Eu vou falar por experiência própria, já que tenho um puto com 15 anos em casa.
É sempre um drama para fazer alguma coisa.
Há uns anos atrás eu fiz uma tabela em que coloquei tarefas para mim, para o meu irmão e para o meu sobrinho.
Fui justa.
Coloquei nessa tabela tarefas exequíveis para todos, mas com o tempo a coisa foi piorando.
As tarefas do meu sobrinho são “esquecidas”. Há sempre um jogo a decorrer na playstation. Há sempre uma conversa no Messenger. Há sempre alguma série ou programa na MTV para ser visto.
É de dar em doida.
Não há tabelas que funcionem e regras, já que o meu irmão trabalha o dia todo e não consegue fazer as dele e as do filho. E eu já deixei de ser criada…
É muito complicado!
Digam-me que também têm um adolescente “muito ocupado” em casa.
6 COMMENTS
Lucília
8 anos agoSei bem o que isso é. Cá em casa tenho uma com 19 e nunca tem tempo para fazer nada!
Beijinho e bom ano, Mónica.
Pandora
8 anos agoNão tenho adolescentes em casa…Mas nada melhor que desligar os cabos da internet pra resolver o problema !
Resulta com a minha mãe ! 😛
Paula
8 anos agoNão, Mónica, não tenho 1. Tenho 3.
E não digo mais nada porque não é preciso.
🙂
filipa
8 anos agoui…. que drama… sei bem o que isso é!!! tenho uma de 13 anos, que é muito mole para fazer alguma coisa. é de doidos!! eu com 15 anos já cuidava sozinha de uma casa. os miudos de hoje em dia dão connosco em doidas…
Carla Martins
8 anos agoNão tenho um adolescente, tenho um menino com 5 anos que ajuda nas tarefas domésticas desde os 2. A minha esperança é que se torne um hábito mas não é fácil. Apesar de ter a responsabilidade de arrumar os brinquedos ao fim do dia, e de o fazer todos os dias, é sempre muito resistente. Noutras tarefas como ajudar a tratar da roupa suja, a cozinhar ou a aspirar é mais colaborante. E outras como pôr a mesa ou limpar o pó dependem dos dias. Mas eu vou insistindo porque se não criar o hábito em criança não vai ser mais tarde que isso vai acontecer.
Sofia Marques
8 anos agoEu já fui adolescente e sim era super ocupada até que a minha mãe me deixou de fazer as coisas. Se queria comer, que cozinhasse. Se queria roupa que a passasse. Conclusão: percebi que ela própria era super ocupada e que não se trata de "ajudar" mas sim de cumprir com os nossos deveres, foi remédio santo e nem precisei assim de tanto tempo para perceber isso.
Às, vezes é preciso medidas drásticas.
Obrigada Mãe <3