Search here...
TOP
Aproveitar Limpeza

Lavar as Esfregonas!

É assim que ficam as minhas esfregonas depois de um dia de limpezas 🙂

A vermelha é a da varanda, como é aberta, fica sempre com a poeira da rua, por isso é que tenho que a lavar todas as semanas.

Uma das coisas que faço é separar as esfregonas, a vermelha é da varanda, a verde é do resto da casa. Ainda tenho a da garagem que tem outra cor.

Eu aproveito-as ao máximo e só quando estão completamente desfeitas é que as mando fora. Por isso assim que acabo as limpezas, ponho-as de molho com um pouco de detergente da roupa (como são em tecido, nada melhor que detergente) e um pouco de lixivia para as desinfectar.

Nota: O detergente foi comprado utilizando um talão com 50% de desconto em cartão no Continente. Por isso ficou em 6,99 euros, 57 doses 😉

E aqui estão depois de secas.

Ainda dá para mais umas quantas utilizações.

E no poupar é que está o ganho 😉

Como é que vocês identificam as vossas?

Ou utilizam uma para tudo!?!

 

Related Posts with Thumbnails

«

»

30 COMMENTS

  • hjps

    Bom dia Mónica!

    Sou uma leitora assídua do seu blog, e apenas hoje faço o primeiro comentário.

    Não costumo usar esfregonas, mas sim mopas. Acho que limpam melhor, porque ao contrario das esfregonas, não espalham o lixo. As mopas, se forem apenas usadas sempre com a mesma extremidade (Em modo de arraste), o lixo não é espalhado e os canto também ficam melhor limpos. Para além disso, depois de cada utilização, lavo-as na máquina de lavar e ficam realmente como novas!

    Parabéns pelo blog e pelas dicas e conselhos que nos oferece. Realmente parece ser uma dona de casa exemplar! 😉 Espero sinceramente que continue com este sitio, pois acredite que há várias pessoas que não têm a mínima noção do que é a organização e manutenção de um lar e por isso, todas as dicas e conselhos são poucos!

  • manuela alves

    querida monica adoro o seu blog e todos os dias venho espreitar . sera que podia dar dicas de como cuidar da roupa? como evitar que se desgaste,maneira correta de a lavar,enfim,os cuidados que tem com a sua. bjs e mt sucesso,festinhas para o cao lindo,simao!

  • lucia martins

    Olá Mónica.

    Tornei-me uma Monicaolic. Venho ca todos os dias ver as novdades.

    Neste momento só utilizo uma, porque como vivo numa moradia lavo o pátio, que ainda é grande, com a mangueira e a vassoura onde está mais sujo e depois a agua que acumula em alguns sitios puxo com o rodo para o ralo. Quando morava no apartamento também tinha as vassouras separadas e as esfregonas também. Neste momento só separo as vassouras por morar onde moro.

    Beijinho e bom trabalho,

    Lucia.

  • Eu identifico de outra forma e até tenho um post agendado sobre isso depois mostro;)Beijinhos carinha laroca.

    • Mónica Dona d
      AUTHOR

      Venha lá esse post.

      Bj

  • Catarina

    Olá 🙂

    Pois eu faço como tu: uma esfregona para o soalho da sala, uma para a varanda e outra para o resto da casa.

    Costumo lava-las uma vez por semana em detergente da roupa (para lavar à mão.. o vulgar OMO, mas que aqui é de outra marca) e lixivia

    Beijinhos!

  • carmen

    Olá Monica!

    Eu tambem tenho 2 esfregonas, mas com 2 cabos de cor diferente ! Utilizo uma só para as tijoleiras da casa, onde posso pôr todo o tipo de detergentes, e outra só para o chão de madeira, pois como é envernizado, só posso colocar um certo tipo de produto, senão fica todo manchado. Para lavar tambem faço como tu, ponho de molho no balde com detergente e lixivia e ponho a secar( mas com det maq nunca fiz , nem sabia , é uma boa ideia!)

  • patricia

    ola mónica

    eu utilizo so uma porque não tenho varanda, e também so a mudo quando fica mt velhinha…vou começar a lavar assim 🙂 pk só costumo passa-la com agua limpa e um pouco deterg d chão no fim de utiliza-la

    bj festinha p simão

  • Raquel

    Olá Mónica.

    Eu tenho só uma para tudo, mas também não tenho terraço, nem garagem, nem nada dessas coisas.

    Bem, mas na verdade vim aqui por outro motivo.

    Eu gosto muito de vir aqui ao site passear, porque encontro sempre inspiração para fazer aquela limpeza que não me apetece ou ideias para organizar a casa ou limpá-la de modo mais eficiente. Ontem, deparei-me de novo com o post dos cestos e pensei "Realmente esta história deve fazer um jeitão. Aqui a estante ficava arrumadinha num instante!". Mas não me apetecia, nem tinha orçamento, para comprar cestos. Foi então que vi uma caixa da Nespresso e fez-se luz. Cortei-lhe uma das faces e colei a parte que abre e ficou o meu "cesto" da estante! Agora vou forrá-lo com papel de embrulho (tenho ali uns bem giros), porque depois de o fazer comecei a enxê-lo para ver se servia o propósito e ficou logo a abarrotar. 😡

    Resumindo: não gasto dinheiro nenhum em cestos, reciclo as caixas de cartão da Nespresso e outras que por aqui andam e fico com os "meus cestos" na mesma. 😉

    E já tenho aqui mais umas ideias para aproveitar mais caixas!

    beijinho :*

  • Lilla

    Olá Mónica! Comigo também é parecido, tenho 3 esfregonas: uma para o soalho de madeira, outra para cozinha e casas de banho, e outra ainda para a varanda. Também costumo deixá-las de molho no balde com água, lixiva e detergente, embra ja me tenha lembrado de as lavar na máquina, juntamente com a mopa que uso no chão de madeira. Sabes se as esfregonas podem ir à máquina (num ciclo curto, claro)?

    Bjinho

  • Vina

    Eu também tenho 2: uma amarela para as varandas e uma azul para o resto da casa. As minhas são lavadas na máquina, juntamente com tapetes, sapatilhas e panos do pó e do chão. Beijocas grandes.

  • Cris

    Eu só tenho uma esfregona para o interior de casa, porque as minhas varandas são lavadas com água e vassoura (têm ralo para que a água não vá para a rua).

    Para a limpar utilizo também detergente e lixívia 🙂

    Beijocas.

  • Vania

    No meu caso tenho 3, uma para a casa, outra para as varandas, e quando começam a ficar velhinhas vão para a da arrecadação (como não e muito usada ainda dura mais uns tempinhos).

  • Ninhas

    Como fazem para retirar os cabelos das esfregonas?têm algum truque?

    • sandra

      ola para retirar os cabelos eu costumo por de molho um pouco de tempo na lixívia pura.

  • Tatiana

    olá Mónica!!

    Eu tenho 3 diferentes:

    1 – de cabo amarelo para o chão de madeira dos quartos

    1-de cabo azul para o chão da cozinha e casas de banho

    1- de cabo vermelho para as varandas e terraço

    e lavo -as na maquina da roupa (basta o programa curtinho) e p vezes qd estão bastante sujas uso temperatura!!

    bjks

    Tatiana

  • Carol

    Olá. Cá estou de novo 🙂

    Eu tenho duas: uma para os pisos "frios" – mármores e azulejos e outra para os pisos de madeira.

    Lavo na máquina da roupa com os panos de limpeza e os tapetes / passadeiras da cozinha.

    Quanto a cores, os cabos são todos azuis ( assim como baldes bacias etc) as esfregonas é que são diferentes. Aliás: minha decoração da cozinha e anexos é em azul, e tenho tudo da mesma cor. Dá trabalho mas fica uma harmonia só

    Kiss

  • Frutinha

    Eh láaa ficaram optimas!!!!!!

    Adoro o teu blo. Venho ca todos dias, e todos dias encontro alguma dica nova para por em pratica.

  • Yana

    Olá Mónica,

    Eu também faço assim. Tenho uma para a varanda e outra para a casa. Quando é para as lavar deixo-as apenas em água com lixivia ou com um pouco de detergente do chão.

  • cozinhatricolor

    Boa dica! Ainda não me tinha lembrado de usar o detergente da roupa. Sempre com boas ideias… 😉

  • Lucibel Ferreira

    Eu não uso dessas esfregonas, não me adapto a isso…Eu ultilizo o velho rodo, e um pano que não largue pelos ( às vezes aproveitos das toalhas turcas que já não tão em condiçoes para limparmos o corpo)….Cada tolo com sua mania…

  • Maria joão

    Ola

    Eu tenho so uma pois as varandas levo com vassoura e magueira tenho poço e assim lavo tudo ´a mangareida ,terraços janelas e estoros .

  • Marta

    Eu só tenho uma pra casa toda. Normalmente, deixo-a de molho no bidé com detergente para a lavar. Aguentam-se bem!

  • Patricia

    Adoro o site e gosto sempre de vir espreitar as novidades. Parabéns 🙂
    Eu só utilizo uma, a varanda como é enorme lavo á mangueira, lavar com esfregona é uma tortura.

  • Pedro Tavares

    Sou um homem e jovem, mas tenho um grande cuidado com esses detalhes, pelo que o teu blogue me tem ajudado imenso. Claro que não uso uma esfregona para tudo, já que não acho muito higiénico limpar a casa de banho com a mesma esfregona da varanda! Uso uma para a cozinha, outra para a varanda e outra para os corredores e quartos! Ah, claro e uma para a casa de banho. No final desinfecto sempre, porque sabe-se lá o que podemos apanhar…

    Obrigado por este blogue e pela tua ajuda!

  • @SoKika84

    Olá, Mónica! Tal como todos que comentam, ADORO o blog. Eu também tenho uma esfregona para cada local. Para o chão interior de azulejo tenho uma verde, para o parquet uma específica da Vileda e para as varandas uma amarela das mais baratas. Assim não há misturas. 🙂 Vou seguir o conselho para as manter limpas! 🙂 Obrigada!

  • Nocas

    A lexívia tem cloro, que é um produto extremamente poluente. O melhor substituto é o vinagre, que além de ser um produto barato é muito versáti e pode ser usado para limpar vidros, manchas de calcário, desinfectar fruta e saladas, etc. Mais ainda, como não é tóxico, os seus vapores não nos farão mal, como fazem os da lexívia.

  • andrea

    eu tenho só uma. porque 1º faço a limpeza dentro de casa, limpo o pó, varro e depois lavo o chão e depois com essa agua lavo os quintais e no fim lavo bem a esfregona e assim fica pronta para a próxima. vassouras é que tenho duas.

  • sandra

    eu ponho a minha na maquina de lavar roupa juntamente com tapetes…fica como nova

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *