Eu como muitos legumes.
Aliás muitas vezes, as minhas refeições são só de legumes.
Adoro couves de bruxelas, brócolos, feijão-verde, por isso não é um sacrifício para mim.
Eis algumas dicas para cozinhar e preservar legumes:
– Tomate
É muito utilizado na preparação de variadíssimos pratos, mas deve estar maduro. Se o adquiriu verde e necessita de prepará-lo, envolva-o em papel de jornal e guarde-o no frigorífico, em local seco.
– Puré de batata
Para que fique mais fofo, adicione duas claras, batidas em castelo, aos ingredientes que costuma utilizar. Envolva bem e verá como fica delicioso.
– Aproveitar sobras
Da próxima vez que sobrarem legumes, corte-os em pedaços e coloque-os num recipiente de ir ao forno. Polvilhe-os com miolo de noz triturado, queijo e pão, ambos ralados, e leve a gratinar. Sirva como acompanhamento de carne.
– Arranjar brócolos
Lave-os bem e faça um corte, em forma de cruz, na extremidade de cada caule. Deste modo, este cozerá ao mesmo tempo do que as florinhas.
– Cebolinho e aipo frescos
Estarão sempre prontos a usar nos seus cozinhados se os colocar num copo com água, no frigorífico.
Se souberem de mais dicas, partilhem.
1 COMMENT
Teresa C.
4 anos agoOlá Mónica,
Nas couves de bruxelas frescas, lavo, corto em quartos, ponho numa travessa de forno, borrifo com um pouco de azeite, alho em pó e ervas aromáticas a gosto, vai ao forno até estarem tenras.
Nos espargos frescos, lavo, arranjo os espargos e corto-os em pedaços com cerca de 2 ou 3 dedos de comprimento. Numa frigideira coloco um pouquinho de azeite, alho em pó, ervas aromáticas e coloco os espargos, vou salteando, na frigideira, quando estiverem «al dente», estão prontos… demora poucos minutos, 5 a 7mn.
Bjs,
Teresa C.