Search here...
TOP
Arrumaçao Casa Dicas Limpeza

As Rotinas – Parte 2!

 

Voltámos às rotinas, e desta vez a Rotina Semanal ou como eu costumo chamar Rotina de Alguns Dias da Semana, porque faço algumas das tarefas mais do que uma vez por semana.

– Mudar os lençóis da cama, no tempo quente, deve mudar mais do que uma vez por semana.

– Mude as toalhas do WC, mais do que uma vez por semana se for preciso.

– Aspirar o chão e as carpetes (eu como tenho o meu Simão, faço mais do que uma vez por semana).

– Lavar o chão com a esfregona e detergente adequado ao tipo de chão.

– Limpar o pó de todas as superfícies.

– Tirar as dedadas das maçanetas das portas e dos interruptores.

– Limpar a fundo o WC (eu à 4ª Feira passo com toalhitas ou com um pano com detergente para não acumular).

– Lavar a roupa e passar a ferro

– Na cozinha limpe o que não incluiu na rotina diária

– Tratar da reciclagem

– Limpar os vidros (se não estiver a chover)

Estou a esquecer-me de alguma coisa? 🙂

 

Related Posts with Thumbnails

«

»

28 COMMENTS

  • Mafalda S.

    Creio que não te estás a esquecer de nada. Já aqui está tanta coisa…

    Boa semana!

    • Monica Dona de Casa

      Mafalda S.

      Isso é verdade. Tanta coisa que temos que fazer.

      Bj.

      M.

  • Kahzinha

    Essa vida de dona de casa não termina nunca…rsrsrs…mas eu até que gosto, apesar de ter dia que chego moída em casa! To te seguindo!Bjs http://vidadecasadafeliz.blogspot.com/

    • Monica Dona de Casa

      Kahzinha,

      Já lá vou ver.

      Bj

      M.

  • Mary

    Amo o seu blog, você não tem noção de como me ajuda todos os dias!!! Eu me mudei de casa a pouco tempo, e graças a você estou virando mais organizada!!
    Obrigada!!!!
    Bjinhos***
    http://www.maryolininho.blogspot.com

    • Monica Dona de Casa

      Mary,

      Fico muito feliz.

      Bj.

      M.

  • Vera

    Este fim-de-semana foi de loucos para nós! E o pior é que tem sido sempre assim! Por isso, esta semana decidi fazer um plano das tarefas semanais , assim quando chegar ao fim.de.semana não terei tudo para fazer em dois dias, sumado com os almoços/jantares nos familiares mais compras, mais ver o que nos falta de móveis para a casa…..e descansar que é bom….nada!
    Espero que, seguindo uma rotina mais diária no que diz respeito aos afazeres da casa, me sobre mais tempo para o fim-de-semana!

    • Monica Dona de Casa

      Vera,

      Se serve de consolo, os meus são sempre assim 🙂

      Bj.

      M.

  • Catarina G.

    Humm, não são coisas a mais? Acho que também podemos ser mais felizes baixando um pouco os nossos níveis de exigência. Abdica-se um pouco de tanta limpeza, e ganha-se em tempo livre para fazer outras coisas. 🙂

    Limpar puxadores e interruptores faz sentido quando andam constipações e gripes no ar, mas daí a fazer disso rotina… prefiro guardar o tempo para outras coisas.

    Eu no verão mudo os lençóis semanalmente, e no inverno de 15 em 15 dias. Aliás, agora adoptei a rotina de lavar lençóis e toalhas de 15 em 15 dias, em fins-de-semana alternados (ontem lavei lençóis, no próximo fim-de-semana lavo toalhas, e por aí fora) e sempre aproveitando os períodos de vazio da tarifa bi-horária.

    Ah, e a rotina semanal de fazer as ementas: fazemos à 5.ª ou à 6.ª feira, para depois no sábado "atacarmos" o mercado/praça e supermercado para a semana inteira.

    • Monica Dona de Casa

      Catarina G.

      Portanto eu sou mais feliz se tiver a casa suja?

      Não me parece.

      Sou muito organizada, por isso tenho tempo para isso tudo, até para limpar os puxadores e interruptores.

      Mas agradeço a sua opinião.

      M.

      • Catarina G.

        Mónica,

        Cada um é feliz à sua maneira. Tu és feliz com estas rotinas todas, eu sou feliz com menos rotinas que tu. 🙂 Se uma é mais ou menos feliz que a outra, isso não sei.

        Não é por ter a casa mais suja que sou mais feliz, mas é por a ter um pouco menos limpa que julgo ser um pouco mais feliz do que eu seria fazendo isto tudo que tu fazes, pois isso permite-me ter tempo para outras pequenas coisas que me fazem mais feliz.

        Compreendo o teu argumento da organização, e eu já sou bastante organizada (se visses a minha agenda, secretária, gavetas e estantes do escritorio percebias – o meu companheiro acha que eu sou obsessiva…). Mas como trabalho frequentemente quase 12 horas por dia, incluindo às vezes no fim-de-semana, não há organização que resolva a falta de tempo. 😉

        Gosto muito do teu blog, tanto que, quando o descobri há 2-3 meses, me dei ao trabalho de ler todos os posts antigos à procura de dicas que me ajudassem no dia-a-dia. E acredita que encontrei bastantes. Tenho vindo a implementá-las aos poucos, principalmente as relacionadas com limpezas.

        Os meus parabéns pelo blog. Aprendo sempre qualquer coisa, mesmo que não concorde contigo em muita coisa. 🙂

        Catarina

  • Iracema Amaral

    Olá Mônica,
    Hoje estive um pouco preguiçosa para a rotina diária, pois uma enxaqueca me atacou durante a noite. Mas após tomar o café da manhã lembrei de ti e das suas listas e tomei coragem para concluir todas as obrigações. Quando estava varrendo o chão lembrei de uma frase sua: Acho que é "o que tem que ser tem muita força!" , então ri comigo mesma e fiquei satisfeita por ter vencido a preguiça.
    Obrigada por dividir tanta disposição com suas leitoras.
    Digo que você conquistou uma grande admiradora aqui no Brasil.
    Abraços.

  • Pat

    Olá Mónica,

    Aproveito desde já para dizer que tu e o teu blog têm sido uma grande inspiração para mim.
    Adorava ser tão organizada como tu, mas sei que um dia hei-de chegar lá perto.
    Continua com os teus conselhos, são muito úteis, pra mim e acredito que para muitas mulheres.
    Quanto aos comentários menos felizes, cada um é livre de expressar a sua opinião, mas nós também somos livres de os aceitar ou não.
    Continua assim e não mudes nunca.
    Beijinhos Grandes,

    Pat

  • Nika

    gosto muito destas rotinas…….

    ajudam muito para manter a casa organizar a casinha…..

    beijinhos………..

  • Menina

    Cara Monica.
    Acompanho o seu blog há muito e gostaria se possivel de lhe pedir algumas sugestoes.
    Como conseguir fazer todas essas tarefas, saindo de casa ás 8 horas e entrando por volta das 20h todos os dias? Cada vez mais nos exigem muito trabalho, e com a nova crise já conhecem alguma maneira de lidar com este tipo de situações? Obrigada

    • Monica Dona de Casa

      Menina,

      BTW, belo nome.

      Se acordar cedo consegue fazer muita coisa. Basta força de vontade.

      M.

  • Andreia

    Mudo as toalhas pelo menos 2 vezes na semana e também sou muito exigente com a limpeza da cozinha e do WC. As restantes divisões merecem-me mais atenção uma vez na semana. Só limpo os interruptores quando parecem necessitar; não temos filhos e não mexemos nos interruptores com as mãos sujas. Sempre que leio o seu blogue penso que deveria tentar partilhar algumas tarefas com o seu parceiro, em casais em que ambos trabalham não faz sentido que as tarefas sejam da inteira responsabilidade de um dos elementos. Opinião pessoal, obviamente.

    • Monica Dona de Casa

      Andreia,

      Como já disse imensas vezes, o facto de não falar do meu companheiro não quer dizer que ele não me ajude. Apenas não falo dele, estou no meu direito.

      Ele quer a sua privacidade e não quer ser exposto e eu respeito isso.

      Bj.

      M.

      • Andreia

        Claro. Estão no vosso direito. Eu não tenho blogue,mas mesmo no meu dia-a-dia também não revelo tudo, a vida pessoal é isso mesmo: pessoal 🙂

  • Andreia

    Ola Monica! Boa noite!
    Aqui na Inglaterra tem um programa muito bom sobre dicas como poupar e usar as coisas que se tem em casa. O website e : Channel 4/ super scrimpers. Eles tem videos e dicas, mas em Ingles.
    Bjs.

  • tixa

    Tento cumprir, se bem que a roupa tem-me custado fazer semanalmente. Quando estou mais preguiçosa… é semana sim, semana não.. ups lol
    beijinhos

  • apc

    Realmente, há coisas nessa lista que eu não conheço absolutamente ninguém que o faça com essa frequência. Não digo que os outros (ou eu) façam bem ou mal, mas que, de facto, não conheço ninguém assim. A diferença fundamental – eu acho – é o facto de a Mónica gostar de o fazer. Só isso já justifica a entrega e a prioridade que dá a esses afazeres. É como aquela questão do ler, e o facto de algumas pessoas alegarem que não têm tempo para isso. Na verdade, elas têm tempo, só que o empregam sempre de outra maneira. Agora, se andassem sempre desejosas de ler, já o empregariam lendo. Creio que é essa a diferença sim: eu como não me conheço desejosa de limpar e arrumar, pois tá claro que só o faço porque e quando tem de ser e jamais abdico do que seja na vida para limpar ou arrumar. Mas também entendo e respeito o inverso… Ou não poderia eu colher tantos e tão bons exemplos como os que aqui encontro. Fica desde já a confissão de que irei forrar a parte superior dos meus armários da cozinha porque um dia li aqui essa boa ideia. Grata e abraços meus,
    APC

    • Andreia

      Acho que tocou no ponto essencial: aquilo que para muitos de nós é uma obrigação, para a Mónica é um prazer e , por isso, tem muito mais disposição para as tarefas :). Eu também detesto desarrumação e sujidade, mas há certos pormenores (ou coisas que eu considero pormenores) que não me afligem e prefiro ter mais tempo para dedicar a outras actividades. Todos somos diferentes e é o facto de não aceitarmos isso que nos leva a discussões sem sentido, como as que se vêem nestas caixas de comentários.

  • Vanessa

    Eu acho que muitas vezes nem tudo se consegue com boa vontade. quem entra às 8.00 no trabalho e tem de despachar miudos de manhã, e chega às 19.00 com banhos para dar, trabalhos da escola para fazer e jantar, e tendo os miudos que dormir o mais tardar às 22.00, por muito boa vontade que se tenha não há tempo para certas coisas. Faz-se o básico e ao fim-de-semana limpa-se um pouco mais a fundo, e não tem que ser a casa toda todos os fins-de-semana.
    Pode-se sempre tentar melhorar, mas há rotinas que são de todo impossíveis de cumprir, e algumas, como andar a limpar interruptores constantemente, não me interessam.
    Portanto, para além do interesse pessoal de cada um, e de alguma dose de vontade, é´preciso ver que não temos todos a mesma disponibilidade.
    Não é uma crítica à Mónica, até porque considero este site bastante útil, mas é um ponto de vista diferente.

  • Vanessa

    Os interruptores foram apenas um exemplo. O que quis salientar foi que, nem sempre a boa vontade é suficiente. Há coisas que acho que deviam ser feitas, ou feitas mais vezes e não as faço por falta de disponibilidade e não por má vontade ou por preguiça.
    Foi somente isto que quis frisar e nada mais.
    Se a Mónica tem disponibilidade e faz gosto nas suas rotinas acho muito bem que as siga e não critico ninguém por ser assim.

  • Maria do Porto

    Olá, Mónica!
    Eu também mantenho rotinas:
    Diárias – fazer a cama; lavar a loiça; 1 tarefa "semanal" (ex: preparar legumes e congelar; passar roupa a ferro; levar lixo á reciclagem; ordenar papelada, arquivar e pagar contas; arrumar compras na dispensa; etc.) .
    Semanais – limpeza do pó, aspirar, lavar chão, "geral" nos WC e cozinha; mudar lençóis e toalhas; lavagem da roupa
    Mensais – limpeza a fundo da cozinha; desinfecção profunda de WCs; lavar os vidros; "geral" na "marquise" (lavandaria). assim como todos os dias faço 1 das tarefas de periodicidade semanal, também todos os fins-de semana faço uma das tarefas "mensais".
    Anualmente, tiro uma semana de férias (na Primavera) para uma LIMPEZA geral da casa (lavar cortinados e carpetes; lavar e/ou pintar os tectos; lavar candeeiros; arrastar móveis pesados do sítio para limpar atrás; lavar persianas, etc.
    Rotina e organização é igual a tempo para tudo!
    Parabéns Mónica – serve de inspiração a muita gente!

  • Joana

    QUESTAO
    Monica, gostava de saber onde é que comprou a caixa que esta a segurar os utensilios de limpeza?
    Agradecia
    Parabens , pelo site já sou fan desde o inicio.
    = D

  • Olga Mortágua

    Olá, estou a ver o site pela primeira vez e reparei que usa esfregona. Eu trabalho numa firma de limpezas domésticas profissional e para lavar o chão usamos a mopa. Não deixa lixo para trás e o chão mantem-se limpo muito mais tempo, especialmente com animais em casa. Espero ter ajudado. A mopa da Vileda é melhor, porque não é necessário tirar do cabo para lavar, embora mais cara. Até à próxima. Tudo de bom com o seu livro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *