Mais uma rubrica da Lima Limão – Consultoria de Imagem com o tema:

Armário Cápsula: a melhor estratégia para construir um bom guarda-roupa com um orçamento reduzido

A construção de um bom guarda roupa é sempre um investimento. Um investimento contínuo, leia-se. E, nem sempre, é possível investir uma determinada quantia em determinada peça. Logo, controlo e disciplina são conceitos chave. Controlo e disciplina que se tornam difíceis quando constantemente as marcas lançam novas tendências. E constantemente são lançadas novas coleções.

Numa época em que consumismo é a palavra de ordem, muitas pessoas estão a voltar às origens. E começam a compreender que viver com menos é mais fácil. Ser é mais importante que ter. Aqui entram os conceitos de minimalismo e armário cápsula. Ou, se preferirem, guarda roupa inteligente. Ter menos peças de roupa leva a uma melhor administração do seu uso. Ter menos peças de roupa torna-a numa pessoa mais versátil. Acredite!

Para construir um guarda roupa inteligente é necessário priorizar a qualidade à quantidade, ser fiel ao seu estilo pessoal e resistir a tendências. O resultado é um guarda-roupa mais funcional e equilibrado, menos dinheiro desperdiçado em peças de fast fashion e maior satisfação com todas as peças que se possuem.

Se pretende construir um guarda roupa inteligente. Mas o seu orçamento mensal é reduzido. Saiba o que pode fazer para que tal seja possível:

Fazer uma limpeza geral ao guarda roupa atual. É importante retirar todas as peças do seu guarda-roupa. E quando digo todas, são MESMO todas! É fundamental experimentar todas as peças e descartar todas as que não são usadas com frequência e as que não gosta ou com as quais não se identifica ou não se sente bem. Se no final deste processo sobrarem poucas peças de roupa, isso apenas significa que apesar de ter pouca roupa, ainda são muitas as pelas que apenas estão a encher o seu armário. E é aqui que entra um conceito fundamental: o desapego. Manter peças que não usa apenas a vão impedir de ter as que realmente usa. Desapegue. Não se irá arrepender!

Regressar aos básicos. No processo de limpeza do guarda roupa é importante separar as suas peças básicas de boa qualidade e que permitem versatilizar o seu guarda roupa. Aqui, é importante esclarecer que as peças básicas que não devem faltar no seu armário são:

  • Peças que pode usar quase todos os dias sem correr o risco de as enjoar.
  • Peças que combinam com tudo o que tem.
  • Peças sem as quais não vive, independentemente da estação/local/ocasião.
  • Peças que funcionam como elementos de ligação entre todas as outras peças do seu armário.
  • Peças feitas de materiais de qualidade com boa durabilidade.

Fazer uma lista de compras realista. Aqui é fundamental ser racional e apenas apontar as peças que realmente necessita.  Uma boa forma de não perder o foco (nem desperdiçar dinheiro!) é apenas comprar o máximo de 5 peças por estação. Assim irá limitar os seus gastos  ao estritamente necessário. Apenas necessita de se certificar que todas as peças que comprar vão acrescentar valor ao seu guarda roupa e imagem pessoal.

Vender as peças de roupa que já não usa. E que se encontram em bom estado, claro está! É uma excelente estratégia para minimizar o investimento feito. Além de contribuir para incrementar o orçamento disponível para fazer face à sua lista de compras. Existe uma enorme variedade de sites e lojas em segunda mão onde as pode vender, bastando uma simples pesquisa para descobrir o que melhor se adequa aos seus objetivos.

Conhecer o seu corpo é fundamental. Ter cuidado com a sua imagem pessoal, o seu corpo e a sua saúde é fundamental. Assim como amar-se e valorizar-se. Isto porque, independentemente do que gosta, existe o que mais a valoriza e favorece. E é difícil construir um guarda roupa inteligente quando usa peças que não a valorizam. Uma vez que, ao investir em peças desfavorecedoras está a desperdiçar dinheiro. E, se o seu orçamento já é reduzido, pior ainda! Antes de investir em qualquer peça certifique-se de que esta a valoriza e irá acrescentar valor  à sua imagem.

Texto: Lima Limão Consultoria de Imagem

Related Posts with Thumbnails