Search here...
TOP
Familia Rubrica Vida

Tudo o que precisa de saber sobre pulgas de cachorro!

As pulgas podem adorar os cachorros, mas são ao mesmo tempo o seu pior amigo. É que este parasita pode afetar gravemente a vida do seu animal de estimação. Além de provocar grande desconforto, pode levar, em último estágio, à sua própria morte. Além disso, são ainda bastante incómodas para o ser humano também.

Todo o mundo sabe como são as pulgas. Minúsculas, muito ágeis e capazes de saltar a alturas impressionantes para o seu próprio tamanho. Isso faz com que sejam muito difíceis de detetar à primeira vista. O mais certo é só darmos por elas quando elas já estão a viver no animal. Como qualquer parasita, a pulga sobrevive alimentando-se do sangue fresco do seu hospedeiro e vivendo no corpo do animal.

Qualquer cachorro pode apanhar estes parasitas, pois estão sujeitos à picada da pulga, mesmo que alguns pareçam mais propensos a parasitas do que outros. As pulgas causam muita coceira no animal, podendo ainda provocar quadros de alergia, mais ou menos graves. Além disso, causam muito estresse no animal que, com tanta coceira, se tornam irritadiços, não conseguem descansar e podem provocar mesmo dor.

Isso significa que as pulgas no cachorro podem degenerar noutros sintomas, mais ou menos graves. É o caso da apatia ou da perda de apetite, a dificuldade em dormir pelo desconforto e, claro, infeções e irritações no corpo. É por isso que deve estar sempre atento ao comportamento do seu animal, de forma a poder detetar de forma precoce qualquer alteração no seu dia-a-dia e poder actuar de forma imediata.

Como se isso não bastasse, a pulga é ainda um parasita bem complicado de exterminar. É que cada animal destes pôr cerca de meia centena de ovos por dia, o que significa que são cerca de 600 ovos durante todo o seu ciclo de vida. É fácil perceber como é que elas proliferam tão rapidamente. Uma praga de pulgas em casa alastra assim de forma rápida, sendo difícil de controlar. Quando dá por ela, já está bem instalada e desenvolvida pelos eu lar.

Além disso, as pulgas podem carregar outras doenças consigo. Tudo isto são fatores mais do que suficientes para as combater. É a saúde e o bem-estar do seu cachorro que está em causa, mas também a sua e a da sua família. Ninguém quer compartilhar casa com uma praga destas. Aliás, existem poucas coisas mais incómodas do que isso.

As pulgas adoram locais quentes e secos para se reproduzirem. Daí que os tapetes, carpetes, sofás, almofadas ou cobertores sejam locais privilegiados. Para acabar com uma praga de pulgas deve, por isso, higienizar muito bem todos estes produtos, especialmente aqueles onde o seu animal costuma estar. Lave-os muito bem e, de preferência, recorra a produtos especializados para o combate a pulgas.

Consulte imediatamente o seu veterinário. Além de ser a pessoa indicada para lhe poder recomendar o melhor produto anti-pulgas, devidamente certificado e com garantia que não causa efeitos secundários em si ou no seu animal, irá também auscultar a saúde do seu cachorro. Ele saberá como agir, se será necessário fazer mais exames e se é preciso recorrer a antibióticos. Em caso de dúvidas, o veterinário é também o profissional indicado para prestar todo o tipo de esclarecimentos.

Além disso, deve ainda apostar na prevenção, já que essa é a melhor arma para combater este tipo de parasitas. Para isso, deve apostar em medidas de higienização regulares, lavando os cobertores e brinquedos do seu cachorro de quando em vez. Deve ainda higienizar os locais onde ele passa mais tempo com alguma regularidade também.

Caso tenha um gramado onde o seu animal costuma passar tempo, deve ainda certificar-se de que mantém a grama curta. As pulgas gostam também de se reproduzir nesse ambiente e ao manter o seu gramado aparado estará a contribuir para prevenir possíveis pragas. O seu cachorro irá agradecer, assim como você e a sua família. O mais importante de tudo é garantir que adota uma postura inteligente, sensata e responsável, mantendo-se atento a possíveis mudanças de comportamento do seu cachorro, assim como o aparecimento de sintomas, como coceira súbita e permanente. E lembre-se, quanto mais rápido agir, mais eficiente será a solução.

Texto: We are family

Related Posts with Thumbnails

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *