Quando temos um bebé, especialmente se for o primeiro, não faltam dicas e sugestões por parte de toda a gente, toda!!
Até o senhor do café é especialista em colos e sonos e o que mais esteja relacionado com o nosso rebento. Nesta segunda viagem, já consigo ir fazendo orelhas moucas aos supostos peritos, mas confesso que me enerva bastante os conselhos não solicitados.
Atenção que eu também os dei antes de ser mãe, mas se houve coisa que aprendi foi que eu era uma excelente mãe até ter filhos e que aquilo que funciona para mim pode não funcionar para outros e aquilo que funcionou com a primeira, pode não funcionar com a segunda e ainda, aquilo que funcionou ontem pode muito bem não funcionar hoje.
Portanto, guardem por favor comentários acerca de maminhas e biberões, quantidade de colo e embalo, chuchas e afins, panos e carrinhos, estamos todos a fazer o nosso melhor e precisamos mais de apoio e menos de críticas que apenas servem para nos sentirmos mais culpados por acharmos sempre que podíamos fazer melhor!
O melhor conselho que podemos dar uns aos outros é que o que resultar contigo e com o teu bebé e que vos deixe confortáveis e felizes, é o que está certo.
1 COMMENT
Mónica Pereira
8 anos agoBoa tarde.
Como concordo com isto tudo!
Às vezes temos que ouvir com cada pérola! No inicio ficava irritada com certas criticas, observações ou conselho, e às vezes até magoada. Fazem-nos parecer a pior mãe do mundo. Hoje em dia não comento, se me perguntam alguma coisa, resumo ao máximo, e quanto aos conselhos, abano a cabeça com em concordância e pronto ficamos todos felizes! Infelizmente à pessoas más neste contexto, e algumas com memória curta.
Em relação ao mim para outras mães com crianças mais novas, não comento nem aconselho, se me perguntam só digo como procedi relativamente ao assunto em questão. Cada criança é única e deveriam respeitar isso.