Mais uma receita que foi pedida neste Menu da Semana.

Ingredientes para 4:

8-12 Lulas pequenas, cruas, limpas, lavadas e enxugadas.

150 gr de manteiga

1 colher sopa de azeite

1 cebola pequena, finamente picada

280 gr de arroz arborio

1.25 l de caldo de peixe ou de galinha, a ferver

sal e pimenta

3 dentes de alho, esmagados

85 gr de queijo parmesão ralado

2 colheres sopa de salsa fresca finamente picada para guarnecer

Preparação:

1 – Corte as lulas ao meio, no sentido do comprimento e faça incisões horizontais e verticais com uma faca bem afiada.

2 – Num tacho, em lume médio, derreta 2 colheres de sopa de manteiga com o azeite. Refogue a cebola, mexendo, até ficar tenra e alourada. Junte o arroz e mexa até os grãos fiquem translúcidos. Vá juntando o caldo ( uma concha de cada vez ). Sempre a mexer, junte mais líquido, assim que o arroz tiver absorvido o anterior. Deixe cozer durante 20 minutos ou até o líquido ter sido absorvido e o arroz estiver cremoso. Tempere com sal e pimenta.

3 – Quando o risotto estiver quase cozido, derreta 115 g da manteiga restante numa caçarola de fundo espesso. Junto o alho e refogue, em lume brando, até ficar tenro. Levante o lume para forte, junte as lulas e salteie, não mais de 2-3 minutos ou as lulas ficarão rijas. retire-as da caçarola escorrendo-as e reservando a manteiga de alho.

4 – Retire o risotto do lume, adicione, mexendo, o resto da manteiga e, em seguida, o queijo parmesão até derreter. Transfira para pratos aquecidos e coloque as lulas por cima. Regue com um pouco da manteiga de alho e sirva de imediato, polvilhando com salsa picada.

Related Posts with Thumbnails