Ontem foi dia de fazer o meu orçamento para o mês de Agosto. Recebi o vencimento e estive de volta da papelada durante 1 hora.
Preparei a minha pasta já com separadores e folhas para os meses que faltam até ao fim do ano. Assim fica tudo feito e depois é só acrescentar as facturas e fazer a separação do dinheiro.
Fui buscar as minhas listas personalizadas e comecei o processo.
Coloquei na folha de orçamento doméstico o valor do vencimento e as despesas fixas e levantei dinheiro da conta para colocar nos meus envelopes.
Tenho também um separador onde coloco as facturas do que gastei nas ultimas 2 semanas com o Simão. Preciso depois de conferir se aparece tudo no site das Finanças. Ao menos o Estado podia devolver alguma coisa na altura do reembolso do IRS 🙂 Vamos ver.
Fiz também os menus para as marmitas. Ainda tenho comida no congelador e não vou precisar de muitas compras ao longo do mês. Só para terem uma ideia o meu orçamento para a comida é de 28 euros.
Tenho comida para um mês, tenho mercearias na despensa, tenho detergentes e produtos de higiene, o meu pai ajuda-me todas as semanas com fruta, legumes e pão, por isso chega perfeitamente. Esticar é a palavra de ordem no proximo mês. O Simão vai ser operado e preciso de ter dinheiro para isso. Ele está sempre em primeiro lugar 🙂
Demorei uma hora, mas esse tempo é muito importante, porque poupo imenso.
Ter a nossa vida financeira organizada é meio caminho andado para uma vida mais sossegada. Eu tenho tudo controlado. Infelizmente tenho de andar a fazer contas todos os meses mas melhores dias virão. Penso sempre que isto é uma fase.
4 COMMENTS
Manuela Cardoso
5 anos agoAprecio muito essa tua organização.
Mónica falaste detergentes e é por isso que te vou dizer o que faço. Não compro detergente para a roupa há meses e meses, foi uma maneira de eliminar plástico e químicos. Compro um sabão azul ou outro, corto a meio, ralo 200 g com um ralador para dentro de um alguidar ou balde. Fervo 2,5 litros de água, vou juntando a pouco e pouco, mexendo sempre com uma colher de pau (que só utilizo para isto, assim como o ralador) até o sabão ter derretido. Deixo uma noite a descansar, no dia seguinte deito num recipiente que é um frasco grande de vidro onde guardava bolachas. Quando ponho a roupa a lavar é só pôr uma ou duas medidas na máquina. Se for roupa com manchas, junto uma colher de sopa de bicabornato de sódio. Ligo a máquina, deixo-a encher de água, desligo uma hora ou duas, para a roupa ficar de molho. Volto a ligar e lava normalmente. Como amaciador uso vinagre de cidra. Claro que a roupa sai muito bem lavada, cheira bem, mas nada do que se compare aos detergentes industriais. Mas isso é uma questão de hábito. A mim sossega-me saber que não tenho químicos junto à pele.
Para limpar bancadas, fogão, frigorífico, louças do WC uso uma parte de água, outra de vinagre de cidra, com algumas gotas de limão, borrifo, passo um pano e fica tudo impecável. Claro que em qualquer destes casos, se pode acrescentar óleos essenciais e fica tudo mais cheiroso. Mas se o objectivo é diminuir despesas isto quanto a mim dá resultado.
Desculpa o testamento e a ousadia de explicar o que possivelmente já sabes e fazes.
As melhoras do fofo do Simão.
Paula
5 anos agoVai correr tudo bem com o seu Simão 🙂 Tudo vai melhorar, com toda a certeza! Como diz o povo: não há mal que sempre dure, nem bem que se não acabe 😉 Beijinhos para si e lambidelas para o Simão 🙂
Inês
5 anos agoTudo de bom para o cãozinho!
Teresa C.
5 anos agoOlá Mónica,
As melhoras do Simão, vais ver que vai tudo correr bem!…
Bjs para ti e, festinhas para ele…
Teresa C.