Não há nada como entrar em casa depois de um dia de trabalho e tê-la limpa, arrumada e perfumada.

É um sentimento de paz que nos inunda e tranquiliza, algo fundamental nos dias de hoje. Mas trabalhar, cuidar da casa, dos filhos e ainda ter tempo para nós e para os nossos é um desafio que todos nós enfrentamos e por isso tudo o que nos possa ajudar é mais do que bem vindo.

Hoje trago algumas dicas que, na minha opinião, ajudam a descomplicar as tarefas domésticas.

– Passar a ferro, dobrar e arrumar a roupa

Qual o segredo para se ter a roupa sempre passada e arrumada?

Dobrar a roupa ao apanhar e arrumá-la imediatamente no sitio certo.

Passar a ferro as peças de imediato se forem poucas ou, caso sejam muitas, fazê-lo enquanto se vê um episódio de uma série, é algo que faz com que esta tarefa se faça rapidamente e sem dilemas.

– Preparar mais do que uma refeição 

Fazer sempre mais do que uma refeição é uma ótima forma de rentabilizar o tempo despendido na cozinha.

Há quem programe toda uma semana de refeições, mas não querendo fazer as coisas desta forma, basta preparar pelo menos duas refeições ao mesmo tempo para que o dia seguinte seja mais relaxado.

Ter sopa sempre feita é também importante, não só do ponto de vista nutricional, como também ajuda a descomplicar o prato principal.

– Esvaziar e encher a máquina da loiça

Por algum motivo, não sei bem qual, detesto arrumar a loiça lavada, ainda assim é tarefa que tem que ser feita diariamente e opto por o fazer enquanto faço o jantar.

Os miúdos podem e devem ajudar nesta tarefa, e aproveitar esta altura para colocar a mesa.

Ir colocando a loiça suja na máquina é também uma forma de fazer render o tempo e desta forma, podemos jantar com a cozinha arrumada. Ah, maravilha!

Após o jantar, se cada um limpar o seu prato e colocar a sua loiça na máquina, esta tarefa fica praticamente concluída. É carregar no botão iniciar e está feito.

– Limpar imediatamente a cozinha

Nos últimos anos aprendi a nunca deixar a cozinha por arrumar. Nada de ficar na ronha no sofá, porque depois a vontade de a ir arrumar é nula e por isso o ideal é arrumar imediatamente. Limpar o fogão, a parede junto ao fogão e bancadas é algo que se faz num instante se o fizermos diariamente. Limpar o chão e lavar se necessário, é também algo que se faz rapidamente.

Não há nada como acordar e entrar numa cozinha limpa e arrumada.

– Arrumar a sala antes de deitar

Assumo que nem sempre concretizo esta tarefa, mas dobrar mantas, arrumar o sofá e as almofadas antes de deitar são gestos simples que deixam automaticamente a sala com bom ar.

O calçado também deve ir para o lugar adequado em vez de ser atirado para qualquer canto da sala.

– Arrumar depois de brincar

Ter filhos não tem de ser sinónimo de casa caótica. É importante ensiná-los a arrumar os seus brinquedos desde cedo. Na realidade as crianças gostam de cumprir tarefas, faz com que se sintam mais adultas e próximas de nós crescidos, por isso devem arrumar sempre os seus pertences depois de brincar. Ninguém gosta de viver no caos e eles também não.

– Preparar a roupa no dia anterior

Esta é uma daquelas tarefas que por vezes sai furada, principalmente nos últimos tempos em que ora chove, ora faz sol, frio e calor num só dia, mas ter a roupa, acessórios e mochilas preparados, faz com que as manhãs sejam muito mais calmas e despreocupadas. Ajuda também a acabar com os dilemas de vestuário que tantas mães conhecem. É deixá-los escolher a roupa no dia anterior, com a nossa ajuda, e ter uma manhã descansada no dia seguinte.

– Pendurar a roupa para arejar e depois arrumar

O pior de um quarto é aquela pobre cadeira onde ninguém se senta e para onde toda a gente atira roupa.

O truque é colocar imediatamente num cabide a roupa que não vai para lavar e deixar a arejar, no dia seguinte basta arrumar. Desta forma não só não se amachuca, como a cadeira/banco/banqueta fica livre para a sua principal função, sentar e ornar o quarto.

– Sair de casa com as camas feitas

Levantar, deixar as camas a arejar enquanto cuidamos de nós e cada um fazer a sua cama antes de sair é fundamental para que os quartos pareçam mais arrumados, mesmo quando não estão. É um truque rápido e infalível.

– Casa de banho limpa

Passar um detergente de limpeza na sanita todas as noites (ah coisa linda) e limpar o lavatório são coisas que levam 1 minuto a ser feitas e que deixam a casa de banho impecável para ser utilizada.

Móveis com arrumação fazem toda a diferença. Se estiver tudo “escondido” dentro dos móveis, a casa de banho está sempre arrumada.

É importante frisar que existem dias impossíveis, semanas, meses caóticos. Ninguém é perfeito e nós também não. Cada um deve adaptar as suas rotinas de acordo com as suas necessidades. O que resulta para uns, pode não resultar para outros. Pessoas diferentes têm vidas diferentes e é assim mesmo que deve ser.A Vanessa também escreve aqui. Num sitio só seu.

Visitem Um Sonho só Meu

Related Posts with Thumbnails