás

Claro que quero! Aliás, andava aqui já a pensar pedir umas sugestões.. Durante a semana há sempre pouco tempo (e vontade) para fazer refeições e era bom fazer algumas no fim de semana que se pudesse ir descongelando ao longo da semana... Para não irmos comer tantas vezes fora, gastar mais dinheiro e comer mal..

Comentado por Sónia à 4 anos atrás

Olá Mónica. Almondegas é outro prato que podes fazer com a carne picada e congelar. É muito economico, muito rápido de confecionar (só a carne picasa e sopa de cebola). Há já muito que sigo o teu site e as tuas dicas. Espero que continues pois são muito úteis, ainda para mais agora com esta crise! Obrigada!

Comentado por Raquel à 4 anos atrás

No outro dia fiz o mesmo, mas não cheguei a congelar. Infelizmente, aqui o meu hominho não gosta de lasanhas, nem canelones nem nada dessas coisas, por isso sinto-me um bocado limitada. Outras sugestões são sempre bem-vindas! Abençoada Mónica! Obrigada pelas tuas excelentes dicas!

Comentado por Raquel à 4 anos atrás

Podes congelar enchidos à vontade. Toda a vida a minha mãe os tem congelado embrulhados em papel de alumínio e não tem tido problemas nenhuns. Por vezes até nem os descongelada, parte em fatias ainda congelado (é mais fácil) e depois é que deixa descongelar à temp. ambiente.

Comentado por Mónica Dona d à 4 anos atrás

Deixo em cima da bancada enquanto ponho a mesa e depois coloco no forno.

Bj

Comentado por Mónica Dona d à 4 anos atrás

Marisa,

As caixas são proprias para ir ao forno. Tiro só a tampa.

Bj

Comentado por Marisa à 4 anos atrás

Olá Mónica, já há muito tempo que sigo o blogue, infelizmente não consigo aplicar todas as tuas dicas de organização, mas gostava imenso, pois sinto a minha casa super desorganizada quando lá entro fico com os cabelos em pé!!! Mas com 2 filhos pequenos e sozinha a tratar deles tudo se complica.... Adorei esta dica de comida para congelar, mas tenho uma duvida, utilizas as caixinhas de alúminio directamente no forno? ou tens de mudar para outro recipiente? Obrigado pela informação e pelo fantástico blogue.

Comentado por Marisa à 4 anos atrás

Obrigado Mónica, de certo que vou encontrar com facilidade essas caixinhas e aplicar esta dica.

Comentado por Margarida à 4 anos atrás

Bem...adorei!!!!que óptimo aspecto!até dava vontade de comer!:-) Mónica os meus Parabens umas vez mais! és fantastica! e claro que sim, venham mais receitas :-) um beijinho

Comentado por Silvana à 4 anos atrás

Parabéns pelo site! Tenho mais uma sugestão para vós nessa carne picada! Experimentem picar (naquelas tipo 1,2,3) legumes e juntar na carne picada! cenoura, repolho, alho francês, courgette...... os Graúdos agradecem (além de render mais), e os mais "piquenos" comem legumes sem fazer birras (se for o caso). Numa jantarada com pedido especial de lasanha, achava eu que a carne picada era pouca (inexperiente), então juntei legumes que tinha.. além de sobrar um tabuleiro inteiro.. foi a lasanha mais cobiçada! Experimentem ;) Eu congelo TUDO o que consigo cozinhar! :D

Comentado por Silvia à 4 anos atrás

Olá Mónica! Hoje consegui seguir as tuas dicas!! e fiquei muito contente!! Comprei 1k e meio de rojões e mandei picar. Uma parte foi para almôndegas e o resto fiz bolonhesa e depois de frio congelei em duas partes iguais: uma para empadão e outra para esparguete á bolonhesa. Resumindo gastei 3,80 (para três pessoas) e deu para fazer três refeições. Muito obrigada pelas boas ideias!! Continua sempre Beijinhos

Comentado por liliana à 4 anos atrás

ola meninas duas coisas, uma e se preparas tudo em cru para congelar ou das uma fervura nas folhas de lasanha, outra coisa que apesar de ficar um pouco cara a longo prazo compensa. hoje foi as compras de mes e reparei numa assadeira tipo aluminio com tampa que da para ir ao forno e guardar que custa 5,99. em vez de estares a comprar essas assadeirinhas que depois tens de por fora. se quiseres depois posso tirar foto. continua com as boas ideias. bj

Comentado por Carina à 4 anos atrás

Olá Mónica, Como sempre, com ideias fantásticas, depois de ver este teu post começei a pensar em fazer o mesmo, mas lá está, nunca "apanho" 2kg de rojões moidos a 5€, está fora de questão, acabaria por me compensar exactamente nos dias em que chego exausta a casa... Bjinho

Comentado por Sandra Manuel à 3 anos atrás

Boa tarde. Antes de mais, muitos parabéns pelo seu blog. Encontrei-o numa pesquisa para lista de compras e não resisti a ler outros tópicos aqui. Muito uteis. Obrigada. Já agora, estava a imprimir as suas listas mas nem todas dá para fazer download. Por ex a lista dos congelados, não abre e ao copiarmos assim, só aparece a imagem mais pequena. Era possível dar-me essa lista? Queria muito utiliza-la. Obrigada e mais uma vez parabéns.

Comentado por Helena Rodrigues à 3 anos atrás

Olá Mónica. Gostaria de saber se tens informações sobre o tempo máximo recomendado para manter refeições cozidos no congelador. Obrigado. Helena Rorigues Cabo Verde

Comentado por sandram à 3 anos atrás

Olá Mónica, Antes de mais queria agradecer as dicas fantásticas. Eu não tenho o hábito de congelar refeições mas das poucas vezes que o fiz, a consistência bem como o sabor alteraram. Refiro-me à sopa. Eu costumo fazer creme de legumes (porque os meus filhos só comem sopa passada) mas depois de descongelar, a sopa fica com grumos. Beijinhos. Acompanho diariamente o teu site.

Comentado por Elsa Pires à 2 anos atrás

e vai a congelar depois ou antes de ir ao forno? é que já ouvir dizer que se pode assar no forno e deixar arrefecer e depois congelar... mas assim parece-me melhor, não sei porquê...

Comentado por Adelaide à 1 ano atrás

a lasanha deve .se congelar já cozinhada no forno ou antes ?

Os mais comentados