Search here...
TOP
Arrumaçao Organização

As Rotinas – Parte 3!

Em vez de estar a dar palpites sobre o que devem fazer mensalmente, vou escrever o que faço, depois quem quiser faz e quem achar que é muita coisa, não faz 🙂

Sempre foi essa a minha intenção, partilho o que faço e vocês adaptam à vossa vida, está bem?

– Mesmo que tenha estado a chover eu limpo os vidros e as calhas a fundo (não custa nada passar com o pano)

– Viro o colchão e aspiro bem

– Dou uma volta ao meu roupeiro para ver se está alguma coisa a mais (ando numa de me ver livre da tralha)

– Aspiro os cantos das divisões (no teto), por baixo da cama (a minha tem gavetas, por isso tiro tudo e aspiro) e por trás de alguns móveis (aqueles que consigo mover)

– Limpo o forno a fundo e o exaustor

– Limpo candeeiros e lâmpadas

– Lavo as cortinas da cozinha (por causa dos vapores) e aspiro as outras (que só lavo na Primavera)

Já agora em relação à foto que publico hoje.

Quem é que limpa frequentemente as ombreiras (lá em cima) e o topo das portas? 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails

«

»

48 COMMENTS

  • Mónica C

    Olá! As portas são limpas todas as semanas. As restantes tarefas tb faço frequentemente, mas antes que alguém venha dizer “devem andar dois dias seguidos nisso…”, explico que estabeleci rotina: uma semana é a vez dos vidros e portadas, outra do forno/exaustor e de limpeza a fundo do frigorifico … Não será exatamente ao fim de 1 mês, mas a frequência é elevada e não acumula nada… Um bj e continua a partilha! Ahh! Mimo ao Simão!

    • Monica Dona de Casa

      Monica C,

      Lindo nome! 🙂 🙂

      Eu por vezes passo um pano nas ombreiras mais do que uma vez por semana, o maluco do Simão anda sempre a por a patas e suja. Mas não custa, basta passar com um pano e já está.

      Canito tonto!

      Bj.

      M.

  • Silvia

    Fazes isto todas as semanas? A maioria das coisas que dizes faço pontualmente! Serei desleixada?? Beijinhos

    • Monica Dona de Casa

      Silvia,

      Onde está escrito que limpo todas as semanas por cima das portas?

      Se és desleixada não sei, eu quando vejo alguma coisa suja limpo.

  • Cribeiro

    Bom dia, Monica! eu limpo as umbreiras quinzenalmente, Tenho um esuqema de limpezas que tento manter ao máximo

    • Monica Dona de Casa

      Cribeiro,

      E fazes tu muito bem.

      Bj.

      M.

  • Ana Teodoro

    Confesso que nunca me lembro desse pormenor!
    Independentemente de alguns comentários infelizes que por vezes lhe deixam, acho que deve continuar a deixar as suas sugestões. Para mim são uma inspiração!
    Força Mónica! Beijinhos ao Simão!

    Ana Teodoro

    • Monica Dona de Casa

      Ana Teodoro,

      Muito obrigada.

      Agora com alguns ip's bloqueados é um sossego.

      Podem escrever o que quiserem que não chega cá.

      Não leio, não me chateio.

      Bj.

      M.

  • Luar

    Eu limpo sempre os vidros e as calhas principalmente no inverno porque a minha casa é muito antiga e as janelas ganham humidade e bolor. Cada semana do mês limpo uma divisão da casa a fundo: limpo os candeeiros e lampadas, aspiro os cantos todos e sim! limpo as ombreiras, os topos das portas (e as portas) e os rodapés dessa divisão =) (na semana que calha a cozinha limpo o forno e fogão a fundo; exaustor nao tenho). O resto que dizes só faço quando o rei faz anos.. hehe.

    Ah, e na limpeza profunda de cada semana em cada divisão também limpo os interruptores! 😉 Mas não uso detergente, uso uma "esponja mágica" que se vende nos hipers (conheces?) que corto em quadradinhos, humedeço e passo onde é preciso. Sai tudo num instante. Para riscos nas paredes etc, é do melhor.

    Bjs

    • Monica Dona de Casa

      Luar,

      Linda menina!

      Conheço essa esponja mas nunca a comprei.

      Bj.

      M.

      • Luar

        Tens de experimentar. Para a rentabilizar ao máximo vou cortando aos quadradinhos e uso cada um até se desfazer todo ;-). Acho particularmente útil para limpar as esquinas das paredes onde o gatão se roça. Fica limpo numa passagem 🙂
        Bj

        • Mónica C

          Olá! Podem dizer de que esponja se trata? Tenho um filho pequeno e um canito que dão muito castigo às paredes… Podes ser uma aliada!

          • Cristina

            Olá Mónica, boa noite!
            eu também costumo usar essa esonja: é uma maravilha. é a espomja mágica e compro no continente da marca deles. Vêm duas esponjas na mesma emalagem e não é caro. é só humedecer com água, sem detergente. Experimenta.
            Beijinho.
            Cristina
            ocalordaaprendizagem1.blogspot.com

  • Nicole

    Epa eu limpo a porta as vezes mas lá em cima não… anotado lol… Uma coisa que não faço todas as semanas e só quando tá bom tempo é limpar as varandas… Porque se tá de chuva na vou lá né ehehe.

    • Monica Dona de Casa

      Nicole,

      A minha varanda acumula muito pó e mesmo quando está mau tempo eu passo com a esfregona, porque se abro a janela o meu canito lindo anda dentro e fora e suja o chão da sala.

      Aproveito um bocadinho que não esteja a chover e lá vou eu 🙂

      Bj.

      M.

  • ÁdesCávir

    Bom dia Mónica!
    Gostava que me desses uma ajuda, não tem a ver com este post mas sim com o das plantinhas.

    O meu namorado ofereceu.me uma Estrela-de-Natal neste natal. E eu tenho-a regado mas ela está a morrer. Tá a ficar sem flores e sem folhas. Já a coloquei num sitio com Sol toda a manhã para ver se recupera. Há alguma coisa que se possa fazer? Transplantar ajudará?

    Beijinhos!

    • Monica Dona de Casa

      ÁdesCávir,

      Vê estas dicas que encontrei, espero que ajude.

      Cuidados essenciais

      Como acontece com qualquer planta, também a flor de Natal precisa de alguns cuidados para se manter bonita e saudável durante mais tempo.

      É uma planta que aprecia bastante sol. Em ambientes internos, só se dá bem em locais com grande luminosidade natural. Deve ainda ser colocada num local da casa sem correntes de ar ou temperaturas muito frias.

      A flor de Natal precisa de solos muito bem drenados para crescer na plenitude e manter a sua beleza. O ideal é um solo solto, com adição de areia lavada ou substrato para vasos.

      • Monica Dona de Casa

        Em relação às regas, deve verificar o solo diariamente, adicionando água sempre que verificar que este se encontra seco ao toque. No entanto, tenha o cuidado de não regar em exagero, de forma a que a terra fique encharcada, o que poderá resultar no apodrecimento da raiz e morte prematura da planta.

        Não há necessidade de utilização de fertilizantes com muito fósforo uma vez que as "flores" desta planta na verdade são folhas brácteas, ao envés disto faça apenas a reposição de adubo orgânico sobre o solo de tempos em tempos.

        A floração da flor de Natal ocorre normalmente no período do inverno, porém se conseguir reproduzir a diminuição de luminosidade, simulando dias de sol mais curtos, a planta vai acabar por "depreender" que está no inverno e pode desta maneira florir em épocas diferentes do ano.

        Bj.

        M.

  • Cidalia

    Grande Mónica!!! Sempre optimas ideias. Mais uma vez, Obrigada. nem sempre sou atenta, mas com a tua ajuda tenho melhorado bastante.

    • Monica Dona de Casa

      Cidalia,

      Muito obrigada.

      Bj.

      M.

  • Lisete

    Olá Mónica,

    Para ser sincera não sou tão adepta das tarefas domésticas quanto tu e fácilmente me deixo levar pelo cansaço mas ao fim de semana dedico-me a elas. Tento ter sempre tudo organizado e as limpezas mais a fundo também vou fazendo aos poucos, não uma divisão de cada vez mas uma tarefa por semana por exemplo. Não tenho rotina estabelecida vou fazendo o que acho que é preciso fazer.
    Agora, lá porque eu sou assim não deixo de te admirar, não posso nem devo criticar alguém só porque tem uma forma de estar diferente da minha. Além do mais eu gostava de ser como tu, a serio, mas eu também tenho uma bebé de 15 meses em casa o que não facilita nada ( já está na fase de "arrumar" tudo o que aparece ).

    Continua a fazer o optimo trabalho que fazes, e continua a dar-nos dicas por apesar de tudo serves de inspiração para muitas de nós.

    Beijinhos!!!

  • Silvia

    Olá Mónica,
    as portas e ombreiras limpo se não todas as semanas, quinzenalmente. Uso o aspirador mesmo que tem um utensílio para limpar o pó (é assim que limpo o pó na casa toda) e limpo as portas também. O resto é com menos regularidade hehe janelas, e forno e só lá de vez em quando. Agora vou-me retirar envergonhada lol

    • Susana

      Eu sou com a Sílvia! Portas e ombreiras de 15 em 15 dias, que é a frequência com que limpo cada divisão a fundo (na outra semana , só aspiro), assim como rodapés, interruptores… Assim nunca acumula.
      Mas o forno e os vidros ficam muito mais tempo à espera! As minhas janelas são de correr, limpo sempre as calhas, mas os vidros mesmo só de vez em quando!

    • Monica Dona de Casa

      Silvia,

      Aos poucos chegas lá 🙂

      Bj.

      M.

  • Claudia Mateus

    Bom dia Mónica,
    Eu adoro limpar os vidros a chover, é até mais fácil como estão molhados e as calhas então nem se fala. Por vezes basta mesmo só passar um paninho e fica tudo a brilhar 😉
    As ombreiras limpo todas as semanas quando limpo o pó, tive até um problema, porque o meu pano do pó era cor de Laranja e com o produto de limpeza começou a desbotar. Fiquei com alguns locais das paredes da cor do pano 🙁 Mas nada que não se resolvesse com um pouco de lixívia. Agora comprei um paninho branco, assim não corro mais riscos 🙂
    Bjs
    Obrigado pelas dicas

  • diana

    Ola Monica 🙂

    Eu tb limpo sempre as portas em cima… aspiro o colchao todas as semanas (pk tal kmo a tua, a minha cama é fechada) e tenho receio que ganhe caruncho… por tanto antes de fazer a cama tiro o colchao, deixo o quarto a arejar e aspiro "dentro" da cama e o colchao dos dois lados… kdo chove… limpo os vidros por dentro apenas e os parapeitos das janelas… kdo vejo k vai estar melhorzinho limpo dos dois lados 😉 bjinho!

    • Monica Dona de Casa

      Diana,

      Eu o colchão só de mês a mês. E para manter as gavetas sem acumular muito pó eu coloquei uma cartolina e assim não deixa passar nada para baixo.

      Bj.

      M.

      • Claudia Mateus

        Eu deixei o plástico que vinha com o estrado, não passa quase pó nenhum. Quando viro o colchão e aspiro (15 em 15 dias) limpo também o plástico e raramente o pano sai sujo.

  • Joana

    Bom dia,
    No meu caso vivo num Studio, pelo que é muito pouquinho para limpar 😉
    De dois em dois dias aspiro a casa,limpo o pó, arrumo as coisas espalhadas. Um dia da semana é reservado só para limpar wc e cozinha. A sala (q é dividida com o quarto) é limpa aquando da limpeza de 2 em 2 dias. Aspirar sofá, limpar o pó, lavar as jarras, as portas do roupeiro e as portas de entrada e do wc.

    Os vidros são limpos 15 em 15 dias, os das janelas e os da cozinha (a minha cozinha tem as "paredes" em vidro)…

    _______________________________
    http://o-mundo-do-lucas.blogspot.com

  • Ana Paula

    Olá Mónica,
    Aos poucos também estou a conseguir criar uma rotina para a limpeza e onde vejo sujo limpo logo com o paninho para não acomular. Ainda ontem dei uma passadela com o pano do pó nos quartos só para não acomular muito para o fim de semana. Quanto às ombreiras das portas: anotado (é algo que raramente me lembro de passar o pano), mas as calhas tenho de limpar porque se não para além da sujidade as portas fazem uma "chiadeira".
    Acho que já tinha dito, mas mais uma vez obrigada pelas tuas dicas. Com elas tenho aprendido imenso a organizar-me.

    Um beijinho
    Ana Paula

  • Nika

    como gosto destes post sobre rotinas 😉
    Ajudam muito a relembrar coisas esquecidas…..
    eu não digo 1x por mÊs….mas quando faço uma limpeza mais a fundo também “chego” ás ombreiras 🙂
    detesto limpar portas e puchadores 🙁
    mas tem que ser …. também agora ando numa de me desfazer daquilo que não uso e dar a pessoas que talvez lhes faça melhor proveito que a mim…..é um alivio….e ficamos com mais espaço 😉
    bjs Mónica…..
    Nota:Ainda tens que fazer um post sobre a rotina pra manter um animal de estimação em casa…..

  • alexandra

    olá mónica venho muitoas vezs aqui tirar ideias… neste momento sou quase a fada do lar se não tivesse que trabalhar claro, é que o meu filhote está com alergias aos ácaros e consequentemente com Asma e então passei a limpar/aspirar mais vezes do que o normal e as ombreiras das portas tambem tem que ser limpas, a sorte é que tenho um aspirador como o teu O grande da Krups que como tem os filtros Hepa são os adequados para quem tem alergias. a minha pergunta é uma vez que não vivo em Lisboa e aqui no algarve (tavira) não consigo falar com ninguem representante dessa marca onde posso comprar ou adquirir os sacos.
    fico á espera que me ajudes
    jinhos xana

  • tatiana

    eu limpo de 15 em quinze dias… 🙂

  • ADR

    Eu limpo de 15 em 15 dias! Alternado com os vidros das janelas. Ou seja semana sim portas e aros das janelas em madeira e semana não vidros das janelas 🙂

  • lol aos 40

    Olá,

    já chega linda!!!
    : )
    Aih tanta coisa.
    : )

    Mas sabes que gosto muito qd dás aquelas dicas para casa!
    Em pormenor.
    Adorei o frasco de perfume no cesto.
    Eu faço semelhante!
    Bjs
    Fica bem

  • tixa

    Por acaso limpo as portas 1 vez por mês, mesmo no cimo, cimo, acho que só assim faz sentido:-)
    Acho que estas tarefas mensais não custam nada fazer e são essencias.
    beijinhos

  • Mafalda S.

    Também ando numa de me livrar da tralha.

    Boas rotinas, as tuas.

  • Barbara

    Vamos falar a verdade, depois de tanto trabalhar, nada melhor que um belo banho e uma comidinha gostosa !

    Estou cansada só de ler, imagina de fazer tudo isso..
    Mas falo isso, porque cheguei em casa do trabalho, que foi bem cansativo !

    Mas limpar a casa, é gratificante !
    Amanhã estarei postando algo sobre animar ambientes de casa..
    Até amanhã..

    Bjinhus

  • Genilda Silva

    Uma casa sempre organizada exige diligencia e força de vontade. Consegui me ver livre da louça na pia. Assim que uso, já lavo e não deixo acumular. Estou a fazer isto há uma semana e tem dado resultado! 😀

  • Roseli

    olá monica,

    Sou da cidade de São Jose do Rio Preto,interior do estado de São Paulo e gostaria de te falar que acompanho sempre as suas publicaçoes e isto me inspira muito,sou casada tenho duas filhas e estou enfrentando atualmente o momento de desemprego,o que me torna ainda mais perdida.
    bom,é isto,quero somente dizer o quanto este site é importante para mim.

    obrigado.

  • ana

    Eu limpo!!!!!

  • Nunca vou entender quem critica quem faz.
    Fazes muito bem em ter brio na tua casa, parabéns pela tua organização;)
    Um beijinho

  • Daniela Magalhães

    Olá Mónica!

    Por norma tento manter essas tarefas com relativa frequência, mas o dia a dia às vezes é bem cansativo.

    Preciso de ajuda numa coisa que me anda a chatear há algum tempo. preciso de um bom produto para limpar o inox do exaustor e o forno. Limpo com um detergente da cif que tenho lá em casa, mas acho que não será adquado.

    Obrigada e parabéns pelo Blog 🙂

  • NANA

    Eu limpo as portas por cima e respectivas ombreiras sempre que limpo o pó à divisão. Afinal também fazem parte da casa não é? As cortinas da cozinha é que não lavo com tanta frequência.

  • Sophia P.

    Olá Mónica, tenho voltado a seguir o teu blog recentemente até porque comecei a minha vida independente e estou a "montar" o meu ninho aos poucos. Não sei se já o mencionaste antes, mas acho que seria interessante, se o quiseres divulgar, o teu horário das tarefas. Por exemplo, chegas a casa às 19h30 e depois, como te organizas em termos de tempo?

    • Monica Dona de Casa

      Sophia P.

      Aqui vai:

      Eu chego um pouco antes das 19. V
      ou passear o Simão em primeiro lugar, depois dou-lhe de comer e faço o nosso jantar.
      Lavo a loiça e varro o chão da cozinha. Faço telefonemas e vejo o correio.
      Dedico 30 minutos a uma divisão (uma por dia) a arrumar isto ou aquilo.
      Planeio o meu dia seguinte.
      Tomo nota de alguma ideia que tenha para posts e neste momento ando a fazer o meu livro por isso ocupo-me com ele durante uma hora, sento-me no sofá e vejo alguma serie ou filme, namoro com o meu rapaz nos entretantos. Mimos ao Simão.
      Tomar banho e cama.
      Amanhã é outro dia.

      Bj.

      M.

      • Sophia P.

        Obrigada Mónica. Eu vou tentar implementar esse género de horário para ver se ganho 1 rotina bem organizada.
        Obrigada pelas dicas que tens partilhado no teu site, agora que comecei a minha independente na minha própria casa é uma boa forma de dar uso às tuas sugestões desde o início.
        Qualquer dúvida que tenha eu chateio-te 😉
        Bj.

  • Ana Mateus

    Limpo sim 🙂 Incluindo as portas da rua 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *