Search here...
TOP
Organização

Organização/Filhos/Rotinas!

 

Muitos dos e-mails que recebo são de mães que pedem-me ajuda na organização das atividades e rotinas diárias.

Mães com filhos, marido, trabalho e casa para tratar, veem-se aflitas para dar conta de tudo.

Eu não tenho filhos e por vezes ando atarefada, quanto mais….e por isso tenho o maior respeito por essas pessoas.

O que aconselho e irei por em prática um dia que tiver filhos, é criar um mapa mensal com as atividades e tudo aquilo que diz respeito às tarefas do dia-a-dia.

Dividir tarefas com o parceiro e filhos (se tiverem idade para ajudar) torna tudo muito mais fácil.

Façam uma lista e coloquem-na num sítio visível e acessível a todos.

Assim pode verificar quando tem uma consulta, quando tem que ir aos correios ou levar os miúdos à natação.

Organização é a chave.

As leitoras que já são mães, como fazem?

Têm uma lista?

Partilhem, se faz favor para ajudar outras.

 

Related Posts with Thumbnails

«

»

24 COMMENTS

  • Se todos colaborarem tudo se faz…
    Mas sem dúvida a organização é a chave:)
    Um beijinho muito grande:)

    • Monica Dona de Casa

      Aprender e Organizar,

      Obrigada! 🙂

      Bj.

      M.

  • Raquel

    Quando o nosso rapazito nascer também vou implementar esse método cá em casa, senão ainda me esqueço das consultas e das vacinas do rapaz!
    Forro a folha do calendário com papel autocolante transparente e depois escrevo com caneta de acetato (assim escuso de imprimir folhas para todos os meses).
    Isto, para além de ter também apontado no tlm com alarme, não vá o diabo tecê-las (é que eu esqueço-me de tudo). Mas mais sugestões eram muito bem-vindas, sim senhora! 😉
    Beijinhos Mónica, e boa semana! **

    • Monica Dona de Casa

      Raquel,

      Gostei da tua técnica.

      O importante é ser organizada 🙂

      Bj.

      M.

  • mae_ao_quadrado

    Eu ando a ver se faço uma agenda da casa com esse tipo de quadros… e olha que o teu ficava bem giro na colecção listas da dona de casa 😀 vais disponibilizar? pleaseeeee :p

    jokas pariga

    • Monica Dona de Casa

      mae_ao_quadrado,

      Esta não, mas envia-me um e-mail s.f.f.

      Bj

      M.

  • maria

    Setembro é mês de reorganização de horários. Dias de ginástica na escola, dias de piscina, dias de… Uma coisa que já percebi é que não podemos fazer todas as actividades que nos apetecia. Por exemplo, no ano lectivo passado optei por um horário na piscina para a filha, mas nesse horário não havia aula para mim, conclusão ia ela 2 dias para a piscina e eu 3 dias para o ginásio, horáros diferentes e dias diferentes, a partir de setembro, vamos as 2 para a piscina num horário mais tarde é certo, mas não "perco" tempo, pois ficava sempre á espera dela.
    Outra coisa que tb já tentei mas que comigo não resulta é a limpeza por partes, ou seja para evitar andar ao fim de semana a fazer limpeza, ia distribuindo as tarefas pela semana, conclusão para não ter uma manhã ou uma tarde presa tinha todas as noites! Cada uma organiza-se o melhor que pode
    Beijo
    Maria

    • Monica Dona de Casa

      Maria,

      É isso mesmo!

      O importante é as pessoas se organizarem.

      bj.

      M.

  • Vânnia Costa

    Olá! Muito obrigada pela consideração e pelo respeito que tem pelas mulheres que são mães, trabalhadoras, donas de casa e esposas. Não é fácil não, quando temos tanta coisa para fazer, passamos o dia todo no trabalho e só nos resta umas horitas ao final do dia para fazermos tudo o que engloba a casa, filhos, etc., de facto só com a ajuda do marido e com muita organização é que conseguimos levar avante a árdua tarefa de ser super mulher. Obrigado também pelas dicas que nos transmite têm sido uma grande ajuda. Beiinhos

    • Monica Dona de Casa

      Vânnia Costa,

      Obrigada eu!

      Bj.

      M.

  • Claudia Mateus

    Bom dia Mónica,
    O segredo lá em casa é mesmo a não quebra da rotina.
    Durante a semana é chegar e por o filhote directamente na banheira, fica logo uma tarefa despachada, enquanto o filhote brinca um pouco reservo os tais 30 minutos para a casa. Passar o Swiffer pela casa toda (obrigatório todos os dias). Depois divido as tarefas pelos outros dias da semana, segunda lavo o chão dos quartos, terça a cozinha e a sala, quarta limpo o Wc, quinta limpo o pó, sexta não faço tarefas extras porque no fim de semana faço a limpeza mais a fundo. Muitas vezes nem preciso dos 30m. Depois vou para a cozinha, por norma já tenho as refeições orientadas de fim-de-semana. Posso só fazer uma massa ou um arroz para acompanhamento. Vamos todos jantar, e posso dizer que por volta das 20h30m, tenho tudo despachado e o tempo livre para o filhote e marido ;).
    Bjs da Clau

    • Monica Dona de Casa

      Claudia,

      Até fiquei cansada 🙂

      Bj e parabéns pela organização.

      M.

  • Saraa

    Sim, eu que tenho 2 filhos com 6 e 8 anos, também sobrevivo com as listas e apontamentos no calendário da cozinha. Aliás, o meu frigorífico está recheado por fora com listas e recados relacionados com os miúdos! Em período escolar faço uma tabela semanal (que dura o ano inteiro) com as actividades desportivas e horários respectivos. Depois, para cada actividade desportiva faço uma lista do que é preciso enfiar na mochila. Assim, na véspera e com a cabeça cansada, não tenho de pensar muito…
    Bjinhos. Sara

  • bela

    olá a todas !
    Eu tenho 2 filhos, um de 12 e outro de 8 (rapazes), e desde muito pequenos que os estimulei a ajudarem-nos a mim e ao pai a colaborarem nas tarefas diárias, e devo confessar que são uma ajuda preciosa, só assim tenho um tempo livre para actividades onde eles apreciam a nossa presença. por ex.: eu faço o jantar com o pai, eles colocam a mesa, no final o pai retira a mesa, eu lavo a loiça, o de 12 limpa e o de 8 arruma, isto diariamente é uma grande ajuda. Em relação as camas, cada um faz a sua, roupas sujas, cada um leva a sua para a lavandaria, todos os dias o pai programa a maquina por causa do bi-horario, de manhã eu estendo, ao final do dia ele apanha, quando é para passar, o mais pequeno arruma nas gavetas cuecas e meias, o mais velho, tudo o que é toalhas de banho ,panos de cozinha e o que for pendurado em cabides, e o pai arruma o que vai para gavetas, tudo isto á medida em que estou a passar a ferro. E faço isto em muitas tarefas, de forma a que todos colaborem de igual forma.não consigo usar listas, com muita pena, pois gosto muito de organização, no entanto gosto de fazer tudo sem que esteja planeado.Mónica, adoro o teu blog!!!!!gostava que falas-se sobre arrumação de gavetas na cozinha, é possível? beijinhos!!

  • Mónica

    Olá
    Eu sou mãe, esposa, trabalhadora e estudante. Digo-te que é muito difícil conciliar tudo, é preciso muita organização e também muita ajuda por parte do marido.
    Deixo tudo escrito, todas as refeiçoes a fazer (pois só chego a cass perto da meia noite) a roupa que é preciso preparar para o filho levar para a escola dependendo das actividades que tem de fazer.
    _Bjs

  • Mónica Cardoso

    Olá, eu tenho dois filhos. Em Setembro faço no PC um horário com as horas da escola e as actividades extra curriculares e coloco na porta do frigorífico. Como tenho um filho e uma filha e ainda por cima com quase 6 anos de diferença as actividades deles são muito diferentes… equitação, natação, Kenpo, ballet, zumba. Tento conciliar os horários para conseguir que estejam ao mesmo tempo em actividade para conseguir mais tempo em família. As tarefas domésticas já estão distribuídas e correm normalmente bem.
    Beijinhos

  • Frutinha

    Embora não tenha haver com o post, tem haver com o blog, arrumação.
    Deixo a dica de como arrumar lenços e cachecois de forma simpples, rapida e economica.
    Não, não é para vender nada 😛 é um DIY de uns minutinhos só
    http://desabafosecoisas.blogspot.pt/2012/07/arrum

  • Nessie

    Olá, Mónica! 😉
    Não conseguiria nunca sem a minha agenda e o meu bloco de notas!
    Assim que surge algo, escrevo logo no bloco de notas, ao chegar à casa transcrevo para a agenda! Essa é verificada todos os dias de manhã, à hora de almoço, ao chegar à casa e antes de ir dormir! Ah, e uns dias antes do dia de uma determinada coisa (tipo alguma consulta, ou assim) ponho lembretes na própria agenda!
    Tenho a sorte de ter 2 horas de almoço e de trabalhar a cerca de 500m de casa, que é o que me tem valido, consigo orientar muito à hora de almoço!

    A hora de almoço, a agenda, a ementa semanal, a rotina matinal e a nocturna é que me têm safado! Isso e o maridão, que ajuda em tudo o que lhe peço, seja em tarefas de casa, ou em tratar da E.! Aliás, se ele chegar do trabalho a horas para isso, por norma é ele que lhe dá banho enquanto eu faço o jantar! 😉

    Beijinhos*
    Nessie http://diario-de-uma-familia.blogspot.pt/

  • Sandra

    Olá Mónica,

    Eu faço uma lista, mas na agenda. No dia que é preciso fazer, eles vão ver e está lá o que cada um tem para fazer.
    E assim não me esqueço de quem fez o quê e vou rodando as tarefas.

    Beijinhos

  • Susana

    Não tenho nada organizado em papel, está td na minha cabeça, mas posso dizer como faço diáriamente. Tenho um bébé de 9 meses e por isso ainda tenho direito a sair 2h mais cedo do trabalho. Chego por volta das 5horas a casa com ele e até ás 6h ou 7h (que é qdo o papá chega) é hora exclusiva para estar com o meu filho, assim k o Pai chega passo a bola para ele e vou arrumar o que ta desarrumado (apanhar roupa, estender, etc) depois o pai e filho vão tomar banho juntos enqto levo o cão á rua. qdo chego já o papá está a começar a preparar a janta do pekeno. Enqto sou eu k dou o jantar ao nosso filho ele prepara o nosso jantar tb. assim enqto jantamos depois o nosso filho acompanha-nos á mesa e qdo estou a arrumar a cozinha ja ele está a ver o joão pestana. assim estamos od dois com o nosso filho e temos tempo para td. depois de o menino adormecer se for necessario o meu marido ainda me ajuda com alguma coisa da casa, senão namoramos e desfrutamos do silêncio em conjunto… 😀

  • Marlene

    É muito complicado quando se tem um menino de 18 meses e o marido trabalha até à 1 da manhã. Vou busca-lo à creche às 17h e a partir desse momento são 99% dele… Não dá para fazer praticamente nada, o pouco que faço é anotar na agenda as tarefas que tenho pendentes e fazê-las à noite, depois das 22h quando ele adormece… Não é nada fácil! A casa é 100% por minha conta e o menino é quase isso porque o pai apesar de estar algum tempo com ele, no que toca a tarefas, é tudo eu! :S

  • sonia sousa

    eu que sou mãe de 3 com o marido a trabalhar de 2ª a domingo e a chegar a casa de semana sempre depois das 9 da noite -não é facil.
    Para alem de que tenho muito que aperfeiçoar na parte organização-mas a palavra de ordem é manter rotinas.
    Em setembro para a porta do frigoriofico vão os horarios da natação e ginástica,e um lembrete no telemovel-tento ter sempre o saco pronto e no carro…horario de jantar para eles, horario de banho aos 3 de seguida e asism tento simplificar -marco na agenda da loja as coisas pessoais tb para me poder orientar e lembretes no telemovel tb ajudam .

  • sónia

    Olá

    Fala-se muito na rotina do dia-a-dia no casamento, dizem que é prejudicial para a relação, mas contrariamente ao que se diz ou pensa na minha opinião acho que quando temos filhos é exactamente a rotina que faz tudo funcionar.
    Eu também comecei por fazer listas e escrever tudo o que havia de fazer, para o marido, para a casa, para o filho, inclusivé para o cão, sim porque este último também tem rotinas, também precisa comer, tomar banho, etc. Neste momento não preciso das listas, só da das compras, porque consigo fazer a minha organização mentalmente. Mas também temos que ter muita capacidade de adaptação, pois com crianças pequenas, por mais listas que façamos, os horários são os deles, e imprevistos acontecem todos os dias.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *