Search here...
TOP
Aproveitar Cozinhar Menus

Sobre o Menu da Semana – Aproveitamentos!

Como devem ter reparado eu esta semana não coloquei o menu.

Simplesmente porque não o fiz. Estava tão cansada que nem me apetecia comer.

Passei o fim-de-semana no parque de campismo, descansei muito e ainda cheguei a pegar na folhinha do menu quando cheguei no domingo, mas não me apeteceu.

Na segunda-feira olhei para dentro da arca e vi que felizmente tinha comida para toda a semana.

Por isso é que digo que vale muito a pena aproveitar para comprar em quantidade quando há promoções.

Não planeei nada, se me fez confusão? um pouco, porque estou habituada a planear mas estava cansada demais para me preocupar com isso.

Fiz o que me estava a apetecer no dia e aproveitei o que tinha. Foi uma semana de aproveitamentos 😉 😉 de olhar para dentro do frigorifico e para a despensa e inventar.

Fiz:

– Frango à Brás ( congelei umas sobras de frango assado ) e que agora deram imenso jeito

– Bacalhau gratinado com Espinafres  ( juntei cenoura e um resto de couve flor que tinha no frigorifico )

– Lacinhos com Atum ( mais simples e económico não há )

– Salada Russa com Pescada Cozida ( e ainda coloquei um resto de couves de bruxelas que tinha no congelador )

– Empadão de Peixe com Legumes ( com sobras de peixe )

– Lasanha ( que tinha no congelador como mencionei aqui ) acompanhada de salada

É de salientar que 60% da comida que constou no prato foi verde.

Seja salada ou legumes…agora adoptámos uma alimentação mais saudável e tem sido muito compensador.

Gostei tanto desta semana de aproveitamentos / invenções que não sei se não faço mais vezes 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails

«

»

7 COMMENTS

  • tostão

    monica, que menus excelentes!

    às vezes sabe bem seguir ao sabor da maré e não planear.

    e ainda bem que és tão organizada com os restos de comida congelado, que jeitão que deu 🙂

  • Fátima

    Olá Mónica!

    Pois é, às vezes sabe tão bem descansar assim! É a recompensa por se ser organizada 🙂

    Olha, vou-te contar um segredo… vai saber-te muito melhor quando passares esse tempinho com o teu filhote ou filhota a brincar! Espero que concretizes esse sonho em breve, vai dar-te muito jeito seres assim organizada, não mudes isso!! E não dês ouvidos às pessoas que por vezes te deixam comentários parvos…é só inveja 🙂

    Bjs e descansa bastante.

    Fátima

  • Catherine

    Olá querida Mónica… não posso estar mais de acordo ctg… decidi a semana passada seguir um dos teus conselhos sobre a comida congeladas, e fiquei muito contente… 🙂 no fim de semana, e para aproveitar o tarifário bi horario, queria fazer empadão… então fiz a receita completa que dá para 8/12 pessoas, ficou tudo assadinho, comemos a refeição daquele dia e congelei o resto…

    bem e hj à hora de almoço (a 6ª feira é tramada, que já começo a estar estafada) não me apeteceu fazer comida…lemrei-me do empadão que eu congelei em doses, e lá tirei uma dose, descongelei e aqueci…DELICIOSA! parecia que estava a comê-la acabadinha de fazer… E valeu a pena, pupei no tempo, na luz e no meu trabalho!! E agora vi este teu post que achei o máximo… e vou seguir o conselho… restinhos de comida congelados?? toca a aproveitar!!

    Beijinho e obrigada por estas dicas tão boas e que facilitam o nosso dia a dia!!

  • Palavrinhas*

    Sair da rotina às vezes sabe tão bem, não é?

    Nós lá em casa estamos a adoptar o metodo os talões e promoções. Obrigada pelas dicas.

    Bom fim-de-semana

  • Anali

    Olá Mónica,

    hoje tive a pensar em perguntar se tens algum sistema de arrumação dos alimentos na arca e se podias dividir aqui com os leitores.

    Tínhamos uma arca horizontal, mas era uma bagunça e com umas coisas por cima das outras, era difícil chegar ao fundo, ainda pra mais fazia gelo como só ela! Quando avariou, decidi que mais barato e prático era comprar outra e de última hora decidimos por uma vertical (infelizmente os preços não permitiram a compra da que não faz gelo) e acho que foi a melhor coisa. Agora tenho tudo separado nas gavetas: legumes, carnes brancas, pães, refeições prontas e bolos e doces. As gavetas de bolos e doces são mesmo importantes pois o marido é diabético e assim não há cá misturas, já que temos por exemplo, bolo rei sem açúcar e bolo rei com açúcar (ganhei imensos no natal).

    Agora já não volto à horizontal, mas gostava de conhecer melhor maneira de organizar tudo numa destas, até posso dar dicas pois tenho pessoas conhecidas que ainda têm tudo a monte 😉

    Beijinhos e bom fim de semana!

  • Tixa

    Olá Mónica! Tal como a Anail, também estou ansiosa por esse post sobre a arrumação na arca (já o tinha escrito no próprio post da arca congeladora).

    Esta semana também tive dias que não cozinhei. Fiz maiores quantidades de comida, o que me deixou mais tempo livre, tinha sempre algo no frigorífico prontinho para me comer.

    Beijinhos

  • Sónia

    olá Mónica,

    Concordo com a Fátima, quando diz que deves continuar assim, porque quando tiveres os teus pimpolhos não te vai custar nada pôr tudo no sitio e ter tudo planeado e organizado. Não sigo a tua dica dos menus para as refeições da semana porque é raro nós fazermos as refeições em casa. Eu e o marido saimos muito tarde de trabalho e o nosso piolho já vem jantado, com banho tomado e pijama vestido de casa dos avós. Ainda assim tenho por hábito guardar as sobras das refeições que faço, por pouquinho que seja, não gosto de desperdiçar nada.

    Beijokinhas alegres 🙂

    Sónia

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *