Search here...
TOP
Coisas Minhas Poupar

Viver com Menos #96 – O Consumismo!

No outro dia estava à conversa com uma colega de trabalho e falávamos do consumismo. Dos aparelhos eletrónicos, dos gadgets, de tudo o que temos e não precisamos. Da obsessão dos miúdos.

Chegámos à conclusão que é um exagero e um abuso.

Só para terem uma ideia do que penso sobre este assunto. E não é só porque não posso a nível monetário, é porque penso mesmo assim e vivo desta maneira.

O meu telemóvel está super desactualizado (já há mais 5 versões acima do meu) e enquanto durar está óptimo. E tenho um “tão bom” porque preciso de tudo o que lá tenho. Não tenho uma aplicação que não uso. Não preciso mesmo de um telemóvel topo de gama.

Não tenho tablet.

Tenho um mp3 velhinho (como mostrei aqui) e o meu pc é antigo. Tem uns quantos anos e funciona. Não preciso da versão xpto para viver. Aliás só o ligo em casa para agendar posts e trabalhar no meu próximo protejo.

Não ligo nada a tecnologias. A minha agenda é em papel, tenho um ou outro lembrete no telemóvel porque dá-me jeito ter o aviso.

Vejo o consumismo por aí e assusta-me. Só para vos dar um exemplo. Recebo imensas encomendas de colegas no local de trabalho e faz-me confusão. A mim que não tenho disponibilidade para isso, mas as vendas on-line são à distância de um clique e acho que isso influencia. Acredito que 95% dos meus colegas encomendam tudo on-line (para não dizer 100%).

Os convívios nos centros comerciais também “são culpados”, as amigas (já lá vai o tempo em que comprava porque as amizades influenciavam), o “andar na moda” é prejudicial à nossa carteira. Quem gosta de nós, não liga se temos uns Adidas Superstar originais. Eu então tenho umas réplicas que comprei na feira. Parecem mesmo originais e uso só de vez em quando, porque só vejo pés com Adidas. Perco logo a pica de os calçar.

Tudo isto tem um preço e depois de tanta vivência, tanto erro, vejo que isso não é para mim.

Estou a ler um e-book sobre este assunto e tem sido um autêntico “abre-olhos”. Tanta coisa que está lá que quero aplicar na minha vida. Tanta coisa…

Quando acabar partilho com vocês.

Related Posts with Thumbnails

«

»

6 COMMENTS

  • Joana Carvalho

    Este post podia ter sido escrito por mim. Totalmente de acordo!

  • Manu

    Podias postar o nome do e-book que tas a ler.. super interessanteeste post…

  • Joana

    As tuas colegas de trabalho vão gostar de ler este post!!!
    A falar delas nas costas…. que interessa se fazem ou não encomendas..

    • Mónica Dona de Casa Perfeita
      AUTHOR

      Joana querida,

      Quais colegas?
      As que concordam comigo?
      As que na brincadeira ate dizem para bloquear o acesso, para não comprarem mais?
      Falar nas costas?
      Fofuxa, não comente o que não sabe.
      Dei um exemplo do facilitismo das compras online. Que isso pode induzir uma pessoa a cometer excessos.
      Vá, não seja chata.
      Volte sempre e traga amigas
      Dois beijinhos

  • Cláudia

    Concordo. E por caso não sou nada ligada a essas coisas e acho também um exagero os brinquedos que dão aos miúdos.

    Beijocas

  • Ana Bonvin

    – O problema nao é consumir, é nao saber consumir! Um pouco mais caro mas melhor qualidade, que barato e duas semanas depois vai para o lixo! Nao quero dizer que tudo o que é barato é fraco, mas na maior parte dos produtos sim (roupa, calçado, …) e visto que as pessoas perderam o senso de consumir, as empresas fazem cada vez mais produtos low-cost, lojas fast-mode ou fast-fashion, onde as pessoas vêem que a roupa é barata e nem experimentam!
    – As pessoas sao menos materialistas, não no sentido de estar sempre procurar satisfaçao e alegria a comprar bens materiais (isso é o que temos ao redor), materialista no sentido de tomar cuidado com os bens materiais que já possuimos. Eu durante tempos até hoje, as pessoas me chamam de materialista, só porque eu dou valor ao que tenho e não quero que se estrague rápido, porque custa-me a ganhar para ter as coisas!
    Hoje em dia as pessoas pensam, "se estragar nao faz mal, compro outro!"
    – As novas tendencias todas as semanas, que "obrigam" as pessoas a comprarem! Chega a um ponto que nem "nós" somos donos da nossa carteira. Mesmo em silencio as lojas conseguem nos manipular. Uma semana têm a tendencia da blousa com corte em barco vamos la comprar porque esta na moda, na semana seguinte essa blousa ja nao está na vitrine e no lugar têm uma t-shirt com macacos desenhados e lá vamos comprar porque é a nova moda. De podemos evitar claro que sim, mas para isso temos de parar de ver televisao, ler revistas, desligar o telemovel para nao ver as influencias dos bloggers….
    Chegamos a um ponto que perdemos a nossa personalidade, o nosso estilo vestimentar…
    – Temos muitas escolhas, e opçoes. Hoje sim e amanha nao!
    E quero e ja nao quero….
    Começei este comentario com muita vontade de dar a minha opiniao, mas ao reler vi que estava a ficar muito longo, posso continuar mas como tenho a opçao de parar é o que vou fazer, parar por aqui! ( Chegamos a um ponto em que viramos Bipolar 😉 )

    Gostei do seu post Monica! Uma boa noite

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *