dicasano1

Aqui está a última dica dos vencedores do Passatempo: Dicas que Valem Euros.

jogo

“A minha dica de poupança é incentivar as crianças a pouparem com este jogo – Poupança X-tra – que vos envio.

Este jogo foi feito por nós, adultos e crianças, utilizando papel de jornal, rolos de papel higiénico, cartão, colas, tintas e alguma criatividade e imaginação à mistura.

Porque ao reciclar também estamos a poupar! Com este jogo pretendo criar nas crianças hábitos de poupança enquanto nos divertimos a jogar.”

Aqui têm as regras e as dicas para cada casa.

Regras do jogo:

  • Primeiro os jogadores devem lançar o dado para saber a ordem de saída.
  • Os jogadores dispõem -se conforme a pontuação mais alta.
  • Cada jogador lança o dado e move o seu personagem no tabuleiro.
  • O número que sair no dado indica o número de casinhas que deve avançar.
  • No entanto, existem casinhas especiais que vão dando dicas de poupança.
  • O vencedor é aquele que quando chegar ao fim conseguir alcançar mais dicas de poupança.

Casa 3: Água – A água é um bem essencial e por isso deve ser poupada! Fechar a torneira enquanto escovas os dentes, diminuir o tempo no banho e reaproveitar a água da cozedura de alimentos para fazer caldos ou regar as plantas são exemplos de pequenos gestos que podem fazer a diferença. Opta também por adquirir redutores para as torneiras lá de casa. Esta escolha pode permitir uma poupança até 50% do consumo de água.

Casa 6: Transportes -Deixar o carro em casa é uma solução que pode levar a uma poupança no orçamento mensal. Vai de transportes púbicos, a pé ou de bicicleta! Livra-te das filas de trânsito e das voltinhas e mais voltinhas à procura de estacionamento!

Casa 9 – Refeições – Torna o pequeno-almoço em casa, mais simples é impossível. Se pensares no valor que gastas diariamente no croissant com fiambre e o galão e multiplicá-lo pelos cinco dias da semana e depois pelas quatro semanas do mês, se calhar terás uma boa poupança. E quem diz pequeno-almoço, diz almoço e lanche! Se podes ir almoçar a casa, então vai, se não, porque não levar o almoço de casa,  uma boa sanduíche, um iogurte e fruta ou então uma marmita com os restos do jantar do dia anterior. Leva sempre contigo bolachas e fruta para um lanche saudável e económico! Mesmo que não o faças diariamente, quando começares a aperceber-te da quantidade de dinheiro que podes poupar, vais certamente render-te!

Casa 11: Electricidade – Deixar uma luz acesa quando não é necessário ou deixar os electrodomésticos em stanby são alguns dos erros praticados que gastam energia. Para diminuir a factura da electricidade e aumentar a tuas poupanças neste campo não te esqueças também de isolar bem as janelas e escolher uma boa fonte de aquecimento.

Casa 13: Poupança X-TRA: Estipula um valor mensal para pôr de lado e pratica-o. Seja numa conta de manobra para uma poupança mensal, compra um mealheiro e, no final do dia, coloca lá todas as moedas que tiveres nos bolsos ou na carteira. Ficará cheio em pouco tempo e com uma quantidade muito interessante!

Casa 16: Horta caseira – Faz a tua própria horta e cultiva alguns legumes e ervas aromáticas em casa. As ervas aromáticas necessitam apenas de luz solar, água e quase qualquer utensílio pode usado como vaso. Podes adquirir vasos decorativos ou reciclar peças que tenhas em casa como chávenas que já não usas. Os mais fáceis de plantar são a salsa e os coentros, em p pequenos rebentos. Tornam os cozinhados deliciosos!

Casa 18: Joga novamente

Casa 21: Cultura – Se gostas de ler, ouvir música ou ver filmes e não queres gastar fortunas em livros, CDs e DVDs, volta a ser cliente frequente da biblioteca ou então pede livros emprestados aos amigos e familiares. Podes fazer o m esmo com os CDs e DVDs.

Casa 23: Água – Aproveita a água da chuva colocando um reservatório ou urna cisterna na rua. Podes utilizar essa água para lavar o pavimento ou o carro, no autoclismo ou para regar o jardim.

Casa 25: Promoções – Aproveita os cupões e talões que muitos supermercados e hipermercados oferecem aos clientes e presta atenção à publicidade que recebes na caixa de correio para poder aproveitar promoções vantajosas. E aproveitar as promoções significa comprar em grandes quantidades, especialmente se forem coisas que não se estragam -detergente para a máquina da roupa, papel higiénico -ou que têm um prazo de validade extenso -arroz, massa, leite. Evita comprar alimentos (garrafas de água ou chocolates, por exemplo) nas máquinas automáticas, nos cafés ou nas estações de serviço-são os locais com os preços mais elevados!

Casa 27: Iluminação – Ao substituir as lâmpadas, opta por lâmpadas economizadoras, pois podes reduzir até 80% o consumo de energia eléctrica em iluminação.

Casa 29: Máquina de lavar roupa: A sua utilização adequada consiste em minimizar o número de lavagens e o consumo de água em cada uma através da alteração de comportamentos, tais com o utilizar a máquina apenas com carga completa, seleccionar programas económicos que consumam menos água e não

Proceder à lavagem de roupa que ainda não necessite de tal. E claro, utilizar detergentes eficientes e económicos como X-TRA.

Espero que tenha gostado destas dicas.

Related Posts with Thumbnails