Bem, eu tinha que começar por algum lado nesta minha aventura de fazer bolinhos, biscoitos e doces, por isso decidi começar pela receita mais fácil do Livro da Nigella 😉

Como tinha muitas  laranjas que comprei na praça, decidi fazer os Queques de Laranja.

Mexi tudo à mão como indicava a receita.

E ficaram deliciosos….deu para 12 ( faltam 2 na imagem porque o meu companheiro deu-lhe o cheiro a bolinhos feitos na hora e comeu logo 2 ). GULOSO!!!

Aqui está a Receita dos Queques de Laranja da Nigella:

Ingredientes:

75 gr de manteiga sem sal

250 gr de farinha com fermento

25 gr de amêndoa ralada

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento em pó

75 gr de açúcar branco

Raspa de laranja

100 ml de sumo de laranja natural, fresco

100 ml de leite

1 ovo

1 tabuleiro para 12 queques com 12 formas de papel

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200 ºC

Derreta a manteiga e reserve. Misture a farinha, a amêndoa ralada, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó, o açúcar e a raspa de laranja numa taça grande.

Misture o sumo de laranja e o leite numa taça e junte o ovo e depois a manteiga derretida já fria. Agora misture os ingredientes líquidos e os sólidos enquanto vai mexendo com um garfo.

A massa vai ficar grumosa, mas é mesmo essa a ideia: o objectivo é que os ingredientes fiquem o menos misturado possível, O segredo do queque é nunca ficar demasiado bem mexido.

Com uma colher, tire a massa para as formas de queque e leve ao forno durante 20 minutos. Retire-os, com os invólucros de papel, para um tabuleiro e deixe arrefecer um pouco ( mas não totalmente ) antes de os devorar.

E ao fim da tarde, fiz um cházinho de tília e soube-me tão bem!

Related Posts with Thumbnails