Search here...
TOP
Aproveitar Poupar Sobras

Aproveitar Fruta!

O que fazer com 1 banana madura?, podia fazer este maravilhoso bolo, mas só tinha 1.

O que fazer com 1 pêra pequena e uma laranja, ambas tocadas?

Pois bem, cortei tudo o que consegui, coloquei num saco e foi direitinho para o congelador.

Vou juntar ao que já lá tenho e vou aproveitar para fazer um bolo ou mesmo um sumo de frutas.

Aqui em casa aproveita-se tudo 🙂

Conhecem outras alternativas para estes restinhos de fruta?

O que fariam com eles?

Não vale escrever salada de frutas 🙂

Related Posts with Thumbnails

«

»

27 COMMENTS

  • PLemos

    Ola Monica.
    Eu costumo triturar tudo ate fazer sumo e depois congelo nas covetes para gelo. Assim, fico com cubos de gelo que depois vem adicionar um toque extra em outros sumos, limonadas e assim… 🙂

    Beijinho.
    PLemos

  • Alexandra M.

    Olá Mónica, estas duas receitas da Bimby são óptimas para aproveitar os restinhos de fruta. Acho que mesmo quem não tenha a Bimby vai facilmente conseguir adapta-las.
    Alexandra
    http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/1
    http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/5

  • Gianita

    Bom dia! Quando tenho tempo, faço doces. Ainda há pouco tempo fiz um com um melão horroroso (http://ardecasa.blogspot.pt/2012/05/compotas-para-aproveitar-fruta.html). O doce ficou agradável, parece doce de abóbora. Mas também podemos fazer gelados, algumas frutas dão para secar (sequei uvas, no ano passado), mas também acho que congelar é sempre uma boa solução, por ser rápida e não obrigar a decidir no momento o que se vai fazer.

  • Raquel Maria

    pode ser disparatado,mas que é apreciador de ananás ou pêssego as sobras destas frutas ou entao quando ja estao maduras, da para fazer uma optima mousse de ananás e pêssego.
    Rercomendo……

  • Se tiver um robot de cozinha suficientemente potente para picar gelo pode juntar açúcar e 1kg de gelo a essa fruta e fazer um sorvete. Fica delicioso! 🙂
    (eu uso a Bimby)

  • Mariana

    As bananas e morangos costumo usar para batidos… Laranjas e pêras possivelmente não ia dar muito certo, já que são frutos com muita água…

  • MARGARIDA SANTOS

    Olá Mónica,

    A ideia de aproveitar a fruta para fazer bolos ainda não me tinha ocorrido, mas como temos máquina de sumos, fazemos algumas vezes.

    Há, ainda, outra coisa que se pode fazer para aproveitar a fruta quando é muita ou se está a estragar. Pode-se cozer num tacho com, apenas, um fio de água, durante alguns minutos. No final passa-se a varinha e congela-se em doses individuais.

    É óptima para levar para o trabalho, para o lanche das crianças e para rechear sobremesas variadas. Como não tem açúcar adicionado, só temos que ter cuidado com a quantidade que se come (deve ser o equivalente a uma peça de fruta).

    Obrigado pelas dicas.

  • Sandra Lopes

    Olá!!

    Eu costumo congelar bocadinhos de fruta e quando quero um batido bem fresquinho nos dias quentes, bato a fruta congelada com leite. Funciona muito bem com morangos e manga.
    Também costumo comprar "Palitos la Reine" ou "doce champanhe" como queiram chamar e numa forma de bolo inglês, coloco por camadas, os biscoitos, a fruta aproveitada e chantilly até chegar acima. Termino com uma camada de biscoitos. Vai umas horas ao congelador ou fica no frigorífico da noite para o dia e desenformo. O fundo da forma forro com papel vegetal para facilitar o desenformar.
    Também costumo misturar a polpa de fruta à massa de bolo. Muitas vezes desfaz-se e nem se nota mas para o lixo nao vai 😉

  • Raquel

    Gelados, Mónica! Gelados é sempre a minha solução no verão! é só triturar a fruta num robot ou mesmo com a varinha, com um pouco de mel ou açucar (e iogurte se quiseres mais cremoso) e fica um excelente e rápido refresco para o verão (podes comer logo que esteja pronto). Batidos de gelado também é bom (trituras um pouco de gelado de natas com fruta). Compotas e cremes de fruta para acompanhar gelados, bolos, panacotas… Há muita coisa que se pode fazer, e por acaso tenho ali uns morangos para arranjar e congelar que já estão maduros de mais.

  • raquel

    Com a minha bimby aproveito td! as frutas tocadas ou maduras, Meto-as todas para dentro do copo e faço um sumo de frutas natural, ou então congelo para fazer gelados de frutas.

  • Sandra Tavares

    Ontem tinha 1 fatia de ananás, uma banana já muito amadurecida e meia dúzia de cerejas, juntei-lhe leite e um iogurte de banana e fiz um belo batido fresquinho.
    Beijinho

  • PPV

    Gelados caseiros, ficam uma delicia. 🙂 http://paracozinhar.blogspot.pt/2012/06/gelado-ra
    Experimentei este e adorámos lá por casa.

  • Carina

    Para mim sem dúvida que seria um suminho bem fresquinho 😀

    Bj. Carina

  • Marisa

    Olá Mónica!
    Também estou numa de aproveitar tudo.
    Faço como tu com a fruta. na Bimby fazem-se nectares deliciosos com essa fruta e até podemos usá-la congelada. (No verão é ótimo!)
    Mas agora comecei também a guardar as cascas. E vou usá-na em compota ou noutra coisa qualquer. Tenho de descobrir no quê!
    beijocas

  • Nessie

    Olá, Mónica!
    Por aqui, e graças à preciosa ajuda da Bimby, ou faço logo sumo ou sorvete, ou então congelo para gelados ou doces! Aliás, para mim acho que uma das mais verdadeiras máximas da bimby é esta: nada se estraga, tudo se aproveita e tudo se reutiliza! Bem ao meu gosto! 😉
    Beijinhos*

  • Mónica Cardoso

    Olá, eu parto tudo aos bocadinhos e faço uma compota (sem cozer muito) com açúcar amarelo para colocar no fundo dos iogurtes caseiros. Se for só maça, faço puré de maça que os meus filhos adoram comer com bife!!!
    Beijinhos

  • Sara

    ola monica,
    eu quando é assim, corto tudo e trituro e bebo 🙂
    adoro batidos de fruta, sem leite 🙂

  • Sonita

    Com uma única banana madura, fiz este gelado e adorei: muito fácil de fazer e fica delicioso. Experimenta. 🙂 http://cozinhaveggy.blogspot.pt/2012/03/gelado-ve

  • Mara

    Olá Mónica.

    Reparei que quando congelas identificas os sacos com etiquetas. Sabes se há algum incoveniente para a saúde se escrevermos no saco com caneta de acetato?

    bejinhos

  • Isabel Martins

    Fruta em crosta de bolo, é excelente!
    http://paobolosecia.blogspot.pt/2008/08/fruta-em-

  • Patrícia Barbosa

    Podem-se aproveitar para fazer doces, ou então congelá-las e fazer gelado com as frutas!

  • Anabela

    Eu faço isto e fica muito bom
    http://www.aproveitaravidaja.blogspot.pt/2012/06/

    Bjs

  • Olá querida Mónica!
    Eu costumo congelar, fazer sumo ou batidos de fruta, mas se tiver bananas a ficar muito maduras, costumo fazer um bolo de banana, e nem coloco gordura nenhuma, ainda junto flocos de aveia à massa e fica muito bom, mais rico e ao mesmo tempo ,mais leve, também costumo congelar bananas inteiras e com casca, e quando me apetece um docinho, retiro uma do congelador, passo por água, e com a ajuda de uma faca, retiro a casca, parto às rodelas e junto um iogurte, e saboreio, como se fosse um gelado, às vezes ainda junto um fio de mel, ou chocolate em pá, ou polvilho com canela, fica muito bom, ou até como a banana congelada simples, parece gelado, e ao menos é mais saudável! Com as maças, ou faço-as assadas ou cozidas, ou bolo de maça com canela, e sem gordura também, fica uma delicia!
    Beijinhos para ti e festinhas para o Simão!

  • alc

    Sorvete de fruta na bimby, puré de frutas para as minhas bebés, sumo de frutas

  • Lee

    Uso para compotas, ou para doces com menos ponto para doces tipo cheesecake 😉

  • Cristina Alves

    olá Mónica!
    És realmente incrível, sempre com ideias muito úteis.
    Eu nunca congelei a fruta mas vou começar…., normalmente fazemos uns batidos com a fruta mais madura ou "tocada", mas nem sempre o fazemos logo e sempre há alguma que não aproveitamos, mas agora vamos começar a congelaaaaaaaaaaaaaaar.
    Obrigada pela excelente dica 🙂

  • iolanda

    uma forma de aproveitar a fruta lá em casa é colocar num tacho com um pouquinho de água, 1 colher de sopa de açúcar ( de preferência amarelo), uma pitada de canela e um cálice de vinho porto, deixar cozer e servir frio . É claro que só dá para quem gosta de fruta cozida ( o meu marido adora).
    Faço isso com mistura de frutas, banana maçã pêra ameixa laranja melão etc.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *