Sempre que possível, limpe enquanto as manchas estiverem frescas. A tinta seca é muito difícil de remover.
Tinta acrílica: Absorva o mais rápido possível com papel de cozinha e lave em água com sabão. No caso da nódoa ter secado, pincele com álcool desnaturado ou com um diluente sintético e absorva com o auxílio de um pano.
Tinta de óleo: Coloque um pano, para absorver os pingos, e pincele com aguarrás. De seguida, passe com uma esponja e lave. A tinta de óleo endurecida pode remover-se com um tira-nódoas líquido.
Tinta cenográfica, em pó e aguarelas: Passe uma esponja ou mergulhe em água fria. Lave a roupa normalmente e utilize champô apropriado em tapetes, alcatifas e estofos.
Tintas plásticas e outras de base aquosa: Em tapetes, alcatifas e estofos comece por absorver e passe depois uma esponja com água fria. Trate com um champô específico para estes materiais. Pode ser necessária uma limpeza profissional. Caso as nódoas tenham secado, amoleça-as com álcool desnaturado (excepto em acetatos e triacetatos ), antes do tratamento. Em tecidos não laváveis, é preferível limpar a seco as nódoas que já secaram.
Vernizes e outros à base de óleo: Retire o excesso com uma colher e pincele os resíduos com aguarrás, acetona ou diluente. Limpe com um pano humedecido ou enxagúe. Se necessário, repita a operação.
Quando pintamos as paredes e tetos, muitas vezes esquecemo-nos das portas.
Depois vemos a diferença (as portas estão amareladas 🙂 ), e colocamos as mãos na massa.
Eis algumas dicas para vos ajudar:
– Sempre que for pintar portas, comece por retirar das dobradiças.
– Ideal é colocar a porta em cima dum cavalete.
– Retire também os puxadores e espelhos (ou então cubra-os bem).
– Pinte sempre com movimento vertical, para ficar uniforme.
– Se as portas tiverem vidros, aplique fita adesiva nos vidros.
– Deixe secar bem antes de as voltas a colocar nas dobradiças.
– Escolha um tipo de tinta que seja eficaz na altura de as limpar.
Boas pinturas!
Leave a Comment