Olá a tod@s!

Cá em casa, começamos a introdução ao uso do penico. Segundo aquilo que lemos, a introdução do penico deve ser feita entre os 18 e os 20 meses, pois começa a existir o controlo dos esfíncteres.

No entanto, nós sempre respeitamos muito os timings do nosso bebé, e tínhamos falado em faze-lo com calma e serenidade, colocando o penico à disposição do nosso bebe, para que o começasse a conhecer e a habituar-se a sentar lá.

Um truque que para nós funcionou às mil maravilhas, visto que o nosso bebé adora livros, foi comprar um livro sobre a ida ao penico, com autocolantes para colocar numa tabela de recompensas, que também colámos na parede da casa de banho.

 Também criamos um espacinho na casa da banho com o penico, o livro, e os autocolantes, para que o nosso bebé se sentisse bem naquele espaço, e que pudesse começar a tomar a iniciativa de ir ao penico, ou pedir para fazer xixi e/ou cocó.

O que é certo é que o sistema de incentivo com os autocolantes resultou muito bem, e o nosso bebe começou a usar o penico ainda antes dos 18 meses. Claro que o retirar da fralda ainda irá demorar, mas é óptimo que o bebe se vá habituando aquele objecto.

E com vocês, como foi a introdução ao uso do penico?

Têm mais algumas dicas que funcionaram com os vossos bebés?

Obrigada 🙂

Related Posts with Thumbnails