(imagem retirada da internet)
Ouvir o telemóvel tocar alto e bom som no local de trabalho. Telefone pessoal diga-se.
Eu tenho o meu no silêncio em cima da secretária, atendo quando posso. E para dizer a verdade, ligo mais ao telemóvel porque tenho medo que aconteça alguma coisa ao meu pai ou a alguém que amo. Desde que a minha mãe morreu que fiquei assim. Tenho um telemóvel que troquei com os pontos, sem internet e sem ser touch screen, é do mais simples possivel, só o utilizo para fazer e receber chamadas e enviar mensagens.
Mas irrita-me profundamente quando tenho que ouvir o telemóvel de colegas (com um toque daqueles a dar para o irritante) em alto e bom som com chamadas pessoais.
No outro dia, o telemóvel duma colega tocou (mania que ela tem de o deixar com som) e ela não estava na secretária e a pessoa do outro lado, ligou, ligou e tornou a ligar e não entendeu que ela está no local de trabalho e até tem a sorte de poder ter o telemóvel ligado.
Eu passei-me, coloquei o maldito aparelho dentro da gaveta, e para evitar comentários desagradáveis, só o fiz porque estava ao telefone interno com o chefe e não o conseguia ouvir.
Muitas amigas minhas queixam-se que o patrão exige que o telemóvel pessoal esteja desligado na hora de serviço e eu acho isso um exagero mas acho que o deviam ter no silêncio, mas isso sou eu…
Quem é da minha opinião?
23 COMMENTS
cristiana
13 anos agoBom dia, eu concordo plenamente deve estar no silêncio, porque irrita-me bastante aqueles que tem no modo vibra parece um navio a atracar, Não suporto queremos se concentrar e lá esta aquilo pufffffff, pronto desabafei beijinhos bom dia de trabalho.
Carla Oliveira
13 anos agoBom dia Mónica. Concordo consigo, eu não desligo o telemovel mas mantenho-o no silêncio para o caso de haver alguma urgência, o que já aconteceu. Parabéns pelo Blog e continue com esse espirito maravilhoso que tem.
Bjos.
CO
Nika
13 anos agoeu tenho a sorte de poder usar o meu telemóvel no local onde trabalho, mas já trabalhei numa empresa, onde os telemóveis ficavam no cacifo 🙁 só na hora de almoço poderíamos ver quem nos ligava….pra urgências e situações familiares, ligávamos do escritório da empresa….ninguém "morreu" por não usar o telemóvel no local de trabalho…. mas era demais sinceramente…..agora coloco também no silencio….
mas respondendo ao post….também acho muito desagradável……mas enfim……não podemos mudar as mentes….
ahhh e quando é na Igreja, tudo em silencio, e ouve-se um toque de telemóvel, e há sempre um corajoso que se levanta e vai atenter….é péssimo…falta de respeito pros outros………
bjs
Guida
13 anos agoSem sombra de dúvida! Concordo plenamente! Já é uma sorte o chefe autorizar o telemóvel no local de trabalho! O mínimo que tem a fazer é colocá-lo no silêncio ou pelo menos em modo de vibração…
Monica Dona de Casa
13 anos agoGuida,
É isso mesmo!
Bj.
M.
Sónia
13 anos agoOlá Mónica, concordo inteiramente contigo, telemóvel no trabalho sempre em silêncio, acho que é uma questão de respeito. Concordo contigo que o devemos ter ligado para o caso de uma emergência, pode realmente acontecer alguma coisa com alguém que amamos e convém estarmos disponíveis, aliás essa é a vantagem do telemóvel.
Também tenho um telemóvel daqueles baratinhos, aliás, fiquei com o telemóvel do meu marido, quando ele trocou o dele. Para mim o telemóvel continua a servir só para falar e mais nada. Olha, eu ainda sou do tempo ( e tu também) do telefone preto com o disco para marcarmos os números. E quando tinhamos uma emergência e tinhamos que ligar o 0 e aquilo demorava tempos a rodar o disco?! Que aventura!
Beijinhos!
Monica Dona de Casa
13 anos agoSónia,
Lembro-me perfeitamente desses telefones. Imagina a minha mãe a ligar para a Inglaterra (imensos número) passava imenso tempo só a ligar.
Bj.
M.
Kyla
13 anos agoEu no trabalho, tenho o meu telemóvel com som, mas também porque trabalho praticamente sozinha.
Em trabalhos anteriores tinha o mesmo hábito porque ninguém se incomodou com isso, mas também não sou pessoa para receber muitos telefonemas por dia. Recebo um ou dois (se tanto).
Mas concordo contigo, num local onde há muita gente a trabalhar, se todos tivessem os telefones com som, era uma balburdia. E ainda para mais com as músicas mais irritantes…
Lembro-me de ir no comboio e estar um rapaz a ouvir música no telemóvel…sem phones (agora é moda, entre os mais novos)….e se todos fizessemos isso?
Quando queremos fazer alguma coisa, temos sempre de pensar: "E se todos fizessem o mesmo, ao mesmo tempo?"
É o caso dos estacionamentos, por exemplo: E se todos estacionassemos em locais que não são para estacionar? Será que conseguiriamos vivir assim?
Bj
vee
13 anos agoTenho sempre o telefone ligado (para o caso de haver alguma emergência) mas sempre no modo vibrar, mas é verdade que a maioria dos colegas deixam-no com som.
Joana Fonseca
13 anos agoOlá Mónica,
eu tenho normalmente o meu tlm ligado e com som, e qd posso atendo logo, se não, se estou ao telefone, atender clientes, etc, automaticamente retiro o som ou rejeito a chamada. Aqui nunca foi problema porque temos telemóveis mesmo do próprio escritório e temos telefones a tocar por todo o lado. Nunca foi um inconveniente nem nunca nos chamaram a atenção por causa disso porque todos aqui temos confiança uns com os outros para se, por exemplo na ausencia de alguém e o telefone não parar de tocar, ir lá e rejeitar ou tirar o som.
Beijinhos.
sandrad1
13 anos agoola … aqui a manie e falar em alta voz… que se ha-de fazer…
telemovel… tb se ouvem,
o meu esta em silencio na secretaria; mas nao me peçam para desligar pois nao o faço; tenho familia e um filho pequeno… nunca se sabe…
mas tb estamos num local enorme com muitas pessoas; open space… e ha quem respete e ha quem nao respeite… para evitar chatices… o pessoal calasse…
Madrigal
13 anos agoo tocar não me incomoda muito, sinto-me mais incomoda quando estão ao telefone a falar de coisas idiotas qd deviam estar a trabalhar.
Monica Dona de Casa
13 anos agoMadrigal,
Tenho imenso disso aqui no trabalho.
Bj.
M.
Isabel Silva
13 anos agoPois eu acho que devia estar desligado, se estamos a trabalhar não devemos atender chamadas privadas. Imaginem se um professor atendesse o telemóvel durante uma aula ou um médico durante uma operação, caia o Carmo e a Trindade, pois todos deviamos pensar que se uns não podem podem os outros também não! Trabalho é trabalho, vida pessoal é vida pessoal!
Mª João
13 anos agoConcordo com a resposta anterior: sou professora, não posso atender telefonemas. Já aconteceu andarem uma tarde inteira a ligarem por a minha filha estar com febre e eu só ver no final do dia… Há outros números que podem ser usados, como os do pai (que pode atender) ou os dos avós. Eu não teria feito mais. Fica-se de rastos mas a verdade é que, se fosse MUITO urgente, teriam ligado para a escola e pedido que transmitissem a mensagem. Era o que se fazia antes dos telemóveis… (mas confesso que ligo para o trabalho do meu marido, fora das minhas aulas, a chateá-lo com listas de compras e coisas destas, muto domésticas… Ele chateia-se um bocado, lol!!). Beijinho, Mónica! Mantém a concentração mesmo com os telemóveis chatos! MJ
Cris
13 anos agoConcordo que deva estar, pelo menos, com toque baixo.
Para quem pode ter tlm no trabalho, claro.
Eu nunca tive problemas desses, na minha empresa nunca foi proibido, mas também ninguém tinha o tlm com o som alto.
Beijinhos.
terravistadalua
13 anos agoNão gosto nada. Sobretudo quando se trabalha em open space: não só se fica a saber a vida toda das pessoas como se perde a concentração para trabalhar. Que raiva!
Genilda Silva
13 anos agoÉ mesmo irritante, ainda mais quando a pessoa sai e deixa ele tocando. Se é um telemóvel, o próprio nome já diz:"móvel", pode-se levá-lo junto até o banheiro, na hora do lanchinho, na hora do almoço.
Tem gente muito sem noção!
FLYRoBrasileira
13 anos agoBoa Tarde Mônica!!
Eu, particularmente, adoro usar meu telemóvel (celular) para ler e ouvir músicas, ele é péssimo para ligações, por enquanto fica quietinho em casa, mas oncordo que é falta de cortesia deixar o pobre tocando e atrapalhando onde quer que seja: cinema, bares, teatros e trabalho..
Bjins
FLYRoBrasielira
Dforever
13 anos agoO meu está quase sempre no silêncio, em especial no local de trabalho e locais públicos. Os meus amigos e família às vezes aborrecem-se por não conseguirem falar comigo mas é melhor assim.
monica
13 anos agoTens toda a razão. Tenho uma colega assim também no trabalho. O telemovel dela toca, incomoda toda a gente e ela por vezes nem está na sala. Ou pior, está em atendimentos, ou seja com "clientes" e deixa de fazer o atendimento e vem buscar o telemovel para atender a chamada que é pessoal. Eu ao contrário de ti, já chamei a atenção dela por diversas vezes, mas ainda não entendeu. É de uma falta de respeito pelas pessoas (clientes e colegas de trabalho) e de profissionalismo. Há gente mais competente e profissional no desemprego.
Carla
13 anos agoOlá, Mónica. Já há muito tempo que leio o seu blog, mas esta é a 1ª vez q escrevo. Concordo: trabalho é trabalho. No local de trabalho deve-se… trabalhar. Concordo que deva estar ligado para receber uma chamada urgente, mas é só. Não sei se já lhe aconteceu, ouvir um(a) colega responder ao telemóvel A MEIO DO DIA "Estou a trabalhar" (suponho que em resposta à questão "O que estás a fazer"…). O que queria o interlocutor q o colega estivesse a fazer??? Compras??? Dai-me paciência.
ermelinda
12 anos agoola,
no meu caso tenho sempre a vibrar porque esta no bolso, e so o tenho ligado porque o meu trabalho nao é sempre no mesmo sitio e com filhos na escola torna-se complicado. mas so atendo quando necessario, caso contrario retorno a chamada na hora de almoço ou quando saio. e tb me irritam as colegas que atendem para contar como foi a noite…
parabens pelo blog.