Search here...
TOP
Arrumaçao Cozinhar Livros

Livro de Receitas Caseiro!

Não é bem livro 🙂 é mais uma compilação das receitas que mais gostamos aqui em casa, tipo Frango com Esparquete.

Andei a organizar e deitei para a reciclagem, imensas receitas que vejo nas revistas e internet que tenho a certeza absoluta que nunca irei fazer, como por exemplo: Tigeladas de Veado.

Eu tenho acesso a imensas revistas e ando sempre a ver as receitas, e como existem imensos blogs de culinária, basta um clique e tenho a receita à mão num instante. Não preciso de estar a guardar tudo e mais alguma coisa. É uma das minhas resoluções de Ano Novo 🙂

No outro dia no dentista, estava lá uma receita numa revista e eu pedi na recepção, a funcionária fez-me o favor de tirar uma fotocópia para não estragar a revista. Por mim, tudo bem 🙂 são receitas portuguesas que nós gostamos muito e para mim, nada como comer refeições típicas da Culinária Portuguesa.

Aproveitei folhas que tinha para escrever receitas que vejo em livros e quero testar.

Fiz umas capas bem catitas e organizei tudo, bem como eu gosto.

Como sempre, fiz as etiquetas no computador e coloquei nos separadores.

– Entradas

– Petiscos

– Carne

– Peixe

– Sobremesas

– A testar

Algumas das meninas tem um livro de receitas?

Assim uma compilação como a minha?

Vá, coloquem o link nos comentários para eu ver 🙂

 

Related Posts with Thumbnails

«

»

32 COMMENTS

  • Isabel Tintim

    Olá, Mónica.
    Feliz 2012!
    Adorei a tua ideia! Vou aproveitá-la para organizar as minhas receitas. És um espetáculo!
    Beijinhos.
    Isabel Tintim

  • R.

    Bom dia Mónica;
    A tua forma de organizar as receitas parece-me ser muito funcional e prática e para quem planeia menus semanais ou para quem precise de encontrar alguma inspiração de momento, pode ser muito útil. Parece-me que se poupa tempo e espaço!
    Eu, por acaso, não tenho nada assim organizado! Tenho uma imensidão de livros e revistas de culinária e confesso que uma das coisas que me dá mais prazer é folhea-los aleatoriamente e procurar novas receitas… Vou marcando com post-it!
    A única coisa que tenho parecido com o que propões é um caderno A5 em que registo algumas receitas de família, combinações que testei e apreciei, receitinhas que experimentei de blogs e que gostei (há excelentes cozinheiras por aí!)… Mas tudo muito pouco organizado, registado ao sabor das minhas experiências na cozinha…

  • Genilda Silva

    Não tenho livro de receitas, e na verdade as coisas gostosas que provo na minha cozinha é meu marido quem faz! Mas gostei da idéia, talvez me arrisque este ano a aprender algo além de arroz, que é o que sei fazer de melhor!

  • Nany

    Eu até colocava, mas o que tenho é um livro de receitas antigo, com aquelas que comecei a fazer, a aprender, a testar. Nesse livro coloco sempre as que me são mais queridas ao coração.
    Tenho outras revistas e livrios de culinária numa gaveta e para mim funciona assim, só cabe naquela gaveta de tamanho normal na cozinha, se não couber algo tem de sair ou aquele deixa de entrar.
    Ainda não consigo fazer um menu semanal, essa éa minha resolução de ano novo para facilitar a minha vida de cozinheira, vamos ver como corre.
    Bjs

  • Manuela varatojo

    O meu está a ser organizado há uns meses… Tenho também as receitas num dossier com separadores por temas, mas como sou viciada em receitas, tenho muitas para arrumar!!!!
    A semana passada voltei à carga e agora tenho de o terminar.
    Beijinhos e um bom 2012

  • liliana

    olá. eu comecei a fazer o mesmo mas comecei por arranjar 3 pastas de micas (carne, peixe e sobremesa) e na net procurei receitas que me interessavam….. hei-de acrescentar à medida que for encontrando ou necessitando.
    Bom ano para si e obrigada pela excelentes dicas…. ;))))))))

  • Cris and Crafts

    Está nos meus planos fazer uma compilação assim, para já o que tenho é num dossier as receitas que quero experimentar para ver se vale a pena…já é um começo.
    Bjs

  • Carla B.

    Olá Mónica
    aproveitei uns cadernos A6, onde escrevo apenas os receitas que experimentei e gostei do resultado, aquelas que sei que vou continuar a fazer. Neste momento ainda tenho poucas anotadas, porque iniciei este método á pouco tempo. As categorias que tenho são iguais ás tuas, excepto " a testar ". Sei que esta medida vai-me ajudar imenso a fazer os menus semanais, que ainda são uma dor de cabeça para mim, mas eu vou chegar lá!! beijinhos

  • Um dos meus objetivos para 2012 é terminar a organização das receitas, fiz também uma escolha muito reduzida das que realmente gosto:)
    Beijinhos

  • Carol

    Ahhhhhh eu tenho!!!! Mas à moda antiga… ooopsss, bem tradicional, escrito à mão! rsrsrs.
    Não consigo livrar-me dele… estou apegada emocionalmente hehehe
    Mas só lá ponho as receitas depois de devidamente testadas e aprovadas.
    Kiss e Bom e doce 2012!!!

  • lucia martins

    Olá Mónica.
    Em 1º lugar um ano de 2012 repleto de coisas boas!
    Eu tenho um dossier A4 com micas e separadores pelas mesmas categorias que tu tens. Nas férias de 2011 fiz uma reciclagem ao dossier e deitei montes dela fora porque são coisas que eu nunca irei fazer! Fiquei com mais espaço para outras novas que comecei a fazer.
    Tenho também alguns livros de receitas de onde tiro ideias.
    Fazes muito bem partilhar essa ideia porque a maior partedas pessoas colecciona livros por causa de uma unica receita!
    Bj,
    Lucia

  • apequenadonadecasa

    Olá, eu tenho um dossier, de lombada grossa, a abarrotar de receitas. Isto foi influência da minha mãe, que também arruma as receitas assim. Todos os meses faço uma revisão ao dossier e tiro algumas receitas que já testei e não gostei (anoto sempre se é mto doce, salgado…) e outras que vejo não serem o meu estilo.
    Para os menus semanais são a melhor ferramenta.
    Beijinhos e Feliz 2012

  • Vania

    Eu também tenho dois dossiers com as minhas receitas arquivadas, algumas copiadas de livros, outras folhas soltas que tirava de alguma revista ou uma fotocópia de alguma receita de algum amigo. Tudo organizado em capas transparentes, quando quero fazer é só escolher tirar a capa correspondente e se houver algum salpico é só limpar com um pano húmido e nunca se estraga. Confesso que existem algumas receitas que estão sempre a ser feitas, mas cada vez mais acompanho blogs de culinária na net e acabo por me inspirar nas diversas sugestões que apresentam.
    http://wordsplusphotos.blogspot.com/

  • SarinhaT

    Olá Mónica.
    Bom Ano Novo… 🙂
    Eu tenho um livro de receitas, sim, mas é um simples caderno a5 onde escrevo tudo, no fim tenho um indice (carne, peixe, doces, sopas e etc…) onde coloco as receitas e a página onde estão…
    Mas gostei muito do teu dossier, ficou fantástico. Beijinhos

  • filomena

    Feliz Ano Novo! Eu tinha um dossié como o teu, mas este Natal decidi fazer algo diferente, que ocupe menos espaço. Assim, fiz 100 postais no Vistaprint (ficou em cerca de 4€) e deles faço os meus cartões de receitas. É estranho explicar sem mostrar, mas se quiseres posso enviar foto. Cabem numa caixinha que eu já tinha e arrumo numa gaveta na cozinha. Muito minimalista e fica bem bonito!

    • Isabel Duarte

      Oi!
      Depois de responder vi este post e fiquei interessada, pois nunca ouvi falar no cartões de Vistaprint.
      Já fui à net e só descobri cartões de visita, é isso?
      Por favor responda-me que tenho 1001 receita e uma casa pequena.
      Obrigada

    • Nana

      Olá.
      Eu também gostava muito de saber como é isso, pois nunca ouvi falar. Se me pudesse enviar a foto para o meu mail: fernandamadeira05@hotmail.com. Tenho um dossier cheiinho delas. mais ou menos arrumado como a Monica,sem as fotos dos separadores, mas já quase que não leva mais.

  • Filipa

    Olá,
    Antes de mais desejo-te um óptimo ano de 2012.
    Confesso que dantes também guardava todas as receitas, agora já me foco naquelas que irei fazer.
    Quanto à organização, tenho vários dossiers, com as receitas todas (muitas por experimentar) em capas de plástico (micas) para quando quiser fazer, não haver o perigo de as sujar. Depois tenho um caderno, escrito à mão, só com aquelas receitas experimentadas e que faço habitualmente. Para esse caderno tenho um índice.
    Não tenho fotos, mas um dia destes trato disso.

    Filipa http://www.welc-home.blogspot.com

  • Isabel Duarte

    Bom Ano 2012!
    Tenho de fazer isso às minhas, mas que trabalhão…..Tenho tantas revistas, tantas receitas….Mas também tem de ser.
    Bjs. e obrigada pelos conselhos.

    • Rita

      bom ano 2013 !!!!!!

  • patricia

    ola monica esta como sempre fantastico… eu adoro receitas e tb quero organizar as minhas mas confesso n sei por onde começar são tantas que ocupão mt espaço e estão sempre aparecer receitas novas que não sei como organizar… help
    bj

  • Ana

    Que engraçado, tão parecido com o meu 🙂

    Beijinhos e um excelente 2012 🙂

  • Susana Belo

    Eu tenho as minhas receitas todas organizadas no computador num programa bastante pratico. Posso aceder a elas através do programa em si, ou em qualquer lado que tenha Internet através do site deles.

    Para quem tiver interessada deixo aqui o site: http://www.relisimple.com/Home.aspx

    Bjinhus e Bom Ano

  • Margarida

    Aconselho-te este blogue, que tem receitas muito boas e práticas: http://paracozinhar.blogspot.com/

    A autora também tem outro, mais relacionado com organização e economia doméstica, de que também gosto muito :http://economiacadecasa.blogspot.com/

    Bom 2012.

    • Paula

      Joana Roque: tenho o primeiro livro dela e quero comprar o segundo pois sigo os seus blogs há muito tempo e gosto muito!

  • paula m

    Uso o mesmo sistema que tu tens, apenas com mais um separador para receitas à base de massas ou arroz.

    Beijinhos

  • Paula

    Olá Mónica!
    Em 1º Lugar um Bom ano para ti e familia.
    Quanto a livro de receitas, tem um que comecei a escrever, ou seja a passar receitas desde o tempo da minha avó, e desde então sempre que tiro alguma da net ou revista, desde que faça coloco dentro do cadernito, o que tem que ser reciclado, pois de usar esta envelhecido e sempre cai alguma coisa em cima, tenho também 2 dossiers com receitas das revistas, mas só furo e coloco no dossier, mas era uma coisa que gostava de fazer era separa-las (carne, peixe, sobremesas, petiscos, etc..), e como tu deitar fora aquilas que nunca vamos fazer, nem exprimentar, mas ainda não chegou à hora.

    Obrigada pela dica.
    Beijinhos

  • Ana Serrano

    Monica o meu livro de receitas é muito parecido. comecei a juntar receitas quando saiu a magazine continente que traz sempre receitas muito boas.
    beijinhos e bom ano

  • Ana Cristina

    Adorei a ideia. Vou fazer o mesmo, pois tb tenho imensas revistas e folhas com receitas q de certeza nao as irei fazer. Obrigada pelas suas dicas. Bjks

  • Maria Teresa

    Só agora descobri o seu blog. Já nem sei como vim aki parar. Parabéns. Eu tb gosto de tudo bem organizado mas… é difícil, com marido e de 15 em 15 dias filho + neto de 5 anos… Eu juro q eduquei o filho bem e era organizado mas depois… estragaram-no :(((Tenho tb muitas receitas (livros, cadernos, papéis…) mas decidi q é + fácil fazer um scanner do que realmente quero esperimentar e depois, zás… arquivo no computador:..culináriaSopas… ou Peixex, Carnes…etc. e ficam lá as fotos e tudo. Se quiser, depois é só imprimir na hora… e guardar a folha para nova utilização no verso e… reciclagem!

  • Monica Braz

    ola monica.
    eu ando a fazer o meu livro de receitas no computador, quando tiver pronto eu posso amostrar. bjs

  • Rute Ferreira

    Olá, já algum tempo que tenho o "meu livro de receitas"
    É um portefólio em que a capa tinha uma receita com fotografia.
    Conforme fosse o portefolio, assim era a imagem da capa.
    Por exemplo, o dos doces tinha como capa os sonhos.
    No seu interior, todas as receitas tinha a fotografia do respectivo prato. Como os portfólios não têm separadores, as receitas estavam organizadas por ordem alfabética.
    Neste momento estou a criar um dossiê, mas com separadores, mantendo a ordem alfabética.

    Com

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *