BOERBOEL
CONHEÇA UMA DAS MAIS RARAS E PODEROSAS RAÇAS DE CÃES DO MUNDO, AGORA EM PORTUGAL
O boerboel, os cães de grande porte originários da África do Sul, também já podem ser encontrados em Portugal. Esta raça, uma das mais raras e poderosas de todo o mundo, já chegou a Portugal, pela mão de criadores especializados.
O boerboel, que se pronuncia como “buerbull”, é uma raça de cães ideal para o trabalho no campo, como ajuda e complemento ao agricultor, servindo também como cães de guarda. É conhecido por ser bastante inteligente e extremamente enérgico Ou seja, é o cão para quem tem uma grande propriedade, para quem trabalha no campo ou para ambos, encontrando aqui um parceiro infalível e para a vida.
É ainda um cão muito fiel e com grande capacidade para lidar com crianças. É naturalmente uma raça protectora para com a família e com o seu próprio território. É, por isso, que é um óptimo cão de guarda, mas é também uma raça perfeita para ter em casa. Quem tem famílias longas e com crianças pequenas não deve assim temer, uma vez que o boerboel não só é um cão protector, como bastante amigável e brincalhão com os seus. Além disso, relaciona-se com grande facilidade com outras raças.
É um cão muito equilibrado e inteligente, sendo igualmente bastante obediente apesar de ser uma raça de grande porte. Isso deve-se ao facto de ter recebido desde logo uma socialização correcta com a sua família e com o seu contexto. O boerboel é ainda um cão que aprende muito rapidamente, recebendo facilmente uma educação básica, mas também uma mais avançada.
O boerboel é caracterizado por ser um cão corpulento e bem constituído, que deriva do mastim, com uma coloração castanha, preta ou tigrado. A sua altura pode ir até aos 70 centímetros, enquanto que um macho adulto pode pesar, em média, 75 quilos. Apesar de não ser uma raça de cães homologada pela Federação Cinológica Internacional (FCI), o boerboel já foi reconhecido pelo American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo.
A origem do boerboel remonta ao século XVII, à África do Sul, apesar de haver uma grande incerteza sobre que raças foram utilizadas para o criar. Especula-se, no entanto, que possa ter origem nos bullenbeisser que os colonos holandeses trouxeram consigo, cruzados com as raças nativas dos cães domésticos sul-africanos, como o landrace ou o africanis.
O que se sabe é que o boerboel foi criado para proteger as herdades e ajudar os agricultores holandeses. Daí o seu nome. A palavra boerboel deriva de “boer”, a palavra holandesa para agricultor/fazendeiro, assim como “boel” deriva da palavra inglesa “bull”, que significa touro. Daí que a tradução literal da palavra original dê algo como “cão touro do agricultor.
O boerboel não é só a única raça de cães da África do Sul, como é uma das mais raras e poderosas de todo o mundo. Cada vez mais criadores, especialistas, amantes de cães, agricultores e outros curiosos se estão a apaixonar por esta raça, que também já pode encontrar em Portugal. Este é um cão que se adapta bastante bem ao nosso país, devido ao clima moderado, semelhante ao da África do Sul.
Por ser uma raça de grande porte, o boerboel necessita de bastante exercício, não sendo por isso um cão para a cidade e para os apartamentos. Este necessita de se mover e exercitar, dando bastante valor à sua liberdade. Por isso, tenha isto em consideração se pensa em adoptar um boerboel. Além disso, necessita também de alguns cuidados com o seu pelo.
Contudo, deve ter cuidado para evitar situações de excesso de peso, já que, sendo um cão corpulento, é bastante fácil entrar em situações destas. Para isso, o acompanhamento de um veterinário especializado e competente não só é recomendado, como incentivado. Deve ainda ser vigiado para não adoptar comportamentos inactivos, prevenindo lesões físicas e musculares, uma vez que é um cão de muito peso que pode contrair facilmente lesões como a displasia de anca.
Leave a Comment