Eu pessoalmente acho que é nas pequenas coisas que conseguimos poupar algum dinheiro.
E também é assim que alteramos hábitos que nos levam a poupar dinheiro 🙂
Durante esta semana eu fiz um pequeno teste com a minha caneca do pequeno almoço.
Tinha vindo a reparar que instintivamente enchia a caneca de café com leite e no fim de comer a bela da torrada, deixava sempre um pouco do leite e consequentemente ia fora.
Comecei a reparar neste erro e custa-me muito mandar comida fora, por isso alterei a caneca (é culpa é da caneca, juro) 🙂 não é minha, não sou eu que coloco leite a mais e depois não o bebo. É a caneca.
E agora bebo o leite numa chávena mais pequena e zero desperdícios.
E com esta mudança, o pacote de leite dura mais 🙂
13 COMMENTS
Rita
12 anos agoTambém já sofri disso, mas basicamente ponho menos leite na caneca, mas um pacote de 1L de leite continua a não durar-me 5 dias (só pequeno-almoço que tomo no trabalho). Era preciso mais um dl de leite.
Raquel
12 anos agoInstintivamente já faço isso há muito tempo. Quando quero beber mais uso uma caneca maior, quando quero beber menos uso uma mais pequena (com a imagem de uma mulher a fazer bolos :D).
Carina
12 anos agoOlá Mónica
Acredite que aconteceu o mesmo comigo. Quando não vou trabalhar, normalmente bebo o meu leite com café nas calmas e numa caneca normal/grande. O problema é que quando vou trabalhar, tenho de acordar cedo, preparar os miúdos a correr e beber o leite às pressas. Não sei se é por esse stress mas nunca conseguia ter apetite para beber o leite todo e lá ficava o desperdício no fundo…. Chegou um dia que resolvi mudar de estratégia e de caneca!!! E acabou-se o leite desperdiçado!
Anjo-de-Mel
12 anos agoEu bebo sempre até ao fim, independentemente do tamanho da caneca 🙂 Deitar fora é q não! Bjinhos, Feliz Dia da Mulher e bom fds!
Cláudia
12 anos agoOlá Mónica
Eu sofro do mesmo mal, deixo sempre restos…
Mas este mau hábito tem que acabar, porque no POUPAR é que está o Ganho!
Luzia AP. Btista
12 anos agoConcordo plenamente,são nesses pequenos atos que desperdiçamos pequenas quantidades de alimentos,havendo um prejuizo quase não notável que faz uma grande diferença no final do mês.
Ana P.
12 anos agoCá em casa passou-s eo mesmo já à muito tempo… com as taças das papas e cereiais dos meninos, excepto o bébé que come tudinho! Passei a usar tacinhas mais pequenas e deixou de haver sobras.
Alex
12 anos agoCá em casa também se têm muito em atenção as doses. Mas traço uma linha mental: "até onde no prato ou na caneca deve ir a comida/bebida". Uma caneca para ele chega quase ao topo, para mim, não chega a 2/3. Precisamente porque costumava deixar. É importantíssimo cada um perceber os seus limites, sim. É realmente bastante o que se desperdiça nestas pequenas coisas.
marina
12 anos agoMas se a pessoa sabe de antemão que não vai consumir tudo porque enche até ao cimo? Gosto muito do seu blog mas acho que este post não teve lógica. Eu seja de que tamanho for a caneca só vou encher até onde me apetece
Monica Dona de Casa
12 anos agoMarina,
Nunca ouviu a expressão "Mais olhos que barriga" ?
É exactamente isso que me acontece às vezes, é humano.
Nunca lhe aconteceu?
marina
12 anos agoPor acaso não Mónica pois sou muito como a analogia do copo meio vazio lol
Madalena
12 anos agoTambém tenho esse jogo de chávenas 😉
Mariana
12 anos agovou passando no seu blog de vez em quando. e há coisas q de facto são ideias excelentes. neste caso, além de excelente é um abre-olhos. é uma coisa tão pequena mas q aposto q quase ninguém alguma vez pensou nisto.
parabéns!