É o “normal” para muitas pessoas. Trabalhar remotamente.
Conheço pessoas que estão desde Março, sem ir um dia sequer ao escritório.
Eu desde o inicio da pandemia que tenho ido.
Voluntariei-me logo para ir alguns dias por semana porque para mim ter a minha rotina é muito importante. Quem passou por uma depressão sabe do que estou a falar. Eu preciso de sair de casa.
Mas nos dias que estou a trabalhar remotamente tento aplicar as seguintes dicas para que a rotina não falte e que o processo seja o mais normal possivel.
Ora atentem:
- Mantenho a minha rotina matinal
Eu quando estou a trabalhar de casa acordo uma hora e meia mais tarde, mas o resto faço igual. Tomo banho, visto-me, maquilho-me na maior parte dos dias, arrumo a casa e tomo o pequeno almoço sentada e com tempo.
- Cumpro o meu horário de trabalho
O meu horário é das 08 às 17 e embora comece a trabalhar um pouco antes das 08, às 17 em ponto eu desligo.
Geralmente tenho tudo orientado que me permite ter esta postura. Se for preciso acabar algum tema, é obvio que não me importo, mas por sistema não acontece.
Preciso do meu tempo depois do trabalho. Nem que seja para me sentar no sofá.
- Tenho as minhas tarefas bem delineadas
Quando vou para o escritório, faço tudo o que tiver que fazer lá e deixo a parte mais administrativa para os dias que estiver em casa. Envio de emails, actualização de ficheiros, arquivo digital, etc..
Trago sempre o bloco com as tarefas que tenho para fazer e sigo os itens até estarem completos. Vejo também as tarefas que tenho agendadas no calendário do Outlook.
- Faço as minhas pausas
Quando estou no escritório eu costumo tirar 10 minutos de manhã e 10 minutos de tarde, para comer qualquer coisa.
Antes da pandemia eu e as minhas colegas iamos juntas para a copa e era um convivio muito bom. Tenho muitas saudades disso.
Agora, quando estou a trabalhar em casa, faço as mesmas pausas, nem que seja para ir à janela ver como está o tempo.
- Separo a vida pessoal da vida profissional
Assim que bate as 17 eu desligo o portátil e arrumo tudo o que tenha a ver com o lado profissional. Eu não quero estar às 19 horas, sentada no sofá a ver o computador. Nem pensar. Amanhã é outro dia.
- Hora de almoço produtiva
Na hora de almoço e antes de comer, faço os meus 15 minutos de plataforma vibratória e só depois é que almoço. Vejo também as noticias do dia. Gosto de estar informada, mesmo que as noticias não sejam animadoras.
- Coffee Breaks
A minha empresa incentiva o contacto com os colegas nesta altura de pandemia. Por isso os cafés virtuais são aconselhados.
Eu e as colegas com quem tenho um contacto mais próximo, temos sempre no calendário um tempinho para falarmos. Muitas vezes até estamos as 3 a trabalhar, mas falamos e matamos saudades. Faz sempre muito bem.
- Mini-Escritório
Esta é a parte que me falta.
Eu na minha casa não tenho espaço para colocar uma secretária e uma cadeira de escritório e faz muita diferença.
Acho que o conforto a trabalhar é muito importante e eu ando a saltitar da cozinha para a sala porque não tenho cadeiras confortáveis para estar 8 horas a trabalhar.
É uma lacuna que tenho, por isso se tiverem espaço e possibilidade de terem um mini-escritório, eu aconselho.
- Hidratação
Tenho sempre ao lado do computador a garrafa de água ou o termo com o chá. Tinha sempre ao meu lado no escritório e agora em casa continuo com este hábito.
- Luz
A luz no espaço de trabalho em casa é muito importante e por isso estou sempre na parte da divisão onde está mais luz. Levanto os estores para ter sempre luz natural.
- Caminhadas
Faço uma caminhada pelas redondezas depois do trabalho, em muitos dos dias que estou em casa. Faz toda a diferença. Sempre de máscara e sempre em locais pouco frequentados.
E estas são as minhas dicas.
Tentem criar as vossas para que o trabalho em casa seja o mais normal possivel.
2 COMMENTS
Isabel
4 anos agoEu admito que falho na parte das pausas…
Mónica Dona de Casa Perfeita
4 anos ago AUTHOROlá Isabel,
É essencial, para descansar o cerebro 🙂
BJ
M