Search here...
TOP
Aproveitar Cozinhar

Aproveitar: Óleo da Fritura!

No sábado passado tive o meu pai cá a almoçar e fiz filetes e pescada frita com arroz de tomate e salada.

Estava delicioso.

Não faço muitos fritos em casa (nem me lembro a última vez que fiz batatas fritas) mas peixe frito é mesmo uma das refeições que mais gosto e de vez em quando faço para matar o desejo 🙂

O óleo da fritura ficou como mostro na imagem em cima. Quando olhei para o frasco pensei em levá-lo para a reciclagem mas depois lembrei-me de ver se dava para aproveitar nem que fosse mais uma vez.

Edit: Esqueci-me de mencionar que o oleo ficou desta cor, por causa da farinha e o ovo e também por causa da maquina fotográfica 🙂

E assim foi.

Passei-o pelo passador e por um pano e o resultado está à vista.

Tinha uns calamares no congelador e pensei em aproveitar as sobras do arroz de tomate e fiz para o meu almoço de 2ª Feira.

O óleo ficou impecável e os calamares também.

E assim se aproveita 🙂

Também costumam aproveitar o óleo? Quantas vezes?

 

Pré-venda a decorrer no site da Editora Guerra e Paz, mais detalhes aqui.

EDIT: Para leitoras do estrangeiro sem numero de contribuinte, é favor colocar 999999999 para fazerem a vossa encomenda, ok?

 

Related Posts with Thumbnails

«

»

41 COMMENTS

  • Diana

    Olá Mónica, desculpa mas neste aspecto eu discordo.. Eu não reutilizo o óleo… uso apenas uma vez… no máximo duas… (dependendo da comida) o óleo quando fica com essa cor já está demasiado saturado e faz mt mal a saúde… os fritos fazem mt mal em geral mas quanto mais reutilizarmos o óleo pior… Desculpa, é apenas a minha opinião.

    Beijinho e parabéns pelo livro 😉

    • Monica Dona de Casa

      Diana,

      Faço fritos de vez em quando, não acho que por isso vá ficar doente.

      E já expliquei que ficou dessa cor por causa da farinha e do ovo que coloquei no peixe e nos filetes (peixe só com farinha).

      E só utilizo o oleo 2 vezes, pelo mesmo motivo, o oleo fica muito saturado.

      Bj.

      M.

  • Ana

    Em minha casa tb é muito raro fritar. Desde que os douradinhos podem ir ao forno, compro uma ou duas garrafas por ano. Mas quando compro rissóis ou cochinhas caseiros, dou mais uso à frigideira.
    Normalmente passo pelo coador e coloco uma folha de papel de cozinha por cima do coador, mas só reutilizo uma vez, depois vai para reciclar. Prefiro fritar menos e usar óleo mais limpo.
    Beijinhos

    • Monica Dona de Casa

      Ana,

      Concordo. Uma garrafa de oleo para mim dura-me meses, faço mesmo poucas vezes.

      Bj.

      M.

    • Amélia

      Ana, sabias que os rissóis tb podem ir ao forno? Douradinhos e rissóis cozinho semore no forno. É mt mai saudável!
      Beijinhos

  • Irene Pica

    Bom dia Monica,

    Eu também faço poucos fritos e também aproveito para usar mais do que uma vez.
    E também utilizo um pano.
    Como vês, estou a quase como tu, lol
    Orgulhosa de mim.
    Bjo e festa ao simão

    • Monica Dona de Casa

      Irene Pica,

      Linda menina!

      Bj.

      M.

  • Catarina Cabral

    Ficaram com optimo aspecto mas sinceramente não gostei da cor do teu oleo. Eu não usaria novamente.

    Desculpa

    • Monica Dona de Casa

      catarina cabral,

      Já expliquei no post.

      Bj.

      M.

  • Fatima Mendes

    Eu faço o mesmo….passo no passador e por um pano.
    Depois vai para a reciclagem

    • Monica Dona de Casa

      Fatima mendes,

      =

      Bj.

      M.

  • Carla P.

    Olá,

    Faço tal e qual.

    E bastantes vezes já que o namorido adora batatas fritas , infelizmente.

    Parabéns pelo livro, já encomendei.

    • Monica Dona de Casa

      Carla P.

      Obrigada.

      Bj.

      M.

  • Mãede3

    Olá bom dia
    Eu adoro batatas fritas, costumo fazer 1 vez por semana. Cá em casa o óleo dá sempre para duas vezes, mais do que isso já deve fazer mal, por isso não o uso mais vezes.

    • Monica Dona de Casa

      Mãede3,

      Também penso assim 🙂

      Bj.

      M.

  • Maria Poupada

    Olá Mónica. Eu também faço assim, mas uso azeite(sou fina 😉 ) aliás tenho um frasco para fritos de peixe e um outro frasco para os fritos de batatas e ovos. Coloquei uma etiqueta (á moda da Mónica) e assim dura muito mais e não há mistura de sabores. Só tenho um pequeno problema quando não está já em condições vejo-me obrigada a deitar fora porque oleões nesta terra são OTNI´s (Objetos Terrestre Não Indentificados)

  • Pulit4

    Faço tão poucos fritos que não costumo guardar óleo. É que quando se faz rissóis ou douradinhos ou coisas do género, ficam sempre coisinhas lá no meio (mesmo sendo coado) e custa-me ver ali a garrafa com óleo já sujo durante umas semanas… Só mesmo quando faço ovos estrelados é que guardo porque a fritura é estupidamente rápida e o óleo fica quase intacto. Mesmo assim só uso duas vezes.

  • Raquel

    Eu também não faço muitos fritos (adoro, mas evito! Mas hoje vou fritar umas batatas para acompanhar um tomates fritos com ovos – uma receita bem boa, fácil e económica dos meus Algarves 😛 ), mas uso o óleo mais que uma vez. Às vezes até o aproveito para outras pequenas coisas que precisam de menos quantidade de óleo.
    O que me faz mesmo, mesmo impressão é depois ter de jogar o óleo pelo cano. É que não vi ainda um único oleão nesta terra! Já na terra da sogra, que nem tem metade do tamanho desta, até à porta de casa ela tem oleão!
    Beijo *

    • Gianita

      Raquel, quando não há oleões, a solução é deitar numa garrafa de plástico e deitar no lixo indiferenciado. NUNCA pelo cano abaixo!!!

      • Raquel

        E depois eles dão o devido tratamento ao óleo? Sempre pensei que não se devia deitar líquidos nos contentores, por isso é que jogo pelo cano.

    • Maria Poupada

      Pois é Raquel aqui para os meus lados é igual. Não há oleões. Mas também vo digo se os ecopontos só chegaram cá no máximo há 5 anos os oleões deve chegar dentro dos próximos 20!!!!
      É pena porque pelo que me explicaram com os oleos/azeites das frituras podem fazer biodisel e que se apostarmos nessa área o biodisel fica muito mais barato. HELLO então do que estamos á espera??? Com tanta dona de casa desesperada sem saber o que fazer aos oleos das frituras assim podiamos dar um destino mais ecológico.

      • Raquel

        Na terra da minha sogra, até no Pingo Doce têm um oleão… Nos centros comerciais ou nos hipers, bem que podiam ter este tipo de contentores para óleos, pilhas, rolhas, electrodomésticos, e outros do género.
        …E velas, sei que também dá para fazer velas, mas não sei como. Só sei que há uma máquina inventada por portugueses que faz velas. 🙂

    • Márcia

      Eu aqui no meu sítio no Algarve também não tenho Oleão, mas há na vila.
      O segredo é depois de usar o óleo deixar arrefecer, guardar numa garrafa de plástico e quando estiver cheia levar para um óleão.
      Ou fazes sabão com o óleo usado e é ainda melhor 🙂

  • Márcia

    Olá!!
    Eu raramente faço fritos também, mas como alguém disse por aqui também só uso azeite e raramente óleo.
    E sempre guardei para meter na reciclagem, mas um dia destes despertou-me o interesse para fazer sabão e fiquei maravilhada com o facto de se poder reciclar as gorduras das frituras para fazer sabão 😀
    Já experimentei a fazer e a primeira fornada está a "curar" e daqui a umas 2 ou 3 semanas já estarão prontos a usar, mas pela pequena experiência que fiz faz mesmo espuma e garanto que cheira mesmo a sabão e eu usei óleos essenciais para dar cheirinho bom.
    Se procurares no youtube há bastantes videos sobre como fazer, mas eu usei uma receita básica do blog horta encantada.
    Espero ter ajudado.
    Bjs
    Márcia

    Ps. fica aqui uma boa dica para a Maria Poupada, assim o óleo já não precisa de ir para onde não deve e poupas em sabão 🙂

    • Maria Poupada

      Boa Márcia. Obrigada pela sugestão. Assim já não preciso de guardar as garrafinhas plásticas de água para depois meter o azeite imprórpio no lixo.

  • Vee

    Raramente faço fritos e nunca uso o óleo mais que uma vez.
    Já agora em resposta a um comentário mais acima, nunca se deita o óleo pelo cano porque, para além de ser extremamente poluente, dá cabo da canalização.

  • cristiana

    Eu já não fazia fritos desde que comprei a actifry e realmente poupa-se muito e os alimentos ficam muito muito bons e gasto no máximo duas colheres de oleo:) beijocas

  • Tânia

    Lá por casa passa-se o mesmo. Raramente faço fritos mas aproveito sempre o óleo, passo pelo coador com uma folha de papel de cozinha e fica impecável! Quanto às vezes que o volto a usar depende do aspeto do mesmo, que varia com o tipo de alimentos que já foram fritos naquele óleo. Quanto a fazer mal….há tanta coisa que faz mal e as pessoas continuam a fazê-las, não há-de ser por aproveitar o óleo 2 ou 3 vezes que vamos morrer. No poupar é que está o ganho! Bom fim-de-semana a todos 🙂

  • Cláudia

    Aqui vai um truque do tempo das nossas avós, para além de coar! Deitar uma clara de ovo no óleo quente, deixar que ela coza, ao mesmo tempo que aglomera as impurezas do óleo. Depois é só retirar com uma escumadeira. Sempre é algo que se pode fazer quando tivermos sobras de claras e não sabemos o que fazer com elas 😉 E o óleo fica mais apresentável para um segundo uso!
    Beijinhos!

  • angela

    NUNCA, em hipotese alguma se reutiliza óleo. As emperatura excedem os 100º e são prejudiciais à saúde.
    Este é um moptivo da Bimby ser saudável – nunca ultrapassa os 100ºC

  • Clara Brito

    Olá,

    Eu também faço de vez enquando fritos e reutilizo o óleo usado. Passo por um coador com um filtro de papel de café ou faço um filtro com uma folha de papel cozinha. Quando é o óleo de fritar batatas utilizo mais que duas vezes para fritar batatas. Quando é oleo para fritar panados ou rissois normalmente só utilizo duas vezes pois além de ficar com uma cor queimada não se deve re-utilizar pois já está adulterado.

    Beijos e obrigada pelas tuas dicas, http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

  • Luisa

    Olá!
    Adoro o seu site e suas dicas! Mas dessa vez devo discordar.
    Óleo esquentado mais do que uma vez é CANCERÍGENO. Muito perigoso para a saúde.
    Uma boa continuação e parabéns pelo sucesso 🙂

  • fatyfreitas

    Olá!!!
    Gosto muito do teu site e das tuas dicas, mas desta vez sou obrigada a discordar,Txi óleo nem pensar, muito menos reutilizar…
    bjs fica bem…

  • idaleta

    oola monica
    fiquei a ler os comentarios, e achei que havia tantas ideias diferentes, eu faço peixe frito todas as semanas,carapaus, pescada, filetes rissois douradinhos pasteis… e por ai adiante,sempre com salada e arroz de tomate, fiz analises ao sangue agora aos quaze 45 anos e tenho tudo como se tivesse 20 anos, se hoje frito batatas, guardo o oleo dentro de um frasco de vidro depois do mesmo proçesso que tu, e se amanhã frito peixe utiliso esse oleo nunca ninguem em casa ficou doente por isso, e só depois da segunda vez eu deito fora o oleo, e se for com azeite faço o mesmo, a que poupar e isso não faz mel a saude e o teu oleo não estava em mau estado o problema é que o ovo escuresse um pouco mas se estiver muito escuro, não laranja, é que é de deitar fora. nos aqui na aldeia ja tivemos oleão e houve uma rutura no mesmo que manchou o chão foi retirado e agora não vieram colocar outro então infelismente agora tenho que mandar pelo cano mas em seguida mando muitas borras de cafe, que guardo para isso e depois ponho a torneira com agua quente e detergente da louça e sai tudo muito bem embora eu saiba que não é o correto,mas é o que pode ser. beijinhos

    • Filipa

      Por favor, coloque o óleo usado em frascos/garrafas e coloque no lixo comum.
      O planeta já está como está, mas continuar a poluir os oceanos e a prejudicar a vida marítima é que não…
      Obrigada.

  • desGovernanta

    Em casa dos meus pais também o óleo era reutilizado 2 vezes depois de passado por um coador. Há 1 ano que moro fora de casa deles e devo ter feito fritos no máximo 3 vezes, por isso não o guardo. Hoje em dia não faço mesmo nada frito, todos o que sejam salgados meto no forno e se apetece muito batatas fritas coloco um pouco de azeite e deixo lá as batatas a ir fritando lentamente.

  • Yana

    Olá Mónica.
    Apesar de fazer poucas vezes fritos, utilizo o óleo cerca de 5 ou 6 vezes, ou até ver que ele está em condições. Quando frito rissões ou douradinhos, passo-o sempre por um coador e voilá…fica impecável.
    Muito raramente faço peixe frito, mas quando o faço nunca utilizo o mesmo óleo das batatas. Quanto a deitar no oleão, infelizmente na zona onde moro não existe.

  • violeta from portugal

    Não reutilizo o óleo. No entanto, guardo-o e dou-o à minha mãe que o usa para fazer sabão.

  • Filipa

    Ola a todas

    Aprendi aqui e agora que o óleo deve ser usado apenas 1 a duas vezes. Sinceramente como só frito batatas sempre usei umas 5 vezes!!! Realmente foi burrice minha não dedicar dois minutos a pensar na questão, de facto o óleo aquecido e reaquecido é altamente cancerígno :/ Vou já corrigir este mau hábito.

    Só tenho um pedido a fazer a todas:
    Quem não tem óleão, por favor não despeje o óleo para a canalização. Isso é altamente prejudicial aos canos, estações de tratamento, oceano e vida marítima. Sinceramente que isto me arrepia mais do que ingerir óleo usado.
    Pensem nos peixinhos!!! 🙂

    Bjos, Filipa.

    • maria

      Caras Senhoras:

      Em relação ao óleo usado temos várias alternativas: se for usado para batatas pode reutilizar-se; se não pode mandar para reciclagem, não tendo essa alternativa, pode fazer-se sabão ou em ultimo caso deitar em cima do lixo ou cinza antes de despejar no contentor.

      Bjs

  • Maria

    Também sobre reutilizar o oléo:
    http://esteeomeusonho.blogspot.pt/2014/08/fritar….

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *