Search here...
TOP
Aproveitar Cozinhar Receitas

Congelar Bolos!

Mais ou menos de 15 em 15 dias eu faço um bolo.

Nas semanas que não faço bolos, faço um pudim ou arroz doce. Não sou gulosa mas o meu companheiro é e eu adoro adoçar-lhe a boca.

Por vezes até para variar, faço queques, como estes de noz e lima que ficaram uma maravilha da natureza 🙂

E como (modéstia à parte) ficam sempre bons, têm a tendência a desaparecer num instante e para que isso não se faça notar na nossa linha, eu congelo sempre metade do bolo, para a semana seguinte.

Nunca tive problemas, fica saboroso na mesma depois de descongelado e é uma maneira optima de aproveitar laranjas, limões ou outros frutos que tenha a mais.

Faz-se bolos (os que quiserem) e congelam.

Eu corto às fatias e embrulho em folha de alumínio e assim tiro e descongelo só aquilo que preciso.

Vejam também:

Receita: Bolinhos de Coco

Receita: Bolo de Lima

Receita: Bolo de Laranja na MFP

Receita: Queques de Laranja da Nigella

E vocês? Também congelam bolos?

Related Posts with Thumbnails

«

»

34 COMMENTS

  • Rute Pires

    Bom dia! Lá em casa não se fazem bolos mas costumam haver vindos de outras casas e também congelamos. Nunca pensei congelar em fatias, congelamos sempre metado do bolo inteiro. É uma dica muito boa! Beijinhos

  • Bom dia!
    Eu congelo e ficam sempre impecáveis:)
    Beijinhos

  • Susete

    Olá Mónica também costumo congelar bolos e também me souberam sempre bem a seguir 🙂

  • Carla Lamas

    Nunca experimentei…. mas um dia vou experimentar 🙂 Sei que muita gente congela bolos e doces de natal, por exemplo…Fica exactamente igual? Tenho um pouco de receio…

    • Monica Dona de Casa

      Carla Lamas,

      Doces nunca congelei, mas pode ser que alguém o tenha feito.

      Bj.

      M.

  • Gianita

    Olá!!
    Eu congelo quase tudo. E os bolos não são exceção. Costumo congelar sem cortar; as minhas preocupações com o ambiente e a poupança, levam-me a evitar usar folha de alumínio ou película aderente. Mas também dá para congelar as fatias separadas, se houver espaço na arca, usando um saco maior, onde se espalham as fatias, que se podem juntar depois de congeladas. Até já congelei torta de laranja e ficou ótima!

    • Monica Dona de Casa

      Gianita,

      Já tentei sem a flha de aluminio mas ficou tudo colado, não gostei, por isso é que agora faço assim.

      Tenho que testar outra maneira porque realmente é um desperdício.

      Obrigada pela dica.

      Bj.

      M.

      • Gianita

        Eu tenho uma técnica "pouco ortodoxa" para separar coisas congeladas: atirar com o saco ao chão, caso elas estejam num saco. Se estiverem numa caixa, é tirar da caixa, colocar num saco e… zás! Convém certificarmo-mos de que o saco é resistente para não romper.
        Mas a técnica de congelar as fatias separadas dá sempre resultado. Basta haver espaço para isso. No dia seguinte já se pode juntar tudo, que já não cola.

      • Gianita

        Outra coisa… Até uma semana, os bolos também se conservam muito bem no frigorífico.

  • idaleta

    ola monica
    eu tambem fço muitas vezes bolos ficam mais baratos ontem fiz um de chocolate com agua a ferver que é muito bom rende muito é muito fofo, na semana passada fiz o "meu bolo marmore", se quizerem eu dou receita. beijinhos

    • Monica Dona de Casa

      Idaleta,

      Eu agradeço, quando puderes.

      Bj.

      M.

      • sonia

        tabem quero 😉

      • idaleta

        BOLO MARMORE
        receita de um bolo de yogurte
        deita-se metade na forma e acrescento chocolate em pó a outra metade.
        BOLO DE AMENDOA
        receita do bolo de yogute retira-se um copo de farinha e substiui-se por um copo de amendoa muida com a pele, tambem se pode fazer de coco da mesma maneira, f icam sempre bons eu utilizo yogurte de baunilha ou de coco.
        Adoro inventar bolos e doces
        sempre que precisarem perguntem que eu se souber ajudo. beijinhos e gosto muito de vir aqui este bocadinho.

    • idaleta

      BOLO DE CHOCOLATE
      4 ovos inteiros
      1chav e meia de açucar
      meia de oleo
      raspa de uma laranja
      1 chav de cacau
      2 cahav de farinha( só uso branca de neve)
      juntar por essa ordem e ir maxendo sempre muito bem no fim junta-se uma chavena de água a ferver volta a envolver tudo e coloca-se na forma (uso redonda sem buraco +- 22cm)
      MOLHO
      4 colheres de açucar
      4 colheres de cacau amargo
      4colheres de leite
      2 colheres de margarina
      deixa-se ferver rega-se o bolo ainda quente (depois de desenformar) prato de vidro por causa do molho

  • Olá Mónica!
    Ainda a semana passada fiz um bolo de cenoura integral, mas só comemos metade, então cortei o resto às fatias e coloquei dentro de um saco de plástico e congelei! Faço sempre assim e ficam bons na mesma, e é óptimo para quando nos dá vontade de comer um docinho, porque já está feito, e é só descongelar!
    Beijinhos para ti e festinhas para o Simão!

    • Monica Dona de Casa

      Batons e chocolates,

      Esse bolo de cenoura parece-me muito bem.

      Tens a receita no teu blog?

      Bj.

      M.

  • Alice Baptista

    Sim, eu tb congelo e dps de descongelado fica óptimo na mesma

  • vania

    Normalmente só congelo em alturas que os doces são mais abundantes, como no natal, confesso qeu nunca fiz bolos ja a pensar de congela, mas é uma ideia para ter sempre um docinho para quando nos apetece. http://wordsplusphotos.blogspot.pt/

  • sonia

    olá Mónia
    Congelo pois se eu te disser que casei á 4 anos e todos os anos tenho comido um pedaço do meu bolo e ainda tenho um pedaço para o ano se deus quiser e continuar com o mesmo sabor desde o primeiro dia uma delicia 😉
    beijinhos

  • carmen

    olá!
    eu tambem congelo tudo, até bolos de aniversarios e sobremesas, e tartes, e fica optimo!!
    Parabens por mais uma vez teres ido á tv!! 😉
    linda!!

  • idaleta

    ola monica
    só para dizer mais uma vez
    FORÇA PORTUGAL

  • rubygees

    minha mãe quando era viva também fazia mais de um pão de ló para aproveitar o calor do forno (forno grande, dava para colocar um assado na parte inferior do forno e três pães de ló – daquelas de forma com buraco). Depois congelava a parte que entendia que não iria ser consumida no prazo de uma semana. Quando o pão de ló era descongelado e depois consumido, nem se notava que tinha estado no congelador.

    • rita barros

      Bolos já feitos também costumo congelar e são uma delicia, parece que são feitos na hora.

      eu gostava de saber é se alguém tem experiência de congelar um bolo antes de ir ao forno, por uma razão,ou outra, e se ele no fim fica bom depois de ir ao forno , é essa a minha questão.

  • Mar

    Olá, Mónica: Leio os posts todos do teu blog, mas só muito raramente comentei. No entanto fiquei muito interessada por este post, porque nunca tinha pensado que dava para congelar bolos, e tenho mesmo que colocar uma questão: Como se descongela? À temperatura ambiente? No microondas?.. Como se faz?? Obrigada!!

    • Monica Dona de Casa

      Mar,

      Eu deixo à temperatura ambiente.

      Bj.

      M.

      • Mar

        Muito obrigada!!
        Bjs,
        Mar

    • idaleta

      ola monica
      eu tembem deixo tudo descongelar a temperatura ambiente
      beijinhos

  • Maria Fernanda

    Também congelo, mas só quando decido isso antecipadamente, porque se começamos a comer não há sobras para ninguém. Há bolos que ganham com o congelamento: depois de descongelados ficam mais húmidos do que eram antes. Normalmente descongelo, lentamente, no microondas. Quando penso num bolo de receita nova para um qualquer almoço ou jantar e receio que possa não sair bem, faço-o alguns dias antes e congelo. Se não ficar bem, sempre há tempo de fazer outro, já provado e que fique bem.
    Fernanda – Entroncamento

  • Nádia

    Experimentei hoje torrar o bolo-rei que sobrou do Natal. E não é que estava óptimo??? 🙂

  • JoanadArq

    Olá! Conheci o teu site depois da tua passagem mais recente pela SIC. Tal como tu não sou muito de comer bolos, mas o «meu menino» também é muito guloso! Costumo congelar parte dos bolos, senão desaparecem num instante (não é saudável), mas nunca me tinha ocorrido congela-los às fatias, é muito mais prático. Descongelo à temperatura ambiente, mas depois se for ao forno por uns minutinhos fica como acabado de fazer. Uma sugestão, que descobri muito recentemente (testado e comprovado): as tartes de fruta podem ser consumidas sem descongelamento prévio, ficam macias e fresquinhas, como gelado….(deve depender dos ingredientes, mas com a minha tarte de cereja resultou muito bem). 😉

  • Fernanda

    Ola Monica,

    Ca em casa tambem congelamos bolos, aproveito o calor do forno e asso 2 bolos ao mesmo tempo, (ex:1 chocolate: 1 laranja), depois congelo as fatias. E assim, quando apetece uma sobremesa temos variedade.

  • Ems costa

    Bolos tambem eu congelo. Mas, gostava de saber se os pudins podem ser congelados.

  • Valéria

    Coloquei um bolo de aniversario no frizzer e só para gelar e esqueci e ele congelou sem cobertura quanto tempo leva para descongelar e como faço?posso cobrir com a cortura e deixar fora da geladeira?

  • Adelaide

    No passado ano fiz um bolo de casamento,em chocolate e recheio de brigadeiro,como sobrou 2 andares a mãe da noiva congelou,e guardou para festejar o 1 ano do casamento,deixo-me na espectativa de ver o que acontecia, mas não é que o bolo depois de descongelado,parecia ter sido feito no mesmo dia ..Só a pasta de açucar ficou feia de resto tudo ok.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *