Para mim não irão existir férias a sério nos próximos tempos.
Quando escrevo “a sério” estou a falar de férias no estrangeiro ou férias no nosso país, com alojamento, com casa alugada, etc…
Passo em casa, vou para as praias da linha de Cascais e já vou com sorte.
É a vida. Más opções no passado, levam a consequências no presente e no futuro.
E por isso é que não tiro mais do que uma semana de férias seguida. Vou tirando aos poucos para descansar ou para tratar de algum assunto.
Mas sei que muitas pessoas já trataram ou estão a pensar tratar das férias de Verão e por isso tenho algumas dicas para o antes e para o durante.
Ora atentem:
Primeiro que tudo é escolherem o destino. Ou destinos, para terem mais opções quando procurarem preços. Faça uma pesquisa exaustiva, por vezes os destinos menos usuais são autênticas surpresas. Quando fui à Islândia fiquei maravilhada com o país e nunca me passou pela cabeça passar férias lá.
Verifiquem os períodos de época alta. Por exemplo, para nós época alta são os meses de Julho e Agosto, mas se o destino for o Brasil por exemplo, o período já é diferente.
Verifique os preços em dias da semana. Geralmente ao fim-de-semana são mais caros. Seja flexível nas datas.
Explore as opções low cost tendo em consideração o tempo de voo. Garanto-vos que viajar numa low cost durante muitas horas não é muito confortável. Geralmente o espaço é menor.
Procure referências sobre os destinos, verifique a segurança do mesmo, em termos de criminalidade bem como de doenças típicas existentes nesses mesmos países. Trate de toda a documentação necessária com antecedência, como vacinação, por exemplo, se se aplicar.
Bagagem:
– Faça uma lista do que vai precisar levar
– Inclua uma muda de roupa na bagagem de mão (a bagagem de porão pode extraviar-se)
– Leve amostras em vez de frascos com líquidos. O mais provável é ficarem retidos no aeroporto.
– Veja a temperatura do destino e leve roupa consoante o caso. Não vale a pena levar t-shirts para a neve se acha que não as vai usar.
Alimentação:
Se a duração da viagem não for muito longa, prepare alguma coisa para comer no aeroporto enquanto espera para embarcar. Tanto as refeições no aeroporto como as refeições a bordo (se não estiverem incluídas) são caríssimas.
No destino, se for para um hotel aproveite bem o pequeno-almoço. Se for para alojamento privado, tente alugar uma casa com cozinha. Fica muito mais barato comprar a comida no supermercado do que comer todos os dias num restaurante. No entanto se o seu orçamento permite fazer as refeições fora, aproveite. Está de férias, merece esse mimo 🙂
Transporte:
Evite andar de taxi no estrangeiro. Informe-se sobre a rede de transportes.
E por fim, pense em explorar o nosso país, temos destinos lindíssimos como o Gerês, a Costa Alentejana, o Minho (adorei Caminha e Moledo), temos praias no nosso Algarve que são autênticos paraísos, a Madeira e os Açores, as Berlengas, enfim…temos um país tão lindo e muitas vezes nem nos lembramos dele.
Programe as suas férias com bastante antecedência e faça um mealheiro para não viajar com o dinheiro contado. Acreditem que é horrível, nem poder comprar uma lembrança (já me aconteceu).
Sítios que recomendo e que já mencionei aqui no site:
Boas férias!
Leave a Comment