Por mais que tenhamos muitos dos nossos documentos no computador ( extractos digitais, facturas electrónicas , etc ), muitas vezes ainda nos vemos na obrigação de lidar com documentos de papel, que continuam a ser importantíssimos.

Por isso, um arquivo estruturado destes documentos é fundamental para a sua organização financeira pessoal.

Como arquivar documentos e comprovativos?

Toda a casa precisa de um sistema para arquivo de documentos financeiros e recibos.

Não importa o espaço que tenha, você ainda precisa de um lugar especial para arquivar documentos e respectivos comprovativos de pagamento.
Vamos sempre levar em conta que apenas guardar os documentos não é suficiente.
Uma organização prática e simples, por assunto e data, garante rapidez na solução de equívocos causados pelas companhias da luz, agua e gás, operadoras telefónicas e outras empresas.
E para o arquivo deste material, você não precisa de nada muito elaborado:
Para os que têm espaço em casa (um quarto específico para escritório), um arquivo de metal; para os que não têm muito espaço disponível em casa, pastas personalizadas podem ser excelentes substitutas.
Não importa onde vai fazer o seu arquivo, leve sempre em conta que você precisa de uma pasta para o ano corrente, com todos os papéis facilmente disponíveis em caso de qualquer imprevisto, e pastas para os anos anteriores, todas separadas pela natureza do documento: por exemplo, pagamento da escola num separador, prestações de carro em outro, pagamento de seguros em outro, e assim sucessivamente, e preferencialmente por ordem alfabética.
Não se esqueça de identificar as pastas, para fácil visualização do conteúdo, para não ter que revirar pastas inteiras à procura de um documento.
A correcta organização dos documentos vai lhe poupar de diversos problemas como cobranças repetidas, garantias de produtos que ainda podem poupar custos de assistência técnica e outros inconvenientes do seu dia-a-dia financeiro.
Related Posts with Thumbnails