Ao limpar uma cozinha, nem sempre é possível focar em todas as necessidades da mesma. No entanto, de tempos em tempos, é necessário tomar atenção a questões específicas, como os armários ou os eletrodomésticos.
Neste conteúdo iremos dar uma abordagem sobre essas questões, para que inclua no seu plano de limpeza.
1. Limpe os armários e gavetas
Os armários e gavetas são partes que ficam esquecidas na cozinha com muita facilidade, principalmente se organizar os utensílios com regularidade. No entanto, além dessa organização, é necessária uma limpeza mais aprofundada.
Uma vez por mês, retire todos os utensílios e limpe os armários e gavetas. Se existirem utensílios que não são lavados há algum tempo – por falta de uso – lave-os. Assim que os armários estiverem limpos e arejados, volte a arrumar os utensílios.
Lembre-se, ainda, de limpar as portas dos armários e os puxadores. Se necessário, pode remover os puxadores e voltar a colocá-los posteriormente.
2. Limpe os eletrodomésticos
Os eletrodomésticos devem ser limpos com frequência, tanto por uma questão estética e de higiene, como para que seja mantido o bom funcionamento dos mesmos. Neste grupo, incluem-se os fogões e placas, os fornos, os frigoríficos, torradeiras e tostadeiras, entre outros.
Existem produtos próprios que irão garantir uma limpeza mais rápida e profunda para cada um dos eletrodomésticos. Esses produtos, normalmente, devem ser aplicados e ficarem a atuar durante um determinado tempo.
Pode, se preferir, usar produtos generalizados, mas corre o risco de não ter uma limpeza tão profunda.
Tenha em atenção que deve desligar os eletrodomésticos da tomada antes de os limpar, de modo a evitar possíveis choques elétricos. Após a limpeza, espere que os eletrodomésticos sequem totalmente antes de os voltar a ligar.
3. Limpe e desinfete objetos e superfícies
A cozinha tem muitos espaços húmidos que se não forem limpos corretamente podem acumular bactérias, dando cheiros caraterísticos à cozinha. O lava-loiças é um dos principais locais numa cozinha.
Além disso, as bancadas, as torneiras, as maçanetas das portas, entre outros locais de uso comum, também acumulam bactérias com alguma frequência. Importantíssimo também é a limpeza de porcelanas e estátuas que estejam expostas na cozinha.
No caso das estátuas religiosas, a limpeza irá garantir a harmonia no espaço. Se este for também um local onde pára ao final do dia para fazer a sua oração, o cuidado irá garantir uma melhor conexão.
A limpeza destes objetos, e de todos os outros referidos acima, pode ser feita com desinfetante, para impedir a acumulação de bactérias. No caso das estátuas religiosas em metal, se tiverem manchas, use soluções ácidas.
O desinfetante, além de garantir a limpeza destes objetos e superfícies, também irá manter um ambiente agradável dentro de casa. O nosso conselho é comprar embalagens maiores para que durem alguns meses, como as que se encontram na holyart.pt.
A Holyart é uma loja online dedicada à arte sacra e que tem duas opções de produtos que o vão ajudar a limpar a sua cozinha em profundidade. Tem um detergente desinfetante de 5 litros a 13,90€ e um detergente antibacteriano, também de 5 litros, a 19,90€.
Estes produtos podem ainda ser usados para limpar cadeiras, azulejos, mesas de refeições, entre outras superfícies.
Ao usar este tipo de produtos para limpar os locais mais húmidos e as superfícies, conseguirá evitar odores na sua cozinha.
4. Não lave os vidros em dias de sol
Um dos erros mais comuns ao limpar a cozinha é lavar os vidros nos dias de sol. Apesar de parecer uma boa ideia, até porque os vidros vão secar com mais facilidade, é uma péssima ideia para os mesmos.
Mas afinal porque não os deve lavar em dias de sol? Os produtos usados para limpar os vidros tendem a secar muito depressa, e, se usados em dias de sol, podem causar manchas difíceis de remover.
O melhor será optar por dias em que o tempo esteja ameno, para que o produto atue sem problemas.
5. Erros comuns ao limpar a sua cozinha
Já que falámos de um dos erros mais comuns durante a limpeza da cozinha, vamos comentar mais dois que talvez lhe sejam familiares.
O primeiro é o colocar toda a loiça na máquina de lavar, isto porque nem todas as peças são adequadas à lavagem em máquinas. As frigideiras e as peças pintadas à mão, por exemplo, não são indicadas. Em caso de dúvida, lave a peça ou utensílio manualmente.
O segundo erro é a não limpeza das máquinas de café com regularidade. Estas máquinas, dependendo do uso, devem ser limpas diariamente ou semanalmente, de modo a evitar cheiros na casa e alterações na qualidade do café.
Adapte estas dicas ao seu plano de limpeza mensal e tenha toda a casa sob controlo.
Leave a Comment