Search here...
TOP
Dicas Poupar

Poupança de Água – Parte 2

Neste post eu recebi o seguinte comentário:

” Foi das primeiras coisas que se fizeram quando compramos casa! E não se nota diferença nenhuma! ”

Na altura não respondi mas fiquei a pensar nisso e verifiquei que a minha factura da água baixou sim, porque para além da dica da garrafa de água dentro do autoclismo, eu aderi a outras que juntas fazem a diferença.

Como por exemplo:

Lavo a loiça num alguidar, não com a água a correr. E para passar é a mesma coisa.

Quando vou tomar banho, enquanto a água aquece, coloco um balde para aproveitar essa água para lavar o chão de casa, para lavar a varanda, a garagem, regar as plantas e até para colocar no radiador do carro.

Fecho a torneira quando estou a lavar os dentes. Não deixo a água a correr.

E assim tenho a certeza que a factura baixa mesmo.

Que acham?

Esqueci-me de alguma coisa ?

Mais alguma dica ?

Related Posts with Thumbnails

«

»

33 COMMENTS

  • Carla

    O meu autoclismo não dá para fazer isso. Mas também aproveito a água toda. Outra coisa que reparei, é que também baixamos o consumo de agua desde que temos máquina de lavar loiça!!!

    E até aproveito a água do filtro da máquina de secar! Quando a comprei a senhora da loja disse-me logo para aproveitar a água porque era como se fosse agua destilada e optima para o ferro. Tenho usado sempre. Guardo as garrafas de detergente lavo-as e coloco lá a agua. Também a uso para lavar o chão!

    Poupo dinheiro e poupo o ambiente!

  • isabel

    Olá Mónica!!! mais uma dica para a poupança de água. por acaso fiz na minha casa e viu-se a diferença, que é colocar dedutores em todas as torneiras.

    Bjcas

    Isabel

  • isabel

    Olá Mónica!!! mais uma dica para a poupança de água. por acaso fiz na minha casa e viu-se a diferença, que é colocar redutores (não são caros e compensa)em todas as torneiras.

    Bjcas

    Isabel

  • Sara

    Olá

    Gostei da ideia de aproveitar a água do banho enquanto aquece, nunca me tinha lembrado disso.

    De resto também faço assim, só tenho mais dificuldade em tomar banho muito rápido mas estou a tentar diminuir o tempo.

    bjs

  • Lilla

    Também nós já tomámos medidas para baixar a conta da água: aproveitar para encher um balde de água enquanto não vem a água quente para a banho (que depois serve para uma data de coisas), apenas ponho as máquinas a lavar quando estão cheias, uso baixas temperaturas, lavo pouca louça à mão, a maior parte vai mesmo para a máquina (uso o progarama eco), etc. Apenas não adoptámos a garrafinha porque o nosso autocolismo é de dupla descarga.

    à conta disto a factura da água já baixou uma média de 2€. Não é muito, mas como tu dizes, grão-a-grão… 🙂

    Bjinho

  • Deolinda

    Olá Mónica,

    existem, nos supermercados, umas "peças" que se põem nas torneiras das cozinhas. Consegues ter dois "jactos" diferentes e ajudam a poupar água porque dão mais pressão à água. Não sei se me estou a fazer entender…

    Eu tenho um já há bastante tempo e notei a diferença da factura quando o coloquei.

    Acho que vou adoptar essa dica do alguidar, pois eu costumo lavar sempre a loiça com água corrente.

    bj

  • Tempo

    Oi Mónica,

    A medida da garrafa eu já adoptei há algum tempo, a da louça ainda tenho de me habituar, é difícil perder os maus hábitos 🙂

    O que eu costumo fazer também e aproveitar água da chuva colocando um balde na varanda, para regar as plantinhas. A da banheira ainda não experimentei, mas vou aproveitar a tua dica.

    Beijinhos

  • ana gaspar

    olá bom dia….

    hoje é mesmo só para informar que não é preciso colocar garrafa dentro do autoclismo…. e até mesmo no de dupla descarga se pode poupar agua, sem a garrafa…

    existe uma peça no autoclismo que tem uma bomba… na imagem é bem visível…. é a que tem a anilha azul…. ai existe uma peça que enrosca e desenrosca….(por baixo)… que serve para isso mesmo…. colocar a bomba mais acima ou mais a baixo, isto é, quanto mais em baixo a bomba estiver… menos agua se coloca no autoclismo… podemos poupar bem mais que 1,5 L…. que é o conteúdo da garrafa, sim porque a garrafa ainda fico um pouco acima da agua, logo é mais eficaz o control da bomba e não da garrafa…

    sim porque da garrafa só se poupa cerca de 1,5L, com a bomba podemos poupar os que quisermos… temos é que ter em conta que a descarga continua a ser eficaz com menos agua… eu poupo cerca de 2,5 L… em cada descarga… espero que isto tenha ajudado a poupar um pouco mais…

    beijinhos e obrigado pelas dicas….

    ana gaspar

  • Cris

    O meu autoclismo não dá para colocar a garrafa da água, por outro lado, tem 2 descargas, mais ou menos água, consoante as necessidades lol

    Mas eu tento sempre economizar água de todas as maneiras possíveis.

    E ao ler estes comentários, retirei a ideia para gastar a água que corre sempre que se espera que venha a água quente… é que quase todos os dias me lembro: "que desperdício, tanta água a deitar fora…" A partir de agora vou aproveitá-la…

    Outra coisa que adoptei recentemente foi passar a dar a contagem… tanto na água como na luz… vou ver se economizo ou não…

    Beijinhos.

  • Raquel

    Infelizmente, não posso aproveitar muita água, como a do chuveiro, por exemplo, é que o meu prédio é antigo e acho que o senhorio nunca lhe mudou os canos, então a água vem castanha, mas por vezes (confesso, quando me lembro) ponho o balde na banheira para enquanto se espera que a água fique quente e depois utilizo para fazer descargas na sanita. É o único sitio onde a posso aproveitar.

    A técnica do alguidar também eu quero adoptar há algum tempo, mas descobri que não tenho alguidares em casa (vá-se lá saber) e ainda não surgiu oportunidade de os comprar. Nos supermercados são caros e não quero dar dinheiro aos chineses.

    O autoclismo temos de descarga dupla e usamos sempre a mais pequena. Não me atrevo a pôr lá garrafas que ele já está todo desengonçado.

    Esta faz bem ao ambiente e ao coração. Eu e o meu namorado costumamos tomar duche juntos, enquanto um põe champô no cabelo o outro molha-se e assim a água está sempre a rentabilizar. E o banho sabe ainda melhor. 😉

    • Vera P.

      Olá Raquel! Para os alguidares experimenta nas feiras/mercados 😉

    • Mónica Dona d
      AUTHOR

      É isso mesmo, eu comprei o meu numa feira e nem chegou a 1 euro.

      bj

  • Inspiraç&atil

    Este artigo tem várias dicas interessantes para quem quer poupar dinheiro em água: http://saberpoupar.com/artigos/como-poupar-agua

  • vera

    Eu também costumo utilizar esses truques todos, mas vou começar a colocar o balde dentro da banheira, quando estiver a tomar banho, e assim aproveito a água do banho para limpar o quintal, pois todos os dias é lavado por causa dos xixis e cocós do meu Noah. Ah e outra, essa dica da lavagem da loiça também vai começar a ser utilizada, parece que não mas poupa-se imensa água.

    Beijos à minha sister do coração….

  • Joana

    Gostei muito das tuas dicas, algumas ja as faço outras tenho de pôr em prática.

    Beijos

    Se quiseres passa no meu blog…
    http://www.justavon.blogspot.com

  • Vera P.

    Cá em casa aproveitamos a água da chuva para o ferro de engomar. É coada num pano e guardada em garrafões. E como não temos duche, só banheira, costumo aproveitar um balde de água do banho e depois uso-o em substituição de uma descarga do autoclismo.

  • Trm

    Eu também costumo usar essas técnicas para poupar a água: uso a água do desumificador para o ferro e plantas e tambám quando preciso de águua quente na cozinha até ela sair tenho sempre um gadrrafão de 5l pra encher, esta água é usada posteriormente na comida…

  • Diana

    Olá Mónica,nunca me lembro de levar o balde para aproveitar a água antes do banho:(

    Aproveito a do desumidificador para a caldeira do ferro.

    Cá em casa para lavar os dentes cada um tem o seu copo, por isso nunca há torneiras a correr.A loiça faço como tu, mas sem o alguidar, lavo directamente no lava loiça:)

    O autoclismo tem descarga dupla, poupa-se bastante.

    Beijinhos e obrigada pelas dicas

  • Moranga

    o meu pai tb fez isso da garrafa no autoclismo e o resultado foi ter que comprar um novo! partiu-se uma peça la dentro ou seja a crer poupar ainda ficou mais caro! jituh

  • paula m.

    Olá Mónica,

    tenho a certeza que as dicas que referiste resultam bem. Pode nao ser uma poupanca enorme na factura, mas de certeza que se poupam euros e recursos. É apenas uma questao de re-educarmos os nossos hábitos! Se todos tivermos um bocadinho mais de cuidado, tanto a carteira como o planeta saem a ganhar.

    Bjs

  • Sandra

    Boa iniciativa… eu faço a mesma coisa em casa, tanto do alguidar com da agua do duche so que coloco num garafão de 5 litros. Cada vez que se usa o duche para que saia a primeira agua quente (para quem tem caldeira) descarrega exactamente 5 lts de agua fria. Depois uso essa agua para o que entender (lavar o chão, por na sanita em vez de descarregar a agua, regar as plantas etc…)

    O meu filhote como ainda é pequenino toma banho de imersão. Recupero sempre alguma agua do banho dele para por na sanita sempre com ajuda do meu garafão de agua.

    Sem duvida que é uma maneira de poupar na factura da agua, nem que seja uns centimos no final do ano o total são uns euritos largos k da para outra coisas.

    bjs

  • peacelove

    Eu bem me parecia que reconhecia esse comentário! 😀

    O que eu quis dizer foi no sentido de não notar diferença na descarga. Na conta não sei se noto ou não, dado que fiz isto logo desde o inicio!

  • Anna

    Cá em casa também aproveitamos a água do chuveiro antes de aquecer, aproveitamos sempre a água do desumidificador para o ferro, torneiras fechadas enquanto se lava os dentes, quando se lava loiça também é assim e não com a água a correr, etc etc 😉

    Anna*

  • Dina

    Olá Mónica, obrigada por todas as tuas dicas. A da garrafa do autoclismo, já adoptei. A de fechar a torneira, quando lavamos os dentinhos também. Falta-me a da loiça e dos banhos, para depois analisar com alguma atenção a factura da água.

    Beijokas e continua assim a motivar-nos todos os dias… 😉

  • Dulcineia Vargas

    A senhora não percebeu a mudança na conta, talvez porque como foi das primeiras coisas que fez quando comprou a casa, não tinha nenhuma conta de água anterior da casa nova para comparar com a conta após colocar as garrafas no reservatório….!!! Teria sido isso?!?!

    Mônica, parabéns pelo site.

  • sarokas

    costumo fazer as mesmas coisas, aproveito a agua para regua, para o carro, baldes, e até mesmo para encher o alguidar para passar a loiça, assim poupa-se bem! e é importante poupar não só a carteira mas também o ambiente!

  • ana alcantara

    mónica, num blog encontrei a referência a este equipamento: http://pelanatureza.pt/ecoprodutos/noticias/showe
    custa 17,20€ mas não sei se é bom. alguém conhece?

  • Inês

    Eu também poupo água dessas formas, a do alguidar no duche enquanto a água aquece é a mais recente! Às vezes até meto directamente num garrafão (com o fluxo do chuveiro mais fino). O meu marido chateia-se de ver garrafões de água na varanda, diz que parece uma casa de ciganos, mas eu quero lá saber!!! Quero é poupar! 🙂

  • Simone

    Olá!

    Não tenho blog, mas visito o teu toda semana para ver suas dicas, que são ótimas!

    Como moro no Brasil, também tentamos economizar água (que é um bem mundial) e o bolso agradece.

    Quando lavo roupas a máquina, costumo reduzir um enxague e recolho a água do último enxague em um balde , para lavar a lavanderia.

    Um abraço.

  • Sara

    Olá Mónica,

    Boa noite, adorei as dicas, sinceramente já as sigo, e aproveito também a agua de lavar os legumes para regar as plantas. Faz imenso jeito.

    Beijinhos,

    Sara

  • Aninhas

    No meu caso, não é uma poupança da àgua, directamente mas na verdade tem ajudado. Desde que (ha um ano ou mais) instalamos paineis fotovoltaicos para o aquecimento de àgua, que não podiamos estar mais satisfeito. Ao longo deste ano raramente usámos gás para aquecer a àgua (felizmente vivemos numa zona que é abençoada pelo sol ehehe, onde dizem ter um microclima próprio visto que nas redondezas está a chover e por aqui o céu está limpo 😉 ). A poupança a nível da àgua também se fez sentir, já que o tempo para aquecimento da àgua diminuiu drásticamente. Com o gás, deixo a agua a correr do chuveiro e uns minutos depois (e um balde de àgua a transbordar depois) a agua começa a aquecer. Com os paines, ligo a agua e muitas vezes nem meio balde de àgua gasta (ainda demora a aquecer porque vivo numa vivenda de 3 pisos, e a agua vai sempre ao esquentador embora este está desligado, que fica no piso do meio, e ainda tem de chegar à casa de banho do piso de cima… isto podia-se resolver fazendo com que a agua vá directamente para aquela casa de banho, mas depois o resto da casa sofria com isso lol).

  • Maria Poupada

    Olá Monica.
    Fiquei FÃ deste blog. Pior estou a ficar "viciada"!!!! O meu marido chama-me a "Maria poupada". Em relação á água também gosto muito de poupar. Tenho a garrafa no autoclismo, lavo os dentes com a torneira fechada… Também tenho uma pequena deixa para os mais afurtunados e que tem um pequeno quintal. Usem programadores de rega e programem-nos para fazer a rega á noite. As plantas agradecem e o orçamento também. Não considerem a compra do programador como mais uma despesa, mas sim como um investimento. Vão rever que ele paga-se sozinho. Além disso o tempo que tinha de perder na rega pode aplicar noutra actividade!!!!!

  • Pedro

    A ideia de dar a leitura da água todos os meses é muito vantajosa, pois se esta for dada de de 2 em 2 meses ou de 3 em 3 meses, os metros cúbicos de água são mais do que se fosse dada a leitura de mês a mês, e o custo da água é pago por escalões. Por exemplo: o 1.º escalão vai até 5m3 e custa 1€/m3, o segundo escalão vai até aos 10m3 e já custa 2€/m3. Isto é meramente um exemplo. O preço do m3 varia em função dos m3 consumidos mensalmente. Quantos mais m3 consumirmos, mais caro sai o preço do m3. Espero que me tenha feito entender.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *