Quando temos crianças toda a ajuda é bem-vinda, seja com fraldas, conselhos, mimos ou tempo, tudo serve para nos sentirmos apoiados.
Numa altura em que a “aldeia” que ajuda a tomar conta das crianças é cada vez mais pequena, tentamos procurar apoio nos mais variados sítios.
Hoje em dia existem grupos de mães no Facebook, blogs e sites que nos tiram dúvidas e nos ajudam a sentir mais acompanhadas nesta caminhada que por vezes se faz sem tanto apoio familiar como gostaríamos, é nestes sítios que às vezes percebemos que as nossas dúvidas são normais, que os erros que cometemos já foram cometidos por muitas mães antes de nós e que aprendemos dicas com uma facilidade impossível antes da existência da internet.
É também nestes sítios que “conhecemos” pessoas com vontade de ajudar e que percebem (pois passam pelas mesmas situações) que todas as mães estão apenas a dar o melhor delas em prol das novas gerações e que tal como elas erram e tentam ser cada vez melhores.
Nesta viagem da maternidade, tive a sorte imensa, que infelizmente não chega a todas, de ter igualmente uma rede familiar que me pode ajudar com o seu precioso tempo, falo obviamente desses seres incríveis que desde tempos antigos ajudam novas mães a darem conta do recado, os avós.
No meu caso, os meus sogros que desde o primeiro minuto sempre estiveram como um dos meus maiores apoios com as miúdas lá de casa. São horas de mimos, colo e ajuda preciosas que me facilitam o regresso ao trabalho, que me deixam a cabeça descansada, e não há nada melhor para uma mãe do que ter o descanso mental que tanto precisa para aliviar a culpa do tempo passado a trabalhar para que possa, no curto espaço entre a chegada do trabalho e as horas de banhos e camas estar no seu melhor para lhes dar a atenção que tanto precisam.
Aos avós (todos), os que podem e os que não podem cuidar dos netos, este amor a dobrar é realmente uma das melhores heranças que podem deixar aos netos, esta paciência que parece infinita, o colo que parece que não cansa os braços, os mimos com que criam as minhas filhas, são realmente a melhor prenda que eu poderia pedir. Obrigada.
Leave a Comment