Nunca é demais relembrar as dicas de poupança relativamente à água.

Vejo por aí tanto desperdício que resolvi que em 2018 (e espero daqui para a frente), vou seguir à risca o máximo de dicas possíveis e assim reduzir a conta. Isto de pagar tudo sozinha é um desafio. Nem vos passa pela cabeça. Fico pobre logo na primeira semana.

Comecei por lavar a loiça com alguidar. Vejam o post que fiz sobre esse assunto. Mas, há tantas outras maneiras, muitas delas básicas que se estivermos atentas pagamos muito menos.

Ora atentem:

– Os banhos

É muito bom tomar banho de imersão. Não me lembro da ultima vez que o fiz, mas lembro-me que era bom 🙂 mas gasta-se um balúrdio em casa, para não falar em gás.

Obvio que um mimo de vez em quando faz milagres ao nosso corpo, mas por sistema não aconselho.

Eu risquei completamente o banho de imersão da minha lista.

Também já ouvi falar nos banhos cronometrados. Principalmente quem tem crianças e adolescentes que tomam banho sozinhos e não têm a preocupação de poupar. Se não colocarmos um travão, estão lá horas.

– Dentes

Fechar a torneira quando se está a lavar os dentes é quase automático para mim. Mesmo no trabalho à hora de almoço. Não sou eu que pago, mas vejo a fechar a torneira e a desligar as luzes das salas vazia. É um vicio que acho louvável.

– Descargas do autocolismo

Essa é velhinha e aplicada na minha casa desde que me lembro. Já tinha feito um post sobre isso e nunca é demais lembrar. Poupa-se imenso.

– Torneiras

Pois bem, torneiras a pingar equivale a litros e litros de água desperdiçada. Tente arranjar ou peça alguém com jeito para arranjos que dê um jeito. Por vezes basta colocar um isolante e já está. Aconteceu-me com a torneira da máquina de lavar. € 1.20 depois e estava arranjada.

– Máquina de lavar loiça

Eu já tive e só usava ao fim de semana ou quando tinha jantares. Acumular loiça suja na máquina dá-me cabo dos meus nervos, até porque gosto de lavar loiça à mão. Relaxa-me 🙂

Mas, os cuidados têm de existir.

Lavar quando está cheia, ao retirar a comida dos pratos, utilize um guardanapo de papel, para que os restos não danifiquem a máquina (filtros) e para que ela fique bem lavada.

Podem utilizar um ambientador muito barato (como eu usava na minha). Mas, continuo a dizer que lavar a loiça à mão poupa água.

– O ginásio

Quem frequenta o ginásio pode muito bem tomar banho lá e assim poupa água. Eu nem por isso, como sabem tenho uma mania (ver aqui).

E há tantas mais que podem ler aqui no site:

Poupança de Água – Parte 3

Poupança de Água – Parte 4

Se aplicarem 3 ou 4 destas medidas já notam diferença. É tudo uma questão de hábito. O ser humano é de hábitos e estes trazem-nos benefícios.

Agora e porque li algures, eis uma dica de poupança que não consigo fazer.

Dizem que fazer xixi no banho poupa água. Desculpem lá mas fazer xixi para a banheira e consequentemente para os pés, não dá para mim. Nem 8 nem 80. Simplesmente não consigo.

Related Posts with Thumbnails