A minha máquina fotográfica estava com mais de 2.000 fotos, por isso estava mais do que na altura de fazer uma limpeza e organizar as fotos do último ano.
Pen Azul – Férias no Inverno
Pen Vermelha – Vários ( incluíndo as do meu Simão )
Pen Amarela – Férias no Verão
Depois de seleccionadas, coloquei as fotos nas pastas e depois copiei para as respectivas pen’s.
A imagem em baixo mostra tudo junto, porque aqui a vossa amiga gravou tudo numa quarta pen, nunca se sabe, na volta ainda dá o badagaio a alguma, e eu não posso perder as minhas fotos a andar de mota em cima do Glaciar na Islândia.

10 COMMENTS
vera
15 anos agoEu também costumo fazer isso. Mas em vez de guardar numa pen coloco num disco rigido externo que o meu marido comprou. De qualquer forma como tenho medo que esses aparelhos possam ter um colapso cardiaco, imprimo sempre as que mais gosto e coloco num album para ver quando quiser. 🙂
Paula Nunes
15 anos agoAcho que fazes muito bem em gravar em vários sitios. Eu também tenho em discos externos.
PCS
15 anos agoOlá Mónica.
Há já algum tempo que sigo o teu blog, embora sem comentários publicados. Admiro imenso o tempo e dedicação que dás ao teu lar (físico e emocional).
Em relação ao último post, senti-me verdadeiramente tentada a participar pois sei o que dói perder fotos de férias ou momentos inesquecíveis. Assim a minha recomendação: não utilizes as "pen's" como armazenamento definitivo. São memórias flash muito voláteis e de fácil "crash".
De longe te sugiro a compra de um disco externo onde podes pôr toda a informação e ligar a qualquer computador. Se quiseres uma solução mais em conta, o backup das fotos em 1 ou 2 dvd's (desde que bem acondicionados, claro) também poderá ser uma boa solução.
Beijocas,
PCS
Bernardino Lima
15 anos agoUma outra solução que costumo usar, com duas vantagens (1 – serve como um backup redundante; 2 – ficam sempre disponíveis) é o Dropbox. Se fores ao meu site podes ver lá alguns artigos a explicar como é que funciona. Basicamente sincroniza uma pasta no teu computador com um servidor seguro. Oferece cerca de 2GB grátis, com possibilidade de expandir.
Outra solução será instalar o Picasa para catalogar todas as fotos e fazer backup para a web. Usas a conta do gmail e eles disponibilizam-te, penso eu, 1GB.
sandrad1
15 anos agoola
aconselho-te a comprar um disco externo… nao corres o risco de perder informação
Mafalda S.
15 anos agoOlá. Concordo contigo, com as fotos não se brinca, elas contribuem para o nosso reportório de lembranças felizes.
Reparei que desde ontem para hoje o teu número de seguidores subiu exponencialmente.
Parabéns e beijinhos!
Sara
15 anos agoQueremos ver as fotos da Mónica a andar de moto na Islandia, queremos ver, queremos ver!!!!
Vera Pinheiro
15 anos agoOlá Mónica!
Acho que fazes muitíssimo bem em fazer cópias de segurança. Ainda há 2 semanas o disco do meu pc pifou, mas como andava a dar problemas há uns tempos, fiz uma cópia de segurança no disco externo. Resultado: no dia seguinte avariou de vez, mas não perdi nada. Por acaso acho que com esta avaria até dava para fazerem backup na loja, mas ainda eram uns 15 euros… e eu já tive uma má experiência com esses backups, não me gravaram tudo e perdi coisas. Quando percebi isso até me ia dando uma coisinha má. Parece que falta um bocado de nós, mesmo que já não nos lembremos do que estava lá gravado 😉
Sinceramente tb te aconselho o disco externo, torna-se mais prático e dá para mto mais coisas. Eu tenho um de 3,5 polegadas, o que para ter é casa é bom (há mais pequenos e por isso mais portáteis, mas são mais caros). Comprei há uns 2 anos, de 500 GB, custou perto de 90 euros, na Staples. Estive agora no site da Worten e há um em promoção, de 1 TB, a 63 euros.
Não conhecia o Dropbox, mas conheço o SkyDrive, que permite armazenar gratuitamente 25 GB de informação. Nunca usei, por isso não sei se é bom ou não. É da Hotmail, mas nunca precisei de ter mail lá, penso que bastou o facto de usar o Messenger. Para alguns documentos, até uma conta de e-mail é boa para servir de armazém, se bem que para as fotos não seja lá muito prático…
De qq forma adoro as pens, tenho 3, e ando sempre com pelo menos uma na mala, nunca de sabe quando fazem falta 😉
Maria
15 anos agoOlá querida Mónica!
Também gosto de salvaguardar possíveis desastres e, por isso, o meu marido comprou um disco externo de 500GB e colocamos lá tudo em pastas diferenciadas: fárias, filhota, outros…
Como já outras seguidoras do teu blog disseram é realmente uma escolha mais segura!
Beijinhos e continua o excelente trabalho!
nem sempre comento, mas não deixo de vir cá espreitar e ler as tuas dicas!
maria gomes
14 anos agoDeixo aqui uma dica sobre as fotos que tiramos e depois acumulam-se na máquina ou mesmo vamos acumulando cd´s e mais cd´s….comprei um disco externo e pa´ssei tudopara lá. Alivia o "peso" do pc e não corremos o rsico de acontecer algo ao pc ( falha de energia, avaria sem explicação etc). Quando presico de ir "buscar" alguma foto é só ligar ao pc. 😉 Adoro o teu blog e já comecei a reorganizar as minhas coisas…com 3 crianças vai ser bastante útil. Obrigada por "existires"…