Já passou mais de 2 anos desde que me mudei para esta casa, mas ainda continuo a receber e-mails com pedidos de ajuda em relação às mudanças.
E logo eu que ainda tenho algumas caixas com coisas para arrumar 😉
Para mim as mudanças são um martírio, é a pior parte, quer dizer ainda há uma pior que é mesmo a parte burocrática e dispendiosa que mudar de casa acarreta 😉
Na altura tinha feito um post sobre o assunto, podem ver aqui.
Mas depois veio outro pedido….a organização na casa nova.
Como arrumar tudo, como mobilar, como organizar.
Não sou de todo uma especialista em decoração, muito longe disso, mas gosto muito de fazer algumas coisas, como tenho mostrado aqui, projectos de DIY que me dão imenso prazer. Gosto de olhar em volta e ver artigos pintados ou feitos por mim.
Mas uma das primeiras coisas que fiz, foi pegar na planta da casa e separar por divisões.
Por exemplo na imagem que mostro em cima, fiz o desenho da sala e escrevi o que estava a pensar fazer, que mobílias colocar e em que sitio.
Tudo com a intenção de deixar bastante espaço, porque não quero voltar a ter muita coisa em casa e quanto maior for a divisão, mais nos dá para encher de móveis e acessórios.
Para a semana faço um post sobre a arrumação das loiças nas caixas, ok?
Se tiverem alguma dica para ajudar a preparar as mudanças, estão à vontade para partilhar.
Alguma de vocês desenhou a planta da casa como eu fiz?
16 COMMENTS
Célia
13 anos agoEu ando a tentar fazer o mesmo que a Mónica fez, mas não esta fácil…começo a ficar sem ideias de como dispor os moveis na minha sala 🙁
Vania
13 anos agoA melhor maneira é fazer como se de um lego se tratasse, no meu caso num programa de computador tinha a planta da casa e desenhei os moveis à escala, mas podemos fazer com uma simples folha de papel. Depois é só ir mudando o local das coisas para tentar colocar da melhor maneira. Quando se trata de trocar apenas um elemento da divisão, uma boa solução é fazer em tamanho real (por exemplo com folhetos de publicidade colados) o dito móvel e ver se cabe no local que pretendemos, a visualização ajuda muito.
Catia Silva
13 anos agoOnde andavas quando mudei de casa? lol
Monica Dona de Casa
13 anos agoPor aqui…..;-)
Bj
Nika
13 anos agoolá! bom dia!!!!
bem…falar de mudanças numa 6ªFeira é obra pesada….. rsrsrsss 😉
é uma palavra que me atemoriza, detesto mudanças e só em ouvir falar nelas fico doente :((((
Eu tou casada à 9 anos e já fiz 5 mudanças de casa e numa destas mudanças foi de s.miguel(Açores)-Faro(Algarve)….teve que ter contentor:((( horrivel….
Eu já tou "batita" nestas andanças e digo que é uma experiencia péssima……
A dica que eu dou é: Arrumar as coisas com muita antecedencia, pois no fim, aparece muita coisinha pra arrumar, até parece que multiplicam-se as coisas 😛
beijinhos
Monica Dona de Casa
13 anos agoNika,
Podes crer. É um verdadeiro pesadelo.
Bj
Nika
13 anos agosem dúvida…..é mesmo um pesadelo
bjs e bom fim-de-semana
aproveita e descansa!!!!!!!
Judite P.
13 anos agoOlá,
Eu também fiz mas tinha coisas a mais para colocar no quarto. Foi um dilema que não te digo.
Olha, a tua sala tem quantos metros? parece enorme.
Bj
Monica Dona de Casa
13 anos agoJudite P.
Mais de 40 😉
Bj
Ana Damas
13 anos agoFogo, grande sala, lololol
Estou a brincar. Também fiz isso e dá-nos logo a certeza do espaço que temos para ocupar.
Bj e bom fim de semana
Monica Dona de Casa
13 anos agoAna Damas,
Fazer estes desenhos é muito útil.
Na cozinha até tirei fotos dos armários vazios para depois fazer a distribuição das coisas.
Bj
Mary
13 anos agoOlá Mónica!
Mudei para a minha casa em Abril de 2009, tb à 2 anos e para além das arrumações existe toda a experiência de criar o nosso lar 🙂
Eu fiz plantas com medidas concretas, ao cm LOL … e com a disposição dos móveis e cada móvel era bem medido … tudo ao pormenor!
Adorei cada minuto de preparação e depois conforme os móveis chegavam encaixavam na perfeição como tinha imaginado.
De resto quanto a mudanças, só tinha as coisas novas que fui comprando ou que ofereceram e importante acho que é numerar os caixotes com as coisas bem embrulhadas e fazer uma lista do que contem cada um (ex.: livros; decoração; loiça; copos; candeeiros …)
E super importante identificar as caixas que têm peças mais delicadas – cristais ou peças de arte.
Só falta dizer que existem coisas que nunca saiem definitivamente dos caixotes porque não gostamos de ver lá por casa e ficam no exílio!
Acho é tudo que me apraz dizer sobre o tema, aproveito e desejo um bom fim de semana! Bjs
Isabel
13 anos agoEu desenhei a planta à escala no Autocad, desenhei os móveis que tinha à escala para ver as disposições possíveis, e também vi no site do IKEA (maravilhoso IKEA) as dimensões dos que estava a pensar comprar.
Depois de todo o mobiliario desenhado, foi só fazer umas quantas plantas e depois no fim escolher o que ficava melhor 🙂
Deu trabalho sim, mas também deu muito gozo!
Parabéns pelo site
Beijinho
Elsa
13 anos agoEu fiz milhentas plantas, à mão, em autocad, até fiz uma maquete em kapa line com os móveis e tudo à escala. Testes de cor para as paredes, tecidos, móveis.
Adorei projectar o nosso cantinho.
Beijinhos
Elsa
liliana
13 anos agoquando quiserem mudanças contratem-me lol
ja fiz 3 e e coisa k ñ me aflige nada. talvez por ter pouca coisa…
normalmente ja sabemos k vamos fazer a mudança com antecedencia, podemos começar a embalar coisa k ñ estamos a usar tipo se for inverno arrumamos as coisas de verão, os livros, biblos. depois podemos arrumar aquela loiça k ñ usamos muito e deixar somente a que achamos k vamos precisar e colocar em cada caixa uma etiqueta com o que tem e o local que e. deixamos so para ultimo o que precisamos para o dia a dia. na nova casa quando fazemos a descarga por norma vai tudo para uma so zona, depois e começar a montar moveis e colocar as coisas nos seus sitios. claro que depois vamos ter sempre uma ou outra coisa k ñ vamos usar pois achamos que ja ñ fica bem.
boas mudanças
Ana
13 anos agoMudei há um ano de casa, e a coisa estava a causar-me calafrios! Dou uma dica, no meu caso mantive todos os móveis que tinha da casa anterior. Para que a parte da arrumação fosse mais rápida, antes de tirar as coisas de dentro dos móveis, tirei fotografias e depois, já com os móveis no lugar, limitei-me a abrir as caixas e arrumar as coisas de acordo com as fotografias. Podem crer que se tornou extremamente rápido!