Eu congelo sopa muitas vezes.
Porque gosto de variar e geralmente tenho sempre 2 qualidades de sopa no frigorífico/congelador.
Escrevi sobre isso no link em baixo:
Gestão do tempo do dia-a-dia #9 – Variedade de Sopa!
Já congelei em grandes quantidades, quando tinha uma arca congeladora, mas agora como tenho um congelador pequeno e eu estou sozinha, congelo apenas 2 doses, geralmente para quinta e sexta feira, já que no sábado faço sopa novamente.
Congelar sopa tem os seus truques e já que me perguntam muito sobre o assunto eu com o tempo fui aperfeiçoando o método e agora fica sempre boa.
Vejam como eu faço:
1 – Descongelo a sopa à temperatura ambiente, colocando depois (quando está quase descongelada) no frigorífico. Não dá para colocar logo no frigorifico, porque assim demora 1 semana 🙂
2 – Retiro a água acumulada com a congelação. Como podem ver pela imagem, ela sai bem. Basta escorrerem com a ajuda de uma colher (como na imagem seguinte).
3 – Eu agora aqueço a sopa no fogão, em vez de utilizar o microondas. Fica muito melhor.
E ficou optima. Esta sopa é de espinafres e está como eu gosto. Espessa e cremosa. Uma delicia.
Sei que é melhor comer sopa sem ir ao congelador mas se seguirmos estes métodos ela fica boa na mesma e ganhamos muito tempo.
Para mim funciona.
2 COMMENTS
Ricardo
6 anos agoA Mónica, ao escorrer a água, está a deitar fora nutrientes porque essa água é da própria sopa. Apenas ficou "desligada" dos legumes triturados, por via da congelação.
Eu sugiro que experimente não deitar a água fora e que, depois de descongelar, ferva a sopa para voltar a ligar tudo. Fica novamente como se tivesse sido acabada de fazer.
Ana
6 anos agoQue engraçado eu em vez de retirar agua as vezes acrescento mais e aqueço no fogão mexo muito bem e volta a ficar bem cremosa novamente.