Search here...
TOP
Aproveitar Cozinhar Poupar

Produtos que deixei de comprar #3 – Polpa de Tomate!

Mais um produto que deixei de comprar, polpa de tomate.

Embora ache a polpa de tomate um produto barato, acho que a minha escolha vai mais pelo facto de ser muito mais saudável fazer em casa, aproveitei também uns frascos que tinha.

Desta vez não fiz muito, porque cortei alguns tomates e coloquei em cuvetes de gelo, como já tinha mostrado aqui.

A receita copiei deste blog.

Ingredientes:
tomates maduros
2 cebolas grandes
Azeite q.b.
alho em pó q.b.
salsa em pó q.b.
3 folhinhas de louro médias
pimenta q.b.

Preparo:

Lava-se os tomates, bem lavados e corta-se em cubos, se tiverem muita pevide tira-se alguma, se não deixa-se assim, depois num tacho grande corta-se as cebolas em picadinho e com azeite, faz-se um bom estrigido,acrescenta-se o alho em pó a gosto, as folhas de louro, a salsa em pó (pois não tinha fresca), sal e a pimenta em pó q.b. e deixa-se refogar bem refogadinho, e coloca-se o tomate já limpo e cortado aos bocadinhos e deixa-se cozer por hora e meia a 2 horas, mexendo de vez em quando, depois de bem cozidinho tira-se as folhinhas de louro e passa-se a varinha. Assim quente coloca-se nos frascos já préviamente limpos e esterilizados.

Já testei no arroz de tomate e ficou mesmo boa.

Se alguém fizer de outra maneira ou acrescenta outro ingrediente, faça o favor de partilhar.

Related Posts with Thumbnails

«

»

38 COMMENTS

  • Cristina

    Obrigada querida Mónica…como já tinha referido anteriormente em outro comentário,tb tenho uma vizinha que faz sua própria calda de tomate mas a sua é mto mais fácil…a da minha vizinha tinha d levar mtas voltas e mtos dias a espera!!!! Vou tentar…quando vier a altura do tomate, irei ao quintal da minha sogra e toda a experimentar!!!Vamos lá ver o que irá sair!!! Bjs e bom dia d trabalho. Xi grande ao Simão.

  • Cristina

    Obrigada querida Mónica…como já tinha referido anteriormente em outro comentário,tb tenho uma vizinha que faz sua própria calda de tomate mas a sua é mto mais fácil…a da minha vizinha tinha d levar mtas voltas e mtos dias a espera!!!! Vou tentar…quando vier a altura do tomate, irei ao quintal da minha sogra e toda a experimentar!!!Vamos lá ver o que irá sair!!! Bjs e bom dia d trabalho. Xi grande ao Simão.

  • Ilda

    Eu também não compro polpa de tomate, como tenho horta! Não faço tomatada, guardo os tomates inteiros na arca, quando quero tiro da arca coloco num alguidar com água quente e tiro a pele meto no tacho e fica optimo, se não quero encontrar o tomate passa a varinha.

  • Gianita

    Bom dia!
    Eu também gosto de fazer em casa em vez de comprar. Uma coisa que fiz o ano passado com tomate foi o tomate seco. É caríssimo e faz-se muito bem em casa. Pode ser no forno ou ao sol, sendo que a última solução é mais barata. O único problema é que rende pouco (daí ele ser tão caro). hei-de colocar no meu blog uma foto do tomate seco que fiz no ano passado e como o fiz. http://ardecasa.blogspot.pt/
    Resto de um bom dia!!!

  • mae_qb

    Só tu e a tua paciência para fazer estas coisas boas 😀

    jokas

  • Cris

    Olá Mónica,

    Gostei!

    E a conservação? Não se estraga? Normalmente fazes para quantos frascos?

    Tudo depende do que se consome, não é?

    Beijinhos.

    • Monica Dona de Casa

      Cris,

      Foi a primeira vez que fiz.
      Vi mais ou menos a quantidade para 2 frascos. Não uso muito por isso não quero fazer em quantidades industriais.

      Bj.

      M.

      • Filomena Santos

        Bom dia, Mónica,
        Eu já faço há anos. Temos horta e, por isso, dá jeito para escoar a produção. Eu coloco em caixas de plástico e congelo em doses pequenas para ir usando aos poucos. Depois de descongelado, aguenta uma semana no frigirífico, sem problemas. Acho que o segredo é o tempo de cozedura, tal como nos doces. Quanto mais apurado, mais conservado. Faço a mesma receita, mas ainda acrescento um pouco de bom vinho branco e uma ou duas nozes de banha.
        Já agora, outra ideia que podes aproveitar para aproveitamentos. Nas frutas da época, quando temos muita quantidade, podemos cozê-la em bocadinhos com apenas um fio de água no fundo do tacho, por alguns minutos. No final, passar a varinha ou no liquidificador e congelar o puré em doses individuais. Pode servir para sobremesa, para levar para o trabalho, para rechear bolos e tortas, para misturar com bolacha, ….
        Obrigado pelas tuas ideias.

  • Ines

    São mais ou menos quantos tomates?! 1Kg? Acho uma boa ideia.

    • Monica Dona de Casa

      Inês,

      Eu utilizei 6 tomates médios.

      Bj.

      M

  • maria

    Olá Mónica,
    O ano passado, plantamos muitos pés de tomateiro (só 150!!), quando aquilo começou tudo a produzir á séria não havia saladas/amigos/pais/cunhados que chegassem… Além do doce que fiz para oferecer no natal, o que me deu mesmo muito jeito foram os refogados. Tenho um tacho grande (daqueles que os meus braços não o abraçam), e fiz por 5 x refogado para congelar – Tomate, muita cebola, alho, louro ou mangericão e claro azeite, (não coloquei sal) deixei cozinhar cerca de hora e meia, passei com a varinha mágica, depois de arrefecer foi colocado em caixas (comprei na makro daquelas transparentes idênticas ás que geralmente nas churrasqueiras põem as saladas) e congelador. Geralmente em casa tenho sempre frango e carne picada, é o mais fácil para quando já se chega atrasada ou não apetece fazer jantar, vai tudo para o tacho ainda congelado e, em menos de nada o jantar está pronto.
    Cheguei a dar algumas caixinhas já com o refogado congelado.
    Um beijo
    Maria

  • Tânia Vieira

    Eu ainda nao fiz.. mas já tinha pensado seriamente em começar a fazer o meu proprio molho de tomate… estou só a aguardar que os tomates que estao a crescer no meu quintal amadureçam..

  • sonia

    Bom dia,
    Eu também deixei de comprar polpa de tomate já á bastante tempo. como os meus pais dão-me sempre muitos tomates eu faço este preparado e coloco em frascos de vidro e o restante congelo em doses individuais. Opto por colocar também um pouco de pimento vermelho e cenoura, pois assim acho que fica mais rico e aveludado.
    Aproveito para referir que gosto muito das suas dicas.
    Sónia

  • Sonia Pinto

    Olá uma vez mais Mónica
    Gostei da ideia pois é concerteza muito mais natural, mas será que compensa? é que a cozer 2h30, é muito gás ou luz gasto…

    • Monica Dona de Casa

      Sónia Pinto,

      Eu não cheguei a deixar tanto tempo, também me fez confusão, esteve ao lume uns 45 mintos, para a proxima uso a panela de pressão 🙂

      Bj.

      M.

  • Susete

    Obrigada pela partilha. No verão tenho sempre muitos tomates e nunca sabia muito bem o que lhe fazer.

  • Raquel

    Olá, Mónica!
    Por acaso não tenho o hábito de fazer isso, talvez porque é um produto barato e até não uso assim muito (ás vezes compro garrafas pequenas e chega-se a estragar). Ainda ontem mandei vir uma garrafinha pequenina, mas só porque esta semana vamos fazer pizza. 😛 Mas quando acabar vou experimentar fazer em casa, mas vou é juntar também manjericão fresco. Adoro manjericão e tomate!

  • Sandra

    Olá Monica!
    também já pensei fazer. parece-me super prático. mas quanto tempo se conserva no frigorifico ? 1 mês ? às vezes a minha própria polpa de tomate (de compra) chega a estragar-se. é que tenho o hábito de ter sempre tomates congelados e acabo por usar pouco. mas com esta polpa já feitinha, ui, os cozinhados ficam super rápidos como eu gosto.
    Beijinhos

  • Gianita

    Já agora, deixem-me acrescentar que esta polpa de tomate se aguenta fora do frigorífico se usarmos a técnica de voltar o frasco ao contrário, enquanto arrefece. Eu também junto um pouco de sumo de limão, por ser anti-oxidante. Tenho uns frascos do ano passado no despenseiro que não têm bolor!!

  • Carolina

    Obrigada pela dica. Já tinha pensado fazer isso mas ainda não sabia muito bem como. Vou experimentar para a próxima vez que tiver um monte de tomates maduros, em vez de congelar tudo faço também polpa.
    Abraço Carolina

  • Vera

    E quanto tempo dura no frigorifico? é que o comprado até dura bastante tempo.

  • Eu junto sempre oregãos ou manjerona… e faço na Bimby. 🙂
    Pat http://feiticodacozinha.blogspot.pt/

  • Jenny Francia

    Ah, adorei a idéia… Nada mais saudável do que fazer o próprio molho de tomate. Aqui em casa compramos a polpa de tomate (ou extrato) aquele do elefantinho, ela é bem concentrada e rende muito, mas nada substitui o bom e velho molho caseiro. A idéia é ótima e pode fazer pra congelar tbm! Adorei. Bjos

    Hoje no Papo de Amélia está falando sobre faxina!
    http://novopapodeamelia.wordpress.com/

  • Jenny Francia

    Adorei a receita! Muito boa e fácil de fazer. Aqui em casa também somos adeptos ao molho caseiro, mas as vezes na correria vamos de extrato de tomate pronto mesmo.
    Bjs

    Hoje o Papo de Amélia está falando sobre faxina! http://novopapodeamelia.wordpress.com/

  • idaleta

    ola monica
    eu vou deixar a minha receita mas não de polpa e sim de "conserva" de tomate porque o meu marido gosta de encontrar todos os outros temperos então eu faço no verão quando o tomate é mais barato e é do nosso. arranja-se o tomate da mesma forma cortadinho sem as grainhas mas se for alguma não ha problema, depois de arranjado vai-se colocando bem apertado nos frasco de vidro, utilizo os de grão ou feijão que a tampa veda bem, depois fecha-se muito bem o frasco e coloca-se dentro de uma panela com agua fria ate tapar bem os frascos, depois acende-se o fogão e deixa-se ao lume a ferver durante 15 minutos depois apaga-se o fogão e deixa-se arrefecer a agua retiran-se e é so guardar fora do frigorifico, podem caonfiar que vai durar mais de um ano, e que os frascos não vao estalar. eu faço sempro no verão e duram ate quase ao outro verão. espero que esperimentem e saboroso e de qualidade raramente utilizo de outra forma.

  • Teresa C.

    Olá Mónica,
    Obrigada pela partilha, julgava que era bem mais complicado de fazer.
    Acho que me vou aventurar a fazer tão cedo arranje uma promoção de tomate…
    Bom fds.
    Bjs,
    Teresa C.

  • Djamila

    porque nao consigo comentar aqui?

  • Djamila

    Fiz um comentario mas deu erro. So queria dizer que achei a ideia optimo, ainda por cima tendo em conta que tenho uma filha de 3 aninhos a quem eu quero dar comidinhas mais saudaveis, mas os produtos organicos sao tao caros. Vou com certeza experimentar essa receita caseira. Beijaoo e obrigada

  • Gianita

    Olá! É só para dizer que já coloquei no meu blog um post sobre o meu tomate seco. Já não deu para colocar o meu molho de tomate, porque já o gastei e não podia fotografar; tenho pena, porque o guardei em frascos fora do congelador e mantiveram-se durante bastante tempo.
    Até à próxima!

  • Joana Carvalho

    Olá Mónica e Simão!
    Adorei a a ideia mas fiquei com 2 dúvidas:
    1h e meia a 2h, não é tempo demais a cozinhar? Porquê tanto tempo?
    A polpa caseira não azeda? A mim um frasco de compra dura cerca de 1 mês, mas tenho medo que a caseira azede.
    Bjs e obrigada pela partilha

    • Monica Dona de Casa

      Joana Carvalho,

      Eu como podes ler num comentário em cima, deixei por 45 minutos e mesmo assim, acho muito tempo.

      Em relação à polpa caseira azedar, não tenho razão de queixa. Gasto antes disso 🙂

      Bj.

      M.

  • Adriana

    Já experimentei Mónica e fica muito bom, como a semana passada o tomate estava com 50% em cartão no continente, abasteci-me fiz logo uma dose de polpa e o resto congelei para fazer mais!

  • Carina

    Queridas, para conservar melhor (dica da minha sogra) quando encherem os frascos, não encham até acima, deixei um espaçinho e encham o restinho do frasco com azeite, de modo a cobrir toda a polpa… Ajuda a conservar e não criar bolor, não uso muito, mas também fiz com 7kg de tomate, deu me para quase 10 frascos e guardo sempre na despensa e dura bastante tempo.

    Carina

  • Mário

    Eu não sei fazer nada disto

  • rosa nogueira

    ola a todos, eu nunca espermentei fazer polpa de tomate até porque não tenho horta, já fiz foi doce de tomate que por acaso gosto muito, mas este ano dera-me bastantes tomates e estou decidida a ir fazer para expermentar porque ja congelei muitos e ja não tenho espaço para mais e como não quero deitalos fora porque nos dias de hoje temos que aproveitar o que temos, por isso vou tentar e espero que não se estrague facilmente, obrigado a todos pelas dicas e boa sorte.

  • Dulce

    Olá Mónica,
    é a minha primeira visita ao blog. Quero começar a sistematizar a gestão do orçamento familiar e ando à procura de dicas 🙂 , mas o que quero comentar agora é a "folhinha de louro". Não deve usar-se a folha inteira; deve sempre partir-se, no setido do comprimento, e retirar o veio central, pois contém cianeto.
    Parabéns pelo blog.

  • Ani

    querida mónica, também faço o seu molho, mas quero contribuir com uma outra idéia. Para além do que coloca, eu acrescento alho francês, courgette, pimentões e cogumelos. A quantidade varia conforme o que tenho no momento, nunca fica igual. Espero que gostem.

  • luigi di assisi

    Oi mônica , existe uma grande diferença, entre a polpa de tomate e o molho que você faz. Muito saudável ,mas a polpa de tomate é processada com rigorosa escolha de frutos, lavagem, retirada de pele e sementes, e concentrada de forma a atingir os parâmetros de normas técnicas.Conheça nosso site http://www.sorgattoalimentos .com.br,

    Abraços

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *