Para não se tornar num texto muito longo e maçador, vou dividir as dicas de como reclamar por vários posts, todas as semanas coloco uma e assim torna-se mais fácil para mim e para os leitores deste blog. Por isso aqui vai a 1ª parte:

Para fazer uma reclamação mais eficaz, convém ter em conta algumas destas regras simples:

1 – Identifique os intervenientes, indicando os nomes ( ou denominação social, no caso de uma empresa ), as moradas completas e, eventualmente, o seu número de telefone, para facilitar o contacto.

2 – Situe os factos. Não se esqueça de mencionar o local e a data de comunicação.

3 – Descreva o sucedido de forma clara e precisa e conclua com o que pretende da outra parte.

4 – Junte eventuais documentos relevantes para a compreensão do assunto ou para comprovar os sues direitos ( apenas cópias, nunca os originais ).

5 – Assine a comunicação.

Tenha em conta que uma carta simples apenas permite comprovar que o remetente a enviou. A modalidade com aviso de recepção tem como objectivo demonstrar que o destinatário a recebeu efectivamente, pois tem de assinar o impresso próprio para esse efeito. É a forma mais habitual de enviar correspondência em caso de conflito: é prática, simples e razoavelmente eficaz.
Por isso, é a mais indicada para a maioria das situações.

Quanto ao telefax, muitas máquinas emitem um documento comprovativo da recepção pelo destinatário, que deve ser guardado.

Pode também usar-se o e-mail, como meio de contacto. O envio de correio electrónico também permite, obviamente, a prova do contacto. Usando as funcionalidades dos programas mais comuns, consegue-se que estes emitam a quem envia um comprovativo da recepção, e até da sua leitura, pelo destinatário.

Um site muito útil:

http://www.queixas.co.pt/index.php

Na próxima semana volto com o tema “ Compra, Venda e Garantias “

Fonte: DECO, a foto retirei da internet
Related Posts with Thumbnails