Mais uma rubrica da Lima Limão – Consultoria de Imagem com o tema:

5 questões a responder antes de comprar uma nova peça de roupa

Usar uma abordagem minimalista na construção do seu guarda-roupa irá simplificar a maior parte do processo, exceto uma tarefa: as compras. Comprar uma nova peça de roupa será automaticamente mais complicado. A questão é que depois de ter investido o seu tempo na definição do que pretende ter no seu armário de forma a praticar um consumo mais consciente e saber como e onde vai gastar o seu orçamento, a oferta de peças que preencham tais requisitos irá diminuir drasticamente. Pelo que, é perfeitamente aceitável que, ao início, se sinta um pouco frustrada. Mas, o mais provável é que rapidamente se aperceba que essa dificuldade não é tão negativa como aparenta ser. Isto porque, uma vez que os seus requisitos se vão aprimorando, o processo de escolha é muito mais rápido e facilitado. E muitas das peças que há algum tempo atrás apenas iriam atulhar o seu armário nem sequer são consideradas. O que significa que deixará de realizar más compras e o seu armário apenas guardará peças que lhe assentam na perfeição e se enquadram no seu estilo pessoal.

Para tirar o melhor proveito possível das suas compras deve questionar-se se:

1 – Esta peça enquadra-se no meu estilo pessoal?

A primeira vez que olha para uma peça de roupa é atraída pela sua forma/cor/corte quando a vê na prateleira ou no charriot e essa primeira impressão é o primeiro filtro na hora de se certificar se essa peça é o que procura. Logo, é importante que veja cada peça individualmente e compare a sua cor, material, corte e detalhes e se estes estão em linha com o seu estilo pessoal. E aqui deve ser o mais específica que conseguir. Se a resposta a esta questão for positiva está no bom caminho.

2 – Gosto do corte e material da peça?

O corte e o material não são negociáveis. Uma peça de roupa que esteja um pouco fora da sua zona de conforto é algo com que pode trabalhar, mas se o corte não for o ideal para o seu tipo de corpo ou o material não for bem aceite pela sua pele não é, de todo, uma boa aposta. Para lhe poupar tempo no futuro é importante ter sempre presente, no momento da compra, quais os cortes e materiais que privilegia em cada peça. Uma peça na prateleira ou no manequim é sempre diferente de como lhe assenta no corpo pelo que é fundamental que experimente sempre todas as peças que considerar comprar. Quando as experimentar certifique-se que as peças são confortáveis e não lhe retiram mobilidade. Deve ainda informar-se sobre os cuidados que a peça exige e se está disposta a comprometer-se com eles.

3 – Qual será função da peça no meu guarda-roupa?

Antes de comprar qualquer peça deve, pelo menos, ter uma vaga ideia da função que esta terá no seu guarda-roupa. Cada nova aquisição deve estar em harmonia com a estrutura do seu guarda-roupa e com as suas preferências no que à criação de coordenados diz respeito. Mesmo que uma peça se enquadre no seu estilo pessoal, se não conseguir atribuir-lhe uma função, o mais provável é que não seja uma boa aposta.

4 – Vai preencher alguma lacuna no meu guarda-roupa?

Aqui, é importante compreender se a peça que está a considerar comprar é uma peça que realmente precisa e se a irá ajudar a construir o seu guarda-roupa ideal. Como sabe, além de ser um reflexo do seu estilo e personalidade, o seu guarda-roupa deve adequar-se a todas as suas atividades diárias. Pelo que deve tentar manter sempre presentes quais as áreas do seu guarda-roupa que têm falhas de forma a conseguir fazer compras mais informadas e conscientes.

5 – Consigo pensar em 3 coordenados para a usar?

Se a peça que está a considerar comprar “respondeu” positivamente às questões anteriores já deve ter reparado que está perante uma boa aquisição. Mas para uma decisão mesmo consciente confirme a versatilidade da peça ao pensar em diferentes coordenados em que a poderá utilizar. Se o seu guarda-roupa for coerente não lhe deve ser difícil chegar a uma resposta. De qualquer forma se se lembrar de, pelo menos, 3 coordenados em que a peça se encaixaria na perfeição… Não a deixe escapar!

Texto: Lima Limão Consultoria de Imagem

Related Posts with Thumbnails